Em meio à guerra com os EUA, Irã chega para a Copa do Mundo

A seleção iraniana chegou ao México na madrugada deste domingo (7) para a disputa da Copa do Mundo. O torneio será realizado em três países simultaneamente: México, Estados Unidos e Canadá. Em meio à guerra entre Irã e Estados Unidos, iniciada em fevereiro, a delegação do país conseguiu mudar sua base durante a Copa. Inicialmente os iranianos ficariam hospedados no Arizona, nos Estados Unidos. Nos últimos dias, ficou acertada a mudança para a cidade de Tijuana, no México. A seleção do Irã, no entanto, vai jogar as três partidas da primeira fase nos EUA. Seus dois primeiros jogos serão perto de Los Angeles; contra a Nova Zelândia em 15 de junho e contra a Bélgica em 21 de junho. Depois, no dia 26 de junho, enfrentará o Egito em Seattle. Esta é a primeira Copa do Mundo desde a sua criação, em 1930, na qual a nação anfitriã receberá um país com o qual está em guerra. A recepção, no entanto, não é calorosa nem amigável. Um funcionário do Departamento de Estado dos EUA confirmou a emissão de vistos à agência Reuters, destacando a concessão do documento “aos atletas e à equipe de apoio necessária”. “Não permitiremos que a seleção iraniana abuse desse sistema para levar terroristas para os EUA sob falsos pretextos”, acrescentou o funcionário do governo estadunidense. Seleção iraniana de futebol – Foto: Reuters/Umit Bektas/Arquivo/Proibida reprodução Vistos limitados O embaixador do Irã no México, Abolfazl Pasandideh, se queixou da obrigação da seleção de seu país precisar viajar para os Estados Unidos no mesmo dia de suas partidas na Copa do Mundo. Isso ocorreu em virtude da limitação imposta nos vistos concedidos a jogadores e comissão técnica do Irã. Pasandideh entende que a obrigatoriedade imposta pelos EUA poderá trazer prejuízo físico à seleção iraniana. “Viajar por tanto tempo, indo e voltando em voos, deixará os jogadores cansados. Os problemas de coordenação e perda de tempo poderão afetar a performance da nossa seleção”, disse ele em coletiva de imprensa. Ele ressaltou que a própria presença da seleção de seu país na Copa, enquanto o Irã segue sob ataque militar estadunidense, mostra a intenção pacífica de seus compatriotas. “Levando em conta que nosso país está sob ataque, para mostrar que viemos pela paz, nós trouxemos nosso time.” Nem toda a delegação, no entanto, tem sua presença garantida no mundial. Vários membros da seleção iraniana não receberam vistos, incluindo “membros importantes da gerência e da administração”, de acordo com a federação de futebol do Irã, que acusou os EUA de não cumprirem suas obrigações como anfitriões e de violarem as normas da Federação Internacional de Futebol (Fifa). Pasandideh afirmou que 15 dos 70 membros do grupo que chegaram a Tijuana neste domingo não receberam vistos para entrar nos EUA. *Com informações da agência Reuters
Peña: “La democracia hoy está más fuerte que nunca”
Tras los resultados de las elecciones internas municipales, el presidente de la República, Santiago Peña, celebró la fortaleza democrática de la Asociación Nacional Republicana (ANR). Rodeado de la plana mayor del partido, el mandatario ratificó su respaldo hacia el electo candidato para Asunción, Camilo Pérez, y lanzó un fuerte llamado a movilizar a todo el caudal electoral colorado para los comicios generales de octubre. “La democracia en el Paraguay hoy está más fuerte que nunca y se construye a través del partido más grande y más lindo del mundo: la Asociación Nacional Republicana”, arrancó. El jefe de Estado extendió un agradecimiento especial al titular de la ANR, Horacio Cartes, por su conducción institucional, así como al Tribunal Electoral Partidario (TEP) por organizar un proceso electoral limpio e incuestionable. LA LEGITIMIDAD DE LAS URNAS Durante su alocución, el presidente de la República destacó que más de 1.400.000 colorados acudieron a los locales de votación distribuidos en los 17 departamentos y 263 distritos de la República. “Mucho se habla antes de las internas de los candidatos impuestos, de los candidatos de fulano y de mengano. Hoy con orgullo podemos decir que nuestro Partido Colorado tiene candidatos que han sido legitimados por un pueblo”, sentenció. Afirmó que, al haber sometido sus nombres al rigor de una competencia electoral abierta, ya no existen argumentos válidos para cuestionar las candidaturas oficiales de la Lista 1. LA MIRADA EN OCTUBRE El mandatario dedicó un extenso tramo de su discurso a felicitar a Camilo Pérez López Moreira, al reconocer el enorme crecimiento de su figura tras una campaña muy intensa. Recordó de manera anecdótica que, al inicio del proyecto, muchas personas le decían a Pérez que estaba “loco” por involucrarse en la arena política capitalina. Peña elogió la labor del jefe de campaña en Capital, el diputado Raúl Latorre, a quien describió como “un gladiador de la capital”. Mirando ya hacia los comicios generales, el jefe de Estado dejó en claro que no escatimará esfuerzos institucionales ni políticos de cara al 4 de octubre. “Yo llegué a este cargo de la mano del Partido Colorado. Quiero que sepan que no voy a ser indiferente en estas elecciones municipales. Que los 263 candidatos a intendentes del Partido Colorado sepan que van a contar con mi apoyo y mi determinación”, prometió Peña. El presidente dijo finalmente que si bien 1.400.000 afiliados votaron en las internas, la meta es unificar la nucleación para lograr que los 2.800.000 colorados empadronados acudan en masa a las urnas en octubre para asegurar el triunfo de la Lista 1. Fonte: Hoy
Mutirão na PED identifica etnias e amplia garantia de direitos a indígenas privados de liberdade

Com a maior população carcerária indígena do país, a PED (Penitenciária Estadual de Dourados) recebeu um mutirão inédito de identificação étnica, regularização documental e atualização cadastral que beneficiou 313 indígenas privados de liberdade. A iniciativa integra políticas públicas voltadas à garantia direitos aos povos originários dentro do sistema prisional de Mato Grosso do Sul. Promovida pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), em parceria com o GMF/TJMS (Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), a Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), a CGJ-MS (Corregedoria-Geral de Justiça de Mato Grosso do Sul) e o Cartório do 2º Ofício de Dourados, a ação teve como foco a identificação das etnias, o levantamento das línguas faladas e a emissão e regularização de documentos civis. Mais do que uma atualização cadastral, o trabalho busca assegurar que a identidade étnica dos custodiados esteja corretamente registrada nos sistemas oficiais. A medida permite que órgãos públicos e o Poder Judiciário desenvolvam políticas e atendimentos mais adequados às especificidades culturais dos povos indígenas. Integrando as ações do Comitê Estadual de Suporte e Aperfeiçoamento para o Atendimento da População Oriunda de Povos Indígenas no âmbito do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, segue diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça para o atendimento de indígenas em conflito com a lei. Segundo o diretor do Departamento de Acompanhamento e Fiscalização do Sistema Carcerário do GMF, Eduardo Ferreira, o levantamento alcançou resultados expressivos. “Conseguimos atualizar informações sobre etnia, línguas faladas e outros dados que serão inseridos nos processos judiciais e nos sistemas do Poder Judiciário. A participação das lideranças indígenas e o apoio da Agepen foram fundamentais para o sucesso da ação”, enfatizou. O mutirão contou ainda com representantes da Funai e lideranças indígenas do Grupo Avaeté, que atuaram como intérpretes e mediadores culturais, garantindo uma comunicação mais eficiente e respeitosa durante os atendimentos. Para Edson Miranda, da Coordenação Regional da Funai em Dourados, a iniciativa contribui diretamente para o acesso a direitos básicos. “Muitas vezes, a falta de documentação civil impede o acesso a direitos fundamentais. Essa atuação conjunta é estratégica para garantir cidadania e fortalecer a proteção aos povos indígenas”, afirmou. O oficial registrador do Cartório do 2º Ofício de Dourados, Luiz Defani, ressaltou a importância da documentação civil para a inclusão social. “O cartório é uma porta de entrada para diversos direitos. Foi a primeira vez que participamos de uma ação dentro da penitenciária e ficamos impressionados com a organização e o alcance do trabalho desenvolvido”, observou. Referência A PED é reconhecida como referência na custódia de indígenas privados de liberdade e desenvolve ações voltadas à preservação da identidade cultural e à garantia de direitos dessa população. Entre as iniciativas implementadas pela unidade estão alas específicas para indígenas, oferta de ensino bilíngue, permitindo que os custodiados estudem também em suas línguas maternas, e capacitações destinadas aos policiais penais para um atendimento alinhado às particularidades culturais e sociais dos povos originários. De acordo com o diretor da PED, Leoney Martins, o mutirão amplia a política de custódia humanizada adotada pelo estabelecimento penal . “A ação fortalece o atendimento à população indígena privada de liberdade e contribui para assegurar o respeito à identidade cultural, à dignidade e aos direitos dessas pessoas, criando condições mais efetivas para a reintegração social”, afirmou. A diretora de Assistência Penitenciária da Agepen, Maria de Lourdes Delgado Alves, que acompanhou os trabalhos ao lado da chefe da Divisão de Promoção Social, Marinês Savoia, e da chefe da Divisão de Saúde Prisional, Lileia Leite, destacou que a iniciativa integra um conjunto permanente de ações desenvolvidas pela instituição. “Trata-se de um trabalho contínuo de atenção, assistência e tratamento penal voltado à população indígena. A garantia de direitos e o respeito às particularidades dos povos originários fazem parte das diretrizes da Agepen e das políticas de ressocialização desenvolvidas no sistema penitenciário estadual”, concluiu a dirigente. Texto: Keila Oliveira, Agepen/MS. Colaborou policial penal Lileia Leite. Fonte: Governo MS
Junho Vermelho: há 22 anos, jornalista transforma gratidão em um compromisso de salvar vidas

Campanha reforça a importância da doação regular para manter os estoques e garantir atendimento a pacientes em todo o Estado Há 22 anos, um gesto de solidariedade mudou a vida da jornalista campo-grandense Anna Santullo. Na época, seu pai precisou de doações de sangue para seguir o tratamento de saúde, e a mobilização de voluntários foi fundamental para ajudá-lo. O que ela não imaginava era que aquele ato de generosidade daria origem a um compromisso que atravessaria décadas. Em agradecimento às pessoas que doaram sangue para o pai, Anna decidiu que também faria sua parte. Desde então, tornou-se doadora regular e mantém o hábito há mais de duas décadas. “Meu pai precisou de doações de sangue e muitas pessoas foram ao Hemosul para ajudá-lo. Aquilo ficou marcado na minha vida. Como forma de gratidão, eu coloquei na minha cabeça que também passaria a doar para pessoas que eu nem conheço. É uma forma de retribuir tudo o que fizeram pela minha família”, conta. Por ser mulher, ela realiza até três doações ao longo do ano, respeitando o intervalo recomendado entre as coletas. Para ela, cada retorno ao hemocentro representa uma homenagem ao pai e uma oportunidade de ajudar outras famílias. O compromisso com a doação de sangue acabou ultrapassando gerações dentro da própria família. Inspirado pelo exemplo da mãe, o estudante Vicenzo Santullo decidiu se tornar doador assim que completou 16 anos, idade mínima permitida para a doação mediante autorização dos responsáveis. Segundo Anna, a iniciativa partiu do próprio filho. No dia em que completou 16 anos, ele a convidou para ir ao hemocentro e realizar a primeira doação. Hoje, prestes a completar 17 anos, Vicenzo segue como doador e representa a continuidade de uma corrente de solidariedade iniciada há mais de duas décadas. “Desde que eu tinha 26 anos eu faço essa homenagem para o meu pai. Sempre que vou doar, lembro de tudo o que vivemos e da importância das pessoas que estenderam a mão naquele momento. Doar sangue é um gesto simples para quem doa, mas pode significar uma nova chance para quem recebe. Fico feliz também de passar isso para o meu filho”, afirma. Junho Vermelho reforça importância da doação A história ganha ainda mais significado agora, mês da campanha Junho Vermelho, movimento nacional criado para conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. A mobilização acontece estrategicamente no início do inverno, período em que os hemocentros costumam registrar queda nas doações e redução dos estoques. A campanha também destaca o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho e instituído pela OMS (Organização Mundial da Saúde). A doação é essencial para o atendimento de pacientes em tratamento contra o câncer, pessoas submetidas a cirurgias, vítimas de acidentes, transplantados e portadores de diversas doenças que dependem de transfusões sanguíneas. Para a jornalista, a mensagem é simples: doar sangue é uma atitude que leva apenas alguns minutos, mas que pode fazer toda a diferença na vida de alguém. “Eu recebi ajuda quando minha família precisou. Hoje, sigo doando porque sei que, do outro lado, existe alguém esperando por essa oportunidade de continuar vivendo”. Quem pode doar sangue? De forma geral, podem doar sangue pessoas que: Estejam em boas condições de saúde; • Tenham entre 16 e 69 anos; • Pesem no mínimo 51 quilos; • Estejam bem alimentadas e hidratadas no dia da doação; • Apresentem documento oficial com foto. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados e autorizados pelo pai, mãe ou responsável legal. Antes da coleta, todos os candidatos passam por uma triagem clínica realizada por profissionais capacitados, seguindo as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. O processo garante segurança tanto para o doador quanto para quem receberá o sangue. Onde doar sangue em Campo Grande As doações podem ser realizadas em qualquer uma das unidades da Rede Hemosul na Capital. Hemosul Coordenador (Unidade Central) Endereço: Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1.304 – Centro. Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Aos sábados, das 7h às 12h, com atendimento estendido até às 15h no primeiro sábado de cada mês. Unidade Hemosul Santa Casa Endereço: Rua Rui Barbosa, 3.633 – Centro. Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 7h às 11h. Unidade Hemosul Hospital Regional Endereço: Avenida Engenheiro Luthero Lopes, 36, Bairro Aero Rancho (anexo ao Hospital Regional de Mato Grosso do Sul). Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 7h às 12h. Antes da doação, é importante estar bem alimentado, hidratado, evitar alimentos gordurosos nas horas que antecedem a coleta e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior. André Lima, Comunicação SES Fotos: Divulgação SES Fonte: Governo MS
PF prende homem com 16 kg de maconha em aeroporto de Porto Velho
Porto Velho/RO. A Polícia Federal prendeu em flagrante, nesse domingo (7/6), um homem que transportava cerca de 16 kg de maconha em uma mala despachada no Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira de Oliveira, em Porto Velho. A droga seria levada em voo com destino a Guarulhos, no estado de São Paulo. Durante a fiscalização de rotina das bagagens do voo, os policiais identificaram a presença de material com características de entorpecente em uma das malas despachadas. Após a identificação do volume e de seu responsável, a equipe localizou o passageiro na área de embarque e efetuou a prisão em flagrante. Foram apreendidos cerca de 16 kg de maconha. As apurações prosseguem para identificar os demais responsáveis pela aquisição e pela destinação do entorpecente. O homem preso em flagrante poderá responder pelo crime de tráfico de drogas, cuja pena varia de 5 a 15 anos de reclusão, além de multa. Comunicação Social da Polícia Federal em RondôniaFone: (69) 3216-6273E-mail: cs.srpfro@pf.gov.br@policiafederal Fonte: Polícia Federal
FICCO/RO apreende drogas e prende três pessoas em flagrante por tráfico em Rolim de Moura/RO
Rolim de Moura/RO. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Rondônia (FICCO/RO), em ação integrada com o 10º Batalhão da Polícia Militar (10º BPM) e o Batalhão de Polícia de Fronteira e Divisas (BPFRON), prendeu em flagrante três pessoas e apreendeu aproximadamente 13,3 quilos de entorpecentes nesta quinta-feira (4/6), em Rolim de Moura/RO. A ação foi realizada após o compartilhamento de informações de inteligência que indicavam a utilização de um imóvel no bairro Cidade Alta para atividades relacionadas ao tráfico de drogas. Durante as diligências, os policiais localizaram dois suspeitos transportando entorpecentes em uma motocicleta. Na sequência, as equipes realizaram buscas no imóvel investigado, onde uma terceira pessoa foi presa em flagrante. Foram apreendidos tabletes de substâncias com características de pasta base de cocaína, cloridrato de cocaína e skank, além de aparelhos celulares e um sistema de videomonitoramento. Os envolvidos foram encaminhados à Unidade Integrada de Segurança Pública (UNISP) para os procedimentos de polícia judiciária e poderão responder, em tese, pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa. A FICCO/RO é composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), atuando de forma integrada no combate ao crime organizado em Rondônia. Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia E-mail: cs.srro@pf.gov.br Fone: (69) 3216-6273 Fonte: Polícia Federal
FICCO/RO desarticula ponto de tráfico e prende quatro pessoas em flagrante
Porto Velho/RO. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Rondônia (FICCO/RO), em ação conjunta com a 1ª Delegacia de Narcóticos da Polícia Civil de Rondônia (DENARC/RO), prendeu em flagrante quatro pessoas e apreendeu entorpecentes e valores em espécie em um estabelecimento comercial utilizado para o comércio ilícito de drogas. A ação foi realizada nesta quarta-feira (3/6), após investigações e trabalho de inteligência que apontavam a comercialização de entorpecentes no local. Durante as diligências, foram apreendidos aproximadamente 63 kg de maconha acondicionados em tabletes, porções de substância análoga ao oxi, balança digital, máquina de cartão e R$ 1.197,00 em espécie. Os envolvidos foram conduzidos à autoridade policial para os procedimentos cabíveis e poderão responder, em tese, pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa. A ação foi realizada no âmbito das Operações Protetor das Divisas e NARKE 6 – Brasil Contra o Crime Organizado, coordenadas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A FICCO/RO é composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), atuando de forma integrada no combate ao crime organizado em Rondônia. Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia E-mail: cs.srro@pf.gov.br Fone: (69) 3216-6273 Fonte: Polícia Federal
FICCO/RO e Polícia Militar apreendem mais de 276 quilos de drogas e prendem quatro pessoas em Ji-Paraná/RO
Ji-Paraná/RO. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Rondônia (FICCO/RO) e a Polícia Militar de Rondônia prenderam em flagrante quatro pessoas e apreenderam mais de 276 quilos de drogas nesta quinta-feira (4/6), em Ji-Paraná/RO. A ação ocorreu após o compartilhamento de informações de inteligência que indicavam a utilização de um imóvel para armazenamento de entorpecentes. Durante as diligências, foram localizados aproximadamente 267,7 quilos de maconha e 8,4 quilos de pasta base de cocaína. Também foram apreendidos quatro veículos, balanças de precisão, aparelhos celulares, joias e documentos que poderão subsidiar o avanço das investigações. Os presos foram encaminhados para os procedimentos de polícia judiciária e poderão responder, em tese, pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa, resistência, dano ao patrimônio público e tentativa de homicídio contra agentes de segurança pública. A ação contou com a participação da Força Tática do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), do Patrulhamento Tático Móvel (PATAMO) e da Polícia Penal de Rondônia. A FICCO/RO é composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), atuando de forma integrada no combate ao crime organizado. Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia E-mail: cs.srro@pf.gov.br Fone: (69) 3216-6273 Fonte: Polícia Federal
Saiba quem faz aniversário hoje, dia 08/06/26, por Dora Nunes

Você que tem um familiar, namorado ou um amigo aniversariando, pode enviar a foto com nome dessa pessoa para o E-mail: pontaporainforma@gmail.com ou no whatsapp 067 9 9933 3498 que estaremos postando no dia do aniversário. Aproveite e curta nossa fanpage e inscreva-se no nosso canal do youtube https://www.youtube.com/channel/UCa-6u_sK3ekK1mGy3NlD7rw e nossos instagrans https://www.instagram.com/dora.m.nunes/?hl=pt-br e https://www.instagram.com/pontaporainforma/?hl=pt-br. Zildo Miranda Angela Berenyi Andrya Coelho Alcemir Oliveira Carlos Joaquim Motta de Oliveira Cicero Prentice Barbosa Junior Diego Aidar Gabriel Arce Geraldo Cogorno Giselee Gracia Jose Justino de Araujo Josiane Priscila Eliane Cristina Kelly Monteiro Luciane Lu Mabel Acevedo Nataniele Peixoto de Oliveira Noemi Rodrigues da Silva Patricia Arguelho Ronei DE Oliveira Rosival Oliveira Valdicéia Arteman Zeni Vieira Soares
Escala 6×1: Senado inicia nesta semana negociações sobre PEC que reduz jornada de trabalho
Davi Alcolumbre vai ouvir líderes partidários para definir rumos do texto aprovado pela Câmara O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou que vai convocar líderes partidários nesta semana para discutir os rumos da tramitação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que prevê o fim da escala 6×1. Alcolumbre já expressou o seu desejo de que a análise da redução da jornada seja feita com cautela. Segundo ele, o papel do Senado não pode ser somente “carimbar” decisões vindas da Câmara dos Deputados. “Não é razoável que a Câmara passe cinco meses debatendo um assunto muito relevante para o Brasil e o Senado Federal seja obrigado a carimbar o texto aprovado na Câmara”, disse ele na semana passada. O texto aprovado na Câmara no fim de maio reduz a jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante duas folgas por semana, sem redução salarial, para quem é contratado pelo regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). De acordo com Alcolumbre, a PEC vai passar por pelo menos uma comissão na Casa. O presidente afirmou que tem recebido solicitações para pautar a proposta diretamente no plenário — possibilidade que está descartada. Como primeiro passo, o presidente do Senado deve enviar a PEC à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) para iniciar a análise na Casa. No colegiado, os senadores vão votar se a proposta atende aos aspectos jurídicos e de constitucionalidade para seguir com a tramitação em até 30 dias. Nesta semana, Alcolumbre também deve se reunir com o presidente da CCJ, Otto Alencar (PSD-BA), para tratar do calendário. Depois, o texto ainda pode seguir para uma comissão especial antes de ir ao plenário. A expectativa de governistas é de que a proposta seja votada antes do recesso parlamentar de julho, mas a oposição também pressiona com uma proposta alternativa, que prevê que os trabalhadores possam escolher um regime flexível baseado em horas trabalhadas. Aprovação na Câmara A Câmara aprovou a PEC que acaba com a escala 6×1 no dia 27 de maio, cumprindo o calendário previsto pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB). Na comissão especial presidida pelo deputado Alencar Santana (PT-SP), os parlamentares aprovaram o parecer do relator Leo Prates (Republicanos-BA), com um placar de 34 votos a favor e quatro contrários. Votaram contra os deputados Osmar Terra (PL-RS), Mauricio Marcon (PL-RS), Gilson Marques (Novo-SC) e Júlia Zanatta (PL-SC). No mesmo dia, o texto seguiu para o plenário, onde foi aprovado em dois turnos, com 472 votos a favor e 22 contrários no primeiro, e 461 votos a favor e 19 contra no segundo. Na ocasião, Motta comemorou o avanço: “Hoje, a Câmara dos Deputados deu o primeiro passo para escrever na nossa carta magna uma mudança fundamental para os trabalhadores e trabalhadoras — a maior do país — desde a Constituição de 1988”. Em seu discurso, o líder da Casa relembrou que o debate foi construído com a participação de trabalhadores, especialistas, representantes da sociedade civil e do setor produtivo: “Por meio do programa Câmara pelo Brasil, fomos até os brasileiros das cinco regiões do país para entender suas realidades”. Fonte: R7