Empresas Aegea MS reforçam educação ambiental durante Semana do Meio Ambiente

Ambiental MS Pantanal participa da programação com palestra, feira e ações no MS Cidadão, levando orientações sobre o uso correto da rede de esgoto A Ambiental MS Pantanal participou, na última semana, da Semana do Meio Ambiente em Corumbá, reforçando a importância do saneamento como ferramenta fundamental para a construção de cidades mais resilientes às mudanças climáticas e para a preservação dos recursos naturais. A concessionária integra a Parceria Público-Privada firmada entre o Grupo Aegea, a Sanesul e o Governo do Estado e, desde o início de sua operação, em 2021, promove ações voltadas à educação ambiental, à sustentabilidade e à conservação dos biomas sul-mato-grossenses. Integrando a programação do evento “Corumbá Mais Verde e Resiliente”, promovido pela Fundação de Meio Ambiente do Pantanal (FMAP), o foco da concessionária foram ações voltadas à conscientização ambiental e ao uso correto da rede coletora de esgoto. Durante o 2º Simpósio do Meio Ambiente, realizado na Embrapa Pantanal, o debate reuniu representantes do setor público, empresas, instituições de ensino e especialistas para discutir estratégias de adaptação às mudanças climáticas, infraestrutura verde e planejamento urbano sustentável. O gerente de Meio Ambiente e Qualidade da Aegea MS, Fernando Garayo, foi um dos palestrantes do simpósio. Ele destacou que o uso correto das redes de água, esgoto e drenagem é um dos fatores que contribuem para tornar as cidades mais resilientes diante dos desafios climáticos. “Ter todo o cuidado com essas redes e garantir seu uso correto tem tudo a ver com a proteção do bioma Pantanal. Quando falamos em cidades resilientes, falamos também de infraestrutura funcionando adequadamente para proteger o meio ambiente e a qualidade de vida da população”, afirmou. A importância da integração entre saneamento e adaptação climática também foi ressaltada pela diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Cristina Fleming. Segundo ela, a participação de instituições parceiras fortalece a construção de soluções ambientais para o município. “A presença da Ambiental MS Pantanal é fundamental para que possamos tratar as questões relacionadas à água, ao esgoto e à drenagem de forma integrada à infraestrutura verde”, destacou. Saneamento também é educação ambiental Além do debate técnico, a Semana do Meio Ambiente abriu espaço para o contato direto com a população. Durante a Feira do Meio Ambiente, a Ambiental MS Pantanal, em parceria com a Sanesul, promoveu atividades educativas e orientações sobre o uso correto da rede coletora de esgoto. A iniciativa buscou esclarecer dúvidas e reforçar práticas simples que ajudam a evitar obstruções, extravasamentos e impactos ambientais causados pelo descarte inadequado de resíduos. “Pantanal, Rio Miranda em Corumbá – MS (Paisagem) fotografado em Corumbá, Mato Grosso do Sul. Bioma Pantanal. Registro feito em 2017. ENGLISH: Miranda River photographed in Corumbá, Mato Grosso do Sul. Pantanal Biome. Picture made in 2017.” A analista de Responsabilidade Social da concessionária, Jaciela Leguiça, destacou que a participação na feira reforça o compromisso da empresa com um futuro mais verde, resiliente e sustentável. “Levando educação ambiental e orientações sobre o uso correto da rede de esgoto, contribuímos ativamente para a preservação do meio ambiente e dos nossos biomas”, afirmou. As ações desenvolvidas em Corumbá fazem parte de uma estratégia permanente de educação ambiental conduzida pelas empresas Aegea MS em Mato Grosso do Sul. Presente por meio da Águas Guariroba, em Campo Grande, e da Ambiental MS Pantanal, em 68 municípios do interior do Estado, o grupo desenvolve iniciativas que aproximam o saneamento da população e estimulam a adoção de hábitos que contribuem para a preservação dos recursos hídricos e para a melhoria da qualidade de vida. O diretor-presidente das concessionárias, Gabriel Buim, reforçou que o saneamento é parte fundamental da construção de cidades mais verdes e resilientes. “Em Mato Grosso do Sul, desenvolvemos uma agenda que vai além da operação dos serviços, envolvendo reflorestamento, proteção de recursos hídricos, ampliação do uso de energias renováveis, reaproveitamento de resíduos e ações de educação ambiental”. O diretor destacou que essas são iniciativas que contribuem para a redução de impactos ambientais e fortalecem a capacidade dos municípios de enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas. “Entendemos que a preservação dos recursos naturais e a adaptação às mudanças climáticas exigem ações integradas, capazes de gerar benefícios duradouros para as comunidades e para os ecossistemas onde estamos presentes”. Parceria que transforma Além das ações no interior do Estado, em Campo Grande a Águas Guariroba, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto na capital, realizou a doação de mudas de espécies nativas em alusão ao Dia do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. Por meio do Viveiro Isaac de Oliveira, uma iniciativa mantida pelas Empresas Aegea MS, a concessionária destinou 2.318 mil mudas para ações de recuperação e preservação ambiental. A agenda de conscientização ambiental também contou com a participação na 8ª edição do MS Cidadão, realizada em 30 de maio, em Nova Alvorada do Sul. Em parceria com a Sanesul, a Ambiental MS Pantanal participou da ação levando materiais educativos sobre sustentabilidade e orientações sobre o uso adequado da rede de esgoto. A atividade integrou o programa AGEMS Perto de Você, iniciativa que reúne serviços, atendimento e informação para a população sul-mato-grossense. Segundo o Gerente Regional da Sanesul em Dourados, Klinger Pires, a expansão da cobertura de esgotamento sanitário no município reforça a importância da conscientização da população. “Atualmente o município possui 58% de cobertura e juntos temos a previsão de levar essa porcentagem a 90%. Com esse aumento é muito importante que as pessoas tenham a conscientização do bom uso dessa rede”, ressaltou. Fonte: Ambiental MS Pantanal

Para reforçar monitoramento ambiental em MS, Governo do Estado lança novas plataformas tecnológicas

Ferramentas utilizam inteligência geoespacial, imagens de alta resolução e automação para ampliar o controle do desmatamento e das queimadas no Estado Para fortalecer as ações de prevenção, controle e fiscalização do desmatamento e das queimadas em todo o território sul-mato-grossense, novas plataformas de monitoramento ambiental foram oficialmente lançadas pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) As ferramentas Mades (Monitor de Alertas de Desmatamento) e Maques (Monitor de Alertas de Queimadas), sistemas que utilizam inteligência geoespacial, sensoriamento remoto, imagens de satélite de alta resolução e integração de bases de dados para ampliar a capacidade de resposta dos órgãos ambientais foram apresentadas nesta segunda-feira (8), durante o evento, que reuniu representantes de instituições públicas, especialistas, técnicos, pesquisadores e órgãos parceiros envolvidos na gestão ambiental do Estado. Também participaram do encontro representantes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) e da Polícia Militar Ambiental (PMA), reforçando a integração entre as instituições responsáveis pelo monitoramento, fiscalização e combate aos incêndios florestais. O lançamento marca mais uma etapa do processo de modernização da gestão ambiental conduzido pelo Governo do Estado e ocorreu em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Desde 2023, mais de R$ 8 milhões foram investidos em infraestrutura tecnológica, aquisição de imagens de satélite, desenvolvimento de sistemas e aprimoramento das ferramentas de monitoramento ambiental. Tecnologia Os sistemas realizam o cruzamento automático de informações com bases oficiais, como o Cadastro Ambiental Rural (CAR), autorizações ambientais, unidades de conservação e outras bases estratégicas utilizadas pelo Estado. “A plataforma cruza informações com as bases oficiais, permitindo respostas mais rápidas e precisas. Com isso, conseguimos reduzir em aproximadamente 80% a necessidade de análises manuais. Isso significa otimizar o trabalho das equipes técnicas e direcionar os servidores para atividades estratégicas de monitoramento e fiscalização”, explicou o diretor-presidente do Imasul, André Borges. A nova geração das plataformas é capaz de identificar eventos de queimadas em até dez minutos e alertas de desmatamento em até cinco dias, além da a melhoria da resolução das imagens que amplia significativamente a capacidade de interpretação dos dados pelos analistas. “Passamos a trabalhar com imagens de satélite e com um salto extremamente importante na qualidade das análises. Isso proporciona muito mais precisão na identificação de alterações ambientais e mais segurança para a tomada de decisões”, explicou Diego Brito, responsável pela Unidade de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental do Imasul. A modernização dos sistemas fortalece a fiscalização e a gestão dos processos de licenciamento ambiental. “Estamos avançando para uma gestão cada vez mais moderna, baseada em tecnologia e inteligência de dados. Essas ferramentas permitem maior integração entre o monitoramento e o licenciamento ambiental, garantindo mais eficiência na análise das informações e maior segurança para a tomada de decisões técnicas”, afirmou o diretor de Licenciamento e Fiscalização do Imasul, Luiz Mário Ferreira. “Essas plataformas representam um avanço importante para o trabalho integrado entre as instituições. Receber informações mais rápidas e precisas sobre os eventos de fogo nos permite planejar melhor as operações, direcionar recursos de forma mais eficiente e atuar com maior rapidez nas áreas afetadas. A tecnologia é uma grande aliada na prevenção e no combate aos incêndios florestais, especialmente neste período de estiagem, quando aumentam os riscos de ocorrências em todo o Estado”, afirmou o capitão do CBMMS e responsável pelo setor de Geomonitoramento da Diretoria de Proteção Ambiental, Alexandre Araújo. Além da apresentação das plataformas, o evento promoveu debates sobre inovação tecnológica, monitoramento ambiental e integração institucional. A proposta é fortalecer o intercâmbio de experiências entre os órgãos envolvidos na fiscalização e consolidar estratégias conjuntas de prevenção e combate aos crimes ambientais. A expectativa é que as novas plataformas contribuam para uma atuação cada vez mais preventiva, permitindo identificar rapidamente ocorrências de desmatamento e queimadas, reduzir danos ambientais e fortalecer a proteção dos biomas sul-mato-grossenses, consolidando Mato Grosso do Sul como referência nacional no uso de tecnologia aplicada à gestão ambiental. Gustavo Escobar, Comunicação Imasul Fotos: Gustavo Escobar, Imasul Fonte: Governo MS

MDS destaca avanços no combate à fome durante encontro nacional sobre segurança alimentar e nutricional

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) participou da mesa de abertura do Encontro Nacional da 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CNSAN) +2 anos, nesta segunda-feira (8.6), em Brasília. Na cerimônia, o secretário-executivo do MDS, Osmar Júnior, representou o ministro Wellington Dias. “Quero reconhecer o trabalho que foi feito, um trabalho de muitas mãos, um trabalho de muitas cabeças. Neste curto espaço de tempo, nós acumulamos conquistas importantes. São milhões de pessoas que hoje estão tendo o direito de tomar café, almoçar e jantar, pelo menos uma vez ao dia, como diz o presidente Lula. Conquistas de pessoas que saíram da extrema pobreza e a realização do nosso país ter saído do Mapa da Fome pela segunda vez”, afirmou o secretário. No evento, o secretário-executivo defendeu as políticas públicas que foram aperfeiçoadas desde 2023. “Essas conquistas resultam das políticas que estão sendo implementadas no Brasil. Resultam do compromisso que o presidente Lula tem com a população brasileira, sobretudo com a população mais pobre. São conquistas que transcendem ao Brasil”, celebrou. Promovido pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), o encontro tem como objetivo avaliar os avanços e os desafios da agenda de Segurança Alimentar e Nutricional dois anos após a realização da 6ª CNSAN. Elisabetta Recine, presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), destacou que, ao planejarem este encontro, os representantes analisaram o III Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e sua relação com as propostas aprovadas na 6ª Conferência Nacional. “Concluímos que, mais do que discutir o que precisa ser feito, este é o momento de refletir sobre como avançar na implementação do que já está previsto no plano. Isso envolve não apenas o financiamento das ações, mas também o aprimoramento dos processos operacionais, o fortalecimento do diálogo entre Caisans e Conseas, os espaços de pactuação e a qualificação da execução dos programas e políticas que integram o III Plansan”, enfatizou. Durante a abertura, autoridades e representantes de diferentes setores destacaram a importância da articulação entre governo e sociedade civil para consolidar os avanços alcançados nos últimos anos e fortalecer as estratégias de promoção da segurança alimentar e nutricional no país. A programação reúne representantes da sociedade civil e do poder público para analisar a conjuntura atual, monitorar a implementação do III Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Plansan), fortalecer o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e apontar prioridades para os próximos anos. Realizado entre os dias 8 e 10 de junho, o evento busca fortalecer o diálogo democrático e a participação social na formulação, monitoramento e aperfeiçoamento das políticas públicas voltadas ao combate à fome e à garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada. Assessoria de Comunicação – MDS Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

Onze praias do Brasil estão entre as cem melhores do mundo, segundo ranking internacional

Das cem melhores praias do mundo, onze estão no Brasil. A classificação é do ranking Best Beaches in the World (melhores praias do mundo, em inglês), divulgado nesta segunda-feira (8), em comemoração ao Dia Mundial dos Oceanos. A lista é publicada anualmente pela plataforma The World’s 50 Best Beaches. A seleção oficial é compilada a partir da votação de um painel composto por mais de mil experts, incluindo jornalistas, influenciadores, blogueiros e especialistas em viagem de todo o mundo. A praia brasileira mais bem colocada na lista é a Praia de Atins, nos Lençóis Maranhenses (MA), que ficou em 7º lugar. Em seguida vem a Baía do Sancho, em Fernando de Noronha (10º lugar) e a Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, que figura na 24ª colocação. Confira, a seguir, todas as onze praias brasileiras no ranking:  7º lugar: Praia de Atins, nos Lençóis Maranhenses (MA) 10º: Baía do Sancho, em Fernando de Noronha (PE) 24º: Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ) 44º: Ilha Do Amor, em Alter do Chão (PA) 46º: Praia do Madeiro, em Pipa (RN) 77º: Praia da Engenhoca, em Itacaré (BA) 78º: Praia do Bonete, em Ilhabela (SP) 79º: Praia do Rosa, em Imbituba (SC) 83º: Saco do Mamanguá, em Paraty (RJ) 85º: Praia de São Miguel dos Milagres, na Rota Ecológica dos Milagres (AL) 92º: Praia de Taipu de Fora, na Península de Maraú (BA) Por João PedriniAssessoria de Comunicação do Ministério do Turismo Fonte: Ministério do Turismo

Isis Valverde revela quem deu o primeiro passo no romance com Marcus Buaiz

Entrando no clima do Dia dos Namorados, celebrado no Brasil em 12 de junho, a atriz Isis Valverde, de 39 anos, abriu o coração ao responder uma enquete nos Stories do Instagram. Casada com o empresário Marcus Buaiz, de 47 anos, ela revelou detalhes sobre o início da história de amor do casal. Ao interagir com os seguidores, Isis contou que foi Marcus quem tomou a iniciativa para a aproximação. “Ele me chamou para jantar”, respondeu a artista, ao ser questionada sobre quem deu o primeiro passo no relacionamento. Grazi Massafera relembra fase fitness com pose de ioga abdômen definido: ‘Dia desses’ A atriz também revelou que os dois estão juntos há três anos. O casal oficializou a união no civil em dezembro de 2024 e celebrou o casamento com uma grande festa em maio do ano passado, reunindo familiares e amigos em uma cerimônia marcada por momentos especiais. Fonte: TOP FAMOSOS

Na Bahia Farm Show, Governo Federal anuncia R$ 14 bilhões para o programa Move Agricultura

O ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula, participou nesta segunda-feira (8) da abertura da 20ª edição da Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães (BA), integrando a comitiva do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. Durante a cerimônia, o vice-presidente Alckmin destacou a relevância do agronegócio para a economia brasileira e ressaltou a posição de liderança do país no mercado internacional. “Hoje estamos entre os três maiores produtores do mundo e somos o maior exportador de alimentos. No ano passado, o agro brasileiro exportou US$ 169 bilhões”, evidenciou. Na ocasião, foram anunciadas medidas voltadas ao fortalecimento da produção agropecuária e da logística nacional. Entre elas, o programa Move Agricultura, que disponibilizará R$ 14 bilhões em crédito para a aquisição de tratores, colheitadeiras, plantadeiras e demais implementos agrícolas, com taxa de juros de 9,52% ao ano. O vice-presidente Geraldo Alckmin também anunciou a disponibilização de R$ 21,1 bilhões para renovação da frota de transporte de cargas e passageiros. Desse total, R$ 19,1 bilhões serão destinados à aquisição de caminhões e R$ 2 bilhões à compra de ônibus, além de recursos voltados a implementos rodoviários. A expectativa é que os financiamentos contem com taxas em torno de 12% ao ano. As iniciativas integram o conjunto de ações do Governo Federal voltadas ao aumento da competitividade, da produtividade e da eficiência logística do agronegócio brasileiro. Em seu discurso, o ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula, reafirmou o compromisso do Governo Federal com o desenvolvimento do setor agropecuário e destacou os investimentos realizados nos últimos anos por meio do Plano Safra. “Estamos trabalhando para que os números do próximo Plano Safra sejam compatíveis com o crescimento e a pujança da nossa atividade”, disse. O ministro André de Paula também ressaltou a credibilidade do sistema de defesa agropecuária brasileiro e os avanços alcançados pelo país na ampliação de mercados internacionais. “Não por acaso o Brasil exporta para mais de 170 países. Recentemente, a China reconheceu o status do Brasil como país livre de febre aftosa sem vacinação em todo o território nacional”, destacou. André de Paula enfatizou ainda a importância estratégica do Oeste baiano para a produção agropecuária nacional e ressaltou a trajetória de desenvolvimento da região. “Trata-se de uma das maiores histórias de transformação produtiva do Brasil, construída pela força do povo nordestino, pela coragem de milhares de imigrantes vindos de outras regiões, especialmente do Sul do país, e pelo apoio decisivo da ciência, da tecnologia e da inovação”, declarou. Durante a solenidade, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância da Bahia Farm Show como espaço de diálogo entre o setor produtivo e o poder público. O governador também ressaltou os investimentos em infraestrutura logística na região Oeste, com projetos ferroviários e rodoviários voltados à ampliação da capacidade de escoamento da produção e ao fortalecimento da agroindustrialização. “Precisamos avançar na agregação de valor à produção agropecuária, transformando matéria-prima em proteína e produtos industrializados, gerando mais renda, empregos e desenvolvimento para a Bahia e para o Brasil”, afirmou. BAHIA FARM SHOW Realizada pela Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com apoio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), da Associação dos Revendedores de Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Oeste da Bahia (Assomiba) e da Fundação Bahia, a Bahia Farm Show é considerada uma das principais feiras de tecnologia agrícola e negócios do país. A 20ª edição do evento ocorre entre os dias 8 e 13 de junho e reúne representantes do setor produtivo, instituições públicas, empresas, entidades de classe e agentes estratégicos ligados ao agronegócio. Para 2026, a organização ampliou em 35% a área do complexo em relação ao ano anterior, totalizando 38 hectares (380 mil metros quadrados). A expectativa é receber mais de 500 expositores e movimentar investimentos estimados em R$ 180 milhões, consolidando a feira como uma das principais vitrines da inovação, tecnologia e competitividade do agronegócio brasileiro. Informações à imprensaimprensa@agro.gov.br Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

Gerson destaca índice de aprovação da ALEMS que consolida reconhecimento da população de MS

A pesquisa realizada entre os dias 1º e 5 de junho de 2026, com 2 mil entrevistados em 30 municípios do Estado A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) manteve a avaliação positiva de 70% da população conforme levantamento divulgado pelo Instituto Ranking Brasil Inteligência. A pesquisa realizada entre os dias 1º e 5 de junho de 2026, com 2 mil entrevistados em 30 municípios do Estado, aponta a manutenção de elevados índices de aprovação da Casa de Leis, refletindo a confiança construída junto à sociedade sul-mato-grossense. Os resultados seguem uma trajetória de estabilidade observada ao longo de todo o ano. Levantamentos anteriores do instituto registraram índices de aprovação entre 70% e 72%, demonstrando uma percepção positiva e contínua sobre o trabalho desenvolvido pelo Parlamento Estadual. Além disso, quase metade dos entrevistados classificou a atuação da ALEMS como boa ou ótima, enquanto os índices de desaprovação permaneceram abaixo dos 20%. Para o presidente da ALEMS, Gerson Claro, a avaliação representa o reconhecimento de uma construção coletiva baseada no diálogo, na transparência e na aproximação com a população.  “Esta aprovação não pertence a uma pessoa ou a uma gestão específica. Ela é fruto do trabalho diário dos deputados, dos servidores e de todos que contribuem para que a Assembleia seja uma instituição cada vez mais próxima da sociedade. É um reconhecimento ao esforço coletivo de uma Casa que busca ouvir, dialogar e entregar resultados para a população sul-mato-grossense”, afirmou. Nos últimos anos, a ALEMS tem ampliado gradativamente os espaços de participação social e fortalecido sua presença na vida da comunidade. Além da atividade legislativa e fiscalizadora, a instituição passou a promover ações voltadas à integração entre os poderes e à aproximação com a população. Um dos exemplos é a tradicional Corrida dos Poderes, que em 2026 chega a sua 4ª edição, evento que reúne milhares de participantes e incentiva a prática esportiva, a qualidade de vida e a convivência entre servidores públicos e cidadãos. A iniciativa se consolidou como uma das maiores corridas de rua do Estado, promovendo saúde e integração social. Outro destaque é a Festa Junina da ALEMS, que passou a integrar o calendário institucional da Casa, reunindo servidores, familiares e a comunidade em um ambiente de confraternização, valorização da cultura popular e fortalecimento dos laços comunitários. A Assembleia também avançou na promoção da inclusão com a implantação de uma sala voltada ao acolhimento de crianças com deficiência e neurodivergências durante eventos e atividades institucionais. O espaço foi pensado para garantir conforto, acessibilidade e participação das famílias, reforçando o compromisso da instituição com a diversidade e a cidadania. Segundo Gerson Claro, essas iniciativas refletem uma visão de Parlamento que ultrapassa os limites das sessões plenárias e busca estar presente na vida das pessoas.  “Temos procurado construir uma Assembleia aberta ao diálogo, que valoriza seus servidores e compreende que a estabilidade institucional é um patrimônio da sociedade. Quando há respeito entre as instituições, previsibilidade e confiança, criamos um ambiente favorável ao desenvolvimento do Estado e à melhoria efetiva da vida das pessoas. Esse reconhecimento da população mostra que estamos no caminho certo e nos motiva a continuar aperfeiçoando nosso trabalho.” A valorização dos servidores também é apontada como um dos pilares da gestão. O fortalecimento das equipes técnicas, a modernização administrativa e a busca permanente pela eficiência têm contribuído para consolidar uma Assembleia mais preparada para responder às demandas da sociedade. Em um cenário de desafios crescentes para as instituições públicas, os índices de aprovação revelados pela pesquisa indicam que a ALEMS tem conseguido manter uma relação de credibilidade junto à população, baseada na construção de consensos, na responsabilidade institucional e na busca por soluções que contribuam para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Fonte: Jefferson Gonçalves/ Assessor de Comunicação

Ponta Porã: 3ª parcela do IPTU Premiado vence nesta quarta-feira, dia 10 de junho

Contribuintes podem emitir boletos pelo site da Prefeitura ou retirar presencialmente no Centro de Atendimento ao Cidadão A Prefeitura de Ponta Porã, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento Orçamentário, alerta que vence nesta quarta feira, dia 10 de junho, a 3ª parcela do IPTU Premiado para os contribuintes que optaram pelo pagamento parcelado do imposto. Além de garantir os benefícios oferecidos pelo programa, os contribuintes que mantêm os pagamentos em dia seguem concorrendo aos sorteios de diversos prêmios promovidos pela campanha. Os boletos podem ser emitidos diretamente no site oficial da Prefeitura Municipal de Ponta Porã ou retirados no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), localizado na Avenida Brasil, esquina com a Rua Tiradentes. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. A administração municipal destaca que a arrecadação do IPTU é essencial para a manutenção dos investimentos em infraestrutura, obras, melhorias urbanas e serviços públicos, contribuindo para o desenvolvimento da cidade e para a qualidade de vida da população. Fonte: Edilson José Alves

Senado 2026: Pesquisa revela cenário político em Mato Grosso do Sul no mês de junho

A pesquisa está registrada sob os números MS-06874/2026 e BR-03768/2026. O Instituto Ranking Brasil Inteligência realizou, no período de 1º a 5 de junho deste ano, junto a 2.000 moradores com 16 anos ou mais de idade, em 30 municípios de Mato Grosso do Sul, com intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, a 5ª pesquisa sobre as intenções de votos para senadores nas eleições gerais de 2026 no Estado. Espontânea Na pesquisa espontânea, quando é feita a pergunta aos entrevistados e não é dada nenhuma alternativa para resposta, o ex-governador Reinaldo Azambuja (PL) lidera, com 12% das intenções de votos, seguido pelo senador Nelsinho Trad (PSD), com 10,4%, pelo ex-deputado estadual Capitão Contar (PL), com 9%, pelo deputado federal Vander Loubet (PT), com 4%, pela senadora Soraya Thronicke (PSB), com 2,6%, pelo deputado federal Marcos Pollon (PL), com 1,9%, pela vice-prefeita de Dourados, Gianni Nogueira (PL), com 0,7%, por Daniel Júnior (AGIR), com 0,4%, e por Beto do Movimento (PSOL), com 0,2%, sendo que 1% citou outros nomes, 22% votariam em branco ou nulo e 35,8% não sabem ou não responderam. Na pesquisa anterior, Azambuja também liderava, com 9,6%, seguido por Nelsinho, com 8,8%, por Contar, com 7,2%, por Vander, com 2,8%, por Soraya, com 2%, por Pollon, com 1,8%, por Gianni, com 0,6%, por Beto do Movimento, com 0,2%, e por Daniel Júnior, com 0,2%, sendo que 1,4% citou outros nomes, 26,8% votariam em branco ou nulo e 38,6% não sabiam ou não responderam. Estimulada 1 Já na pesquisa estimulada, quando são apresentadas opções com os nomes aos eleitores, o Instituto Ranking Brasil Inteligência fez quatro cenários e, no primeiro, Azambuja lidera, com 21% das intenções de votos, seguido por Contar, com 20%, por Nelsinho, com 19,4%, Vander, com 10%, Soraya, com 8%, Daniel Júnior, com 2%, Roberto Oshiro (Novo), com 0,4%, e Beto do Movimento, com 0,2%, sendo que 9% vão votar em branco ou nulo e 10% não sabem ou não responderam. No primeiro cenário da pesquisa anterior, Azambuja também liderava, com 21,6%, seguido por Nelsinho, com 18,4%, Contar, com 16,8%, Vander, com 8,2%, Soraya, com 6,6%, Daniel Júnior, com 0,4%, Roberto Oshiro, com 0,3%, e Beto do Movimento, com 0,2%, sendo que 12,3% iriam votar em branco ou nulo e 15,2% não sabiam ou não responderam. Estimulada 2 No segundo cenário, Azambuja também lidera, com 20,4%, seguido por Nelsinho, com 20%, Contar, com 18,2%, Vander, com 10,4%, Soraya, com 8,2%, Daniel Júnior, com 1,4%, Beto do Movimento, com 0,6%, e Roberto Oshiro, com 0,4%, sendo que 10% vão votar em branco ou nulo e 10,4% não sabem ou não responderam. No segundo cenário da pesquisa anterior, Nelsinho liderava, com 20,6%, seguido por Azambuja, com 18,4%, Contar, com 17,6%, Vander, com 11%, Soraya, com 7,4%, Daniel Júnior, com 0,4%, Roberto Oshiro, com 0,3%, e Beto do Movimento, com 0,1%, sendo que 11,2% iriam votar em branco ou nulo e 13% não sabiam ou não responderam. Estimulada 3 No terceiro cenário, Nelsinho lidera, com 28%, seguido por Vander, com 14,2%, Soraya, com 12,4%, Pollon, com 10,6%, Gianni, com 4,2%, Daniel Júnior, com 2,2%, Beto do Movimento, com 0,8%, e Roberto Oshiro, com 0,6%, sendo que 13% vão votar em branco ou nulo e 14% não sabem ou não responderam. No terceiro cenário da pesquisa anterior, Nelsinho liderava, com 26%, seguido por Vander, com 13,4%, Soraya, com 10,6%, Pollon, com 9%, Gianni, com 6,4%, Roberto Oshiro, com 0,4%, Daniel Júnior, com 0,3%, e Beto do Movimento, com 0,2%, sendo que 16,5% iram votar em branco ou nulo e 17,2% não sabiam ou não responderam. Estimulada 4 No quarto e último cenário, Nelsinho lidera, com 30,2%, seguido por Vander, com 15%, Soraya, com 13%, Pollon, com 10%, Gianni, com 4%, Daniel Júnior, com 2%, Beto do Movimento, com 0,9%, e Roberto Oshiro, com 0,7%, sendo que 11% vão votar em branco ou nulo e 13,2% não sabem ou não responderam. No quarto e último cenário da pesquisa anterior, Nelsinho liderava, com 21%, seguido por Vander, com 12,4%, Pollon, com 10,2%, Soraya, com 9,6%, Gianni Nogueira, com 6%, Daniel Júnior, com 0,5%, Roberto Oshiro, com 0,3%, e Beto do Movimento, com 0,2%, sendo que 20,8% iriam votar em branco ou nulo e 19% não sabiam ou não responderam. Rejeição estimulada No quesito rejeição estimulada, Soraya é a primeira colocada, com 15%, seguida por Pollon, com 12%, por Vander, com 9,8%, por Contar, com 8%, por Beto do Movimento, com 7,4%, por Nelsinho, com 6,6%, por Azambuja, com 6,2%, por Roberto Oshiro, com 5,4%, por Gianni, com 4,6%, e por Daniel Júnior, com 3%, sendo que 10% dos entrevistados votariam em branco ou nulo e 12% não sabem ou não responderam. No quesito rejeição estimulada da pesquisa, Soraya também era a primeira colocada, com 14,6%, seguida por Contar, com 10%, Pollon, com 9,2%, Vander, com 8,8%, Azambuja, com 7%, Beto do Movimento, com 6,2%, Nelsinho, com 6%, Daniel Júnior, com 5,4%, Gianni, com 3,2%, e Roberto Oshiro, com 2,8%, sendo que 14% dos entrevistados votariam em branco ou nulo e 12,8% não sabiam ou não responderam. Dados técnicos A pesquisa está registrada sob os números MS-06874/2026 e BR-03768/2026. Metodologia quantitativa, com a realização de entrevistas pessoais e pelo sistema CAT, utilizando questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado do Estado de Mato Grosso do Sul. Fonte: RANKING BRASIL INTELIGÊNCIA

MTE resgata 69 trabalhadores em condições análogas à escravidão no interior da Bahia

Durante duas operações coordenadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Auditoria Fiscal do Trabalho, foram resgatados 69 trabalhadores submetidos a condições análogas à escravidão em diferentes regiões da Bahia (BA). As ações ocorreram entre 24 de maio e 3 de junho, nos municípios de Seabra, na Chapada Diamantina, e Novo Horizonte, região conhecida pela atividade garimpeira. As fiscalizações foram realizadas com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Defensoria Pública da União (DPU) e da Polícia Federal (PF), reforçando a atuação integrada do Estado brasileiro no combate ao trabalho escravo contemporâneo. Obra às margens da BR-242 De acordo com as informações da fiscalização, no município de Seabra, os auditores-fiscais do Trabalho resgataram 45 trabalhadores em um canteiro de obras destinado à construção de um empreendimento comercial voltado ao funcionamento de ponto de apoio rodoviário e restaurante. A operação foi deflagrada no dia 25 de maio. Durante a inspeção, foram identificados 55 trabalhadores em atividade, dos quais 45 foram resgatados. As equipes constataram alojamentos precários, com superlotação, falta de privacidade, instalações sanitárias inadequadas e convivência direta com materiais de construção, equipamentos e produtos químicos. Também foram verificadas graves irregularidades trabalhistas, como ausência de registro em carteira, inexistência de controle formal de jornada, falta de programas de saúde e segurança e fornecimento insuficiente de equipamentos de proteção individual. A fiscalização identificou ainda situações de grave e iminente risco, incluindo instalações elétricas improvisadas, máquinas sem proteção, escavações abertas sem sinalização e trabalho em altura sem medidas de segurança. As jornadas ultrapassavam os limites legais, chegando a cerca de 65 horas semanais. Segundo a equipe da Auditoria Fiscal do Trabalho, os trabalhadores foram recrutados em diferentes estados e passaram a depender integralmente da estrutura fornecida pela empresa para moradia e alimentação. Diante do conjunto de irregularidades, ficou caracterizada a submissão a condições análogas à escravidão, especialmente em razão das condições degradantes de trabalho e da jornada exaustiva. Ao final da ação, foram pagos R$ 578.243,28 em verbas rescisórias e R$ 157.500,00 a título de danos morais individuais. A obra foi totalmente embargada, e os trabalhadores foram encaminhados para habilitação no seguro-desemprego especial destinado a trabalhadores resgatados e para atendimento pela rede de assistência social. Resgate em garimpos subterrâneos Na região de Novo Horizonte, entre os dias 24 de maio e 3 de junho, outra operação identificou 40 trabalhadores atuando em garimpos subterrâneos de extração artesanal de quartzo rutilado e barita. Desses, 24 trabalhadores foram resgatados por estarem submetidos a condições análogas à escravidão. Segundo a fiscalização, os trabalhadores foram encontrados vivendo em barracos improvisados de lona, sem acesso à água potável, higiene adequada ou condições mínimas de habitabilidade. As equipes também identificaram um sistema irregular de remuneração baseado no pagamento semanal de cerca de R$ 120, conhecido como “feira”, além da promessa de remuneração vinculada à produção futura, modelo considerado fraudulento por transferir aos trabalhadores os riscos da atividade econômica. Os auditores-fiscais do Trabalho constataram ainda a existência de uma estrutura organizada de comando das atividades, evidenciando subordinação e dependência econômica dos trabalhadores. As condições de segurança eram extremamente precárias. Os garimpeiros atuavam sem equipamentos de proteção adequados e sem treinamento, realizando atividades em galerias subterrâneas com profundidade de até 100 metros. A situação os expunha a riscos de soterramento, quedas, trabalho em espaço confinado e contaminação por sílica, substância associada ao desenvolvimento da silicose. Diante das irregularidades encontradas, foi caracterizada a submissão dos trabalhadores a condições análogas à escravidão, especialmente em razão das condições degradantes de trabalho. Todas as frentes de trabalho fiscalizadas foram interditadas. Após o resgate, os trabalhadores foram afastados das atividades e terão acesso às verbas rescisórias devidas e ao seguro-desemprego especial destinado aos trabalhadores resgatados. Combate ao trabalho análogo à escravidão De acordo com a coordenadora das operações, a auditora-fiscal do Trabalho Gislene Stacholski, as duas operações reforçam o compromisso da Auditoria Fiscal do Trabalho, vinculada ao MTE, com a erradicação do trabalho escravo contemporâneo e a garantia dos direitos fundamentais dos trabalhadores. “Além do resgate das vítimas e da reparação dos danos sofridos, as ações buscam responsabilizar os empregadores envolvidos e impedir a continuidade das irregularidades, contribuindo para a promoção do trabalho decente e da dignidade humana.” Denúncias Casos de trabalho análogo à escravidão podem ser denunciados de forma anônima e segura por meio do Sistema Ipê, disponível em https://ipe.sit.trabalho.gov.br. Lançada em 2020 pelo Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a ferramenta fortalece o combate a essas violações por meio da participação ativa da sociedade.   Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego