PF e PM/GO realizam prisão em flagrante por crime de moeda falsa

Jataí/GO. A Polícia Federal, em ação integrada com a Companhia de Policiamento Especializado da Polícia Militar de Goiás (CPE/PMGO), realizou, nesta segunda-feira (8/6), a prisão em flagrante de um suspeito da prática do crime de moeda falsa. A ação foi desencadeada após o compartilhamento de informações entre a Polícia Federal e a CPE/PM/GO, o que possibilitou a abordagem do suspeito e a apreensão de, aproximadamente, R$ 10 mil em cédulas falsas, impedindo que o material ilícito fosse introduzido em circulação. Comunicação Social da Polícia Federal em GoiásContato: (62) 3240-9607 / 99216-6260E-mail: cs.srgo@pf.gov.br Fonte: Polícia Federal

Ministério da Defesa fortalece cooperação com a Finlândia

  Brasília (DF), 8/6/2026 – O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, realizou nesta segunda-feira (8) visita oficial à Finlândia, onde se reuniu com seu homólogo finlandês, Antti Häkkänen, com o objetivo de estreitar os laços bilaterais. Na ocasião, a Finlândia e o Brasil assinaram uma declaração de intenções relativa à cooperação e tecnologia na indústria de defesa. . Durante a agenda, José Mucio visitou a empresa finlandesa ICEYE, referência global na operação de satélites equipados com radar de abertura sintética (SAR). A tecnologia pode ser aplicada em áreas como monitoramento ambiental, resposta a desastres, vigilância marítima e inteligência estratégica, sendo considerada um ativo relevante para a segurança e a defesa. . Na sequência, o ministro também participou de reunião com os integrantes da Associação Finlandesa das Indústrias de Defesa e Aeroespacial, que reúne empresas e instituições do setor. O encontro foi marcado pela troca de experiências, pela apresentação de capacidades industriais e tecnológicas e pelo fortalecimento do diálogo, com vistas à ampliação de parcerias e oportunidades de cooperação entre as bases industriais de defesa dos dois países. A visita contribuiu para o intercâmbio de experiências e o aprofundamento do diálogo, fortalecendo as relações institucionais entre Brasil e Finlândia e impulsionando o desenvolvimento da Base Industrial de Defesa brasileira. . Por Francisco Daniel Lima da CostaFotos: Divulgação  Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)Ministério da Defesa (MD)(61) 3312-4070    Fonte: Ministério da Defesa

Motorista perde a direção do veículo e cai em ribanceira na BR-163

O condutor foi encontrado inconsciente e desorientado e encaminhado para o Hospital da Vida, em Dourados. Um motorista que não teve a identidade revelada capotou o carro na manhã desta segunda-feira (8). O caso aconteceu na BR-163 entre as cidades de Dourados e Caarapó. O motorista foi encontrado inconsciente. Conforme informações do portal Dourados News, o acidente aconteceu próximo a um trevo. O condutor estava em um Toyota de cor branca e, após perder o controle da direção, saiu da pista e caiu em uma ribanceira. O Corpo de Bombeiros e a concessionária que administra a rodovia estiveram no local. O condutor foi encontrado inconsciente e desorientado e encaminhado para o Hospital da Vida, em Dourados. Fonte: Midiamax/Portal Dourados News

Exclusivo: Pesquisa mostra cenário para deputado estadual por partido e federação em MS

A pesquisa está registrada sob os números MS-06874/2026 e BR-03768/2026. O Instituto Ranking Brasil Inteligência realizou, no período de 1º a 5 de junho deste ano, junto a 2.000 moradores com 16 anos ou mais de idade, em 30 municípios de Mato Grosso do Sul, com intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, a 5ª pesquisa sobre as intenções de votos para deputados estaduais nas eleições gerais de 2026 no Estado. Espontânea Na pesquisa espontânea, quando é feita a pergunta aos entrevistados e não é dada nenhuma alternativa para resposta, temos os nomes dos mais citados por partido ou por federação. O Instituto Ranking Brasil Inteligência cumpriu o plano amostral neste instrumento tomando as devidas precauções no que se refere às quotas nos seus diversos estratos, inclusive por área geográfica. PL Entre os pré-candidatos do PL, o primeiro colocado é o deputado estadual Paulo Corrêa, com 1,8%, seguido pelo deputado estadual Coronel David, com 1,5%, pelo deputado estadual Márcio Fernandes, com 1,45%, pelo deputado estadual Lucas de Lima, com 1,40%, pelo ex-prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro, com 1,10%, pelo deputado estadual Zé Teixeira, com 0,75%, pela vereadora Ana Portela, com 0,60%, pelo vereador Sargento Prates, com 0,50%, pelo vereador André Salineiro, com 0,50%, pela Sargento Betânea, com 0,45%, pelo Tony Gol, com 0,40%, e pela vice-prefeita de Dourados, Gianni Nogueira, com 0,15%. Probabilidade de eleger de 6 a 7 deputados estaduais. União Brasil e PP Entre os pré-candidatos da Federação União Progressista, formada por União Brasil e PP, o primeiro colocado é o deputado estadual Gerson Claro, com 2,20%, seguido pelo deputado estadual Jamilson Name, com 1,30%, por Marco Santullo, com 1,20%, pelo deputado estadual Professor Rinaldo, com 0,70%, pelo ex-secretário Marcelo Miranda, com 0,65%, pelo vereador Veterinário Francisco, com 0,35%, pela ex-deputada estadual Dione Hashioka, com 0,20%, pelo ex-prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo, com 0,20%, por Juliana Gaioso, com 0,15%, pelo deputado estadual Londres Machado, com 0,10%, pelo ex-conselheiro Jerson Domingos, com 0,10%, e pelo ex-prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, com 0,10%. Probabilidade de eleger de 5 a 6 deputados estaduais. PT, PV e PCdoB Entre os pré-candidatos da Federação PT, PV e PCdoB, o primeiro colocado é o deputado estadual Zeca, com 0,55%, seguido pelo professor Tiago Botelho, com 0,50%, pela deputada estadual Gleice Jane, com 0,25%, pelo deputado estadual Pedro Kemp, com 0,20%, pela vereadora Luiza Ribeiro, com 0,20%, por Josenildo Ceará, com 0,20%, pelo vereador Jean Ferreira, com 0,15%, por Edinho Quintana, com 0,10%, por Luso Queiroz, com 0,10%, e por Alberto Inácio Lula, com 0,05%. Probabilidade de eleger de 3 a 4 deputados estaduais. PSDB e Cidadania Entre os pré-candidatos da Federação PSDB e Cidadania, o primeiro colocado é o deputado estadual Pedro Caravina, com 1,35%, seguido pelo deputado estadual Paulo Duarte, com 1,25%, pelo vereador Silvio Pitú, com 1,15%, pelo vereador Flávio Cabo Almi, com 1%, pelo ex-secretário Eduardo Rocha, com 0,45%, pelo ex-prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro, com 0,25%, por Adonis Marcos, com 0,20%, pela deputado estadual Lia Nogueira, com 0,20%, por Poliana Ferro, com 0,10%, e por Maurício Helpis, com 0,10%. Probabilidade de eleger de 3 a 4 deputados estaduais. Republicanos Entre os pré-candidatos do Republicanos, o primeiro colocado é o deputado estadual Pedro Pedrossian Neto, com 0,90%, seguido pelo deputado estadual Antonio Vaz, com 0,30%, pelo vereador Herculano Borges, com 0,20%, por Alessandra Alencar, com 0,15%, por Bruno Ortiz, com 0,10%, por Junior Longo, com 0,10%, pelo deputado estadual Renato Câmara, com 0,10%, pela vereadora Saiury Baez, com 0,10%, por Chicão Viana, com 0,10%, e por Vanderson Cardoso, com 0,10%. Probabilidade de eleger de 2 a 3 deputados estaduais. Avante Entre os pré-candidatos do Avante, o primeiro colocado é o deputado estadual Lídio Lopes, com 0,70%, seguido pelo Dr. Ruy Costa, com 0,65%, por Rogério Rohr, com 0,35%, por Glaucia Iunes, com 0,35%, por Aurélio Bonatto, com 0,35%, por Oswaldo Meza, com 0,25%, por Humberto Figueiró, com 0,15%, pelo vereador Leinha, com 0,10%, por Evander Vendramini, com 0,05%, e por Vanildo Neves, com 0,05%. Probabilidade de eleger de 2 a 3 deputados estaduais. MDB Entre os pré-candidatos do MDB, o primeiro colocado é o ex-governador André Puccinelli, com André Puccinelli, com 0,85%, seguido pelo deputado estadual Junior Mochi, com 0,25%, pela ex-prefeita de Naviraí, Rhaíza Mattos, com 0,20%, por Laudir Munareto, com 0,10%, pelo ex-prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo, com 0,05%, por Jenir Neves, com 0,05%, pelo vereador Junior Coringa, com 0,05%, e pelo Professor André, com 0,05%. Probabilidade de eleger de 1 a 2 deputados estaduais. De acordo com o Instituto Ranking Brasil Inteligência, os demais partidos e federações não obtiveram citações suficientes para conquistar sequer uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), sendo que os votos brancos e nulos somaram 30,45%, enquanto os que não sabem ou não responderam totalizaram 35%. Veja abaixo o quadro com todos os citados na pesquisa: A pesquisa está registrada sob os números MS-06874/2026 e BR-03768/2026. Metodologia quantitativa, com a realização de entrevistas pessoais e pelo sistema CAT, utilizando questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado do Estado de Mato Grosso do Sul. Fonte: RANKING BRASIL INTELIGÊNCIA

PF deflagra Operação Falso Apogeu para apurar emissão de diplomas falsos

Brasília/DF. A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta segunda-feira (8/6), a Operação Falso Apogeu, com o objetivo de apurar a atuação de um grupo criminoso responsável pela emissão de diplomas falsos de instituições de ensino superior. As investigações identificaram que uma das investigadas utilizou documento falso para comprovar formação de nível superior durante concurso público para o cargo de Agente de Polícia Federal realizado em 2025. Em razão dos fatos apurados, ela foi desligada do Curso de Formação Profissional. Na ação de hoje, a Polícia Federal cumpriu cinco mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal do Rio de Janeiro, nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás. As investigações prosseguem para identificar todos os envolvidos e apurar a extensão das fraudes praticadas. Coordenação-Geral de Comunicação Socialimprensa@pf.gov.br Fonte: Polícia Federal

MJSP inicia implantação do Padrão Segurança Máxima em unidade estratégica de Mato Grosso do Sul

Brasília, 8/6/2026 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), iniciou, nesta semana, em parceria com a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen-MS), a implementação do eixo de capacitação e padronização operacional do Projeto Padrão Segurança Máxima (PSM) na Penitenciária de Segurança Máxima de Campo Grande (MS), uma das 138 unidades estratégicas selecionadas para receber investimentos e ações do Programa Brasil Contra o Crime Organizado. A ação conta com a atuação da Força Penal Nacional (FPN), coordenada pela Polícia Penal Federal (PPF), e com a participação de 40 policiais penais de Mato Grosso do Sul. A unidade custodia atualmente 2.764 pessoas privadas de liberdade e foi escolhida em razão de sua relevância estratégica para o fortalecimento do controle prisional e o enfrentamento ao crime organizado. Nesta etapa, as equipes operacionais acompanham e apoiam a execução de procedimentos relacionados à contenção e movimentação de presos, às revistas, aos protocolos de segurança, ao controle de acessos, à gestão de equipes e às demais atividades que integram a rotina de uma unidade de alta complexidade. A proposta é permitir o compartilhamento, em ambiente real de trabalho, de conhecimentos, técnicas e procedimentos desenvolvidos pela PPF ao longo de quase duas décadas, respeitando as características estruturais, operacionais e administrativas do sistema prisional sul-mato-grossense. Além da implementação dos protocolos operacionais, a unidade deverá receber nos próximos meses equipamentos já adquiridos pela Senappen no âmbito do projeto, incluindo aparelhos de raio X, scanners corporais (body scan) e viaturas especializadas, ampliando a capacidade de fiscalização, de controle de acessos e de segurança institucional. Para o secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, a ação representa mais uma etapa do esforço nacional de fortalecimento dos sistemas prisionais estaduais. “Estamos levando para os estados não apenas equipamentos e tecnologia, mas também procedimentos, protocolos e conhecimentos construídos ao longo da experiência do Sistema Penitenciário Federal. O objetivo é ampliar a capacidade operacional das unidades estratégicas e fortalecer a integração entre as forças penais brasileiras no enfrentamento ao crime organizado”, enfatizou. A atuação em Mato Grosso do Sul marca a primeira execução prática do eixo de capacitação e padronização operacional do Padrão Segurança Máxima em uma unidade prisional contemplada pelo projeto, consolidando a integração entre União e estados e reforçando o compromisso do Programa Brasil Contra o Crime Organizado com o fortalecimento da segurança pública e do sistema penal brasileiro. Segundo o diretor-presidente da Agepen-MS, Rodrigo Rossi Maiorchini, a ação fortalece a cooperação entre os sistemas penitenciários federal e estadual.“Os policiais penais de Mato Grosso do Sul possuem reconhecida experiência e desempenham um papel fundamental para a segurança pública do estado. A atuação conjunta com a Força Penal Nacional cria uma oportunidade valiosa de intercâmbio de conhecimentos, procedimentos e experiências entre profissionais que atuam diariamente no enfrentamento ao crime organizado em diferentes regiões do Brasil. Maiorchini ressaltou ainda que essa integração fortalece ainda mais as equipes, aprimora protocolos operacionais e contribui para a evolução permanente do sistema penitenciário sul-mato-grossense. Força Penal Nacional em Mato Grosso do Sul O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou, por meio da Portaria MJSP nº 1.214, o emprego da Força Penal Nacional em unidades prisionais de Mato Grosso do Sul pelo período inicial de 90 dias. A atuação é coordenada pela Polícia Penal Federal e reúne policiais penais de diferentes unidades da Federação, promovendo a integração de experiências e boas práticas desenvolvidas pelos sistemas penitenciários estaduais e federal. Atualmente, a missão conta com 22 policiais penais federais e estaduais mobilizados, oriundos dos estados do Acre, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo e Sergipe, que atuam em conjunto com a Polícia Penal Federal e os policiais penais de Mato Grosso do Sul na implementação dos procedimentos previstos pelo Projeto Padrão Segurança Máxima. A atuação tem como objetivo apoiar ações de capacitação, aperfeiçoar protocolos de segurança e contribuir para a execução dos procedimentos operacionais previstos pelo Projeto Padrão Segurança Máxima nas unidades contempladas. Sobre o Padrão Segurança Máxima O Padrão Segurança Máxima (PSM) é uma estratégia da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), desenvolvida no âmbito do Programa Brasil Contra o Crime Organizado do Governo Federal, coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o objetivo de fortalecer o controle prisional, ampliar a capacidade de enfrentamento às organizações criminosas e modernizar o sistema penitenciário brasileiro. Estruturado em três eixos estratégicos — inteligência e operações, modernização tecnológica e capacitação de servidores —, o projeto prevê investimentos em equipamentos, tecnologias, infraestrutura e qualificação profissional para 138 unidades prisionais estratégicas em todo o País. A iniciativa busca integrar inteligência, tecnologia e atuação operacional para ampliar a segurança das unidades prisionais, fortalecer a atuação das polícias penais e contribuir para a proteção da sociedade. Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Ministério da Saúde vai suspender uso da vacina do Butantan contra a dengue

Pasta investiga três casos graves, além de 42 casos de efeitos adversos severos O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informou nesta segunda-feira (8) que a pasta vai suspender o uso da vacina do Butantan contra a dengue temporariamente. A medida será adotada para investigar um efeito adverso do imunizante. Segundo o ministro, dois casos de morte são investigados, além de um terceiro caso grave. No momento, contudo, não há “causalidade da vacina com a ocorrência desses três casos graves, mas [os casos] são um sinal de alerta”. Outras 42 pessoas relataram efeitos adversos que são investigados. “Tivemos 42 reações adversas mais severas registradas. Algumas reações inesperadas porque não haviam sido observadas nos 16 estudos clínicos de fase 1, fase 2 e fase 3 realizados”, explicou Padilha. O titular da Saúde defendeu a descontinuidade da vacina “é uma ação de precaução que deve sempre guiar quem respeita a vida”. “Isso vai ser importante para o Ministério da Saúde e a Anvisa aprofundem a investigação tanto dos 42 casos, tanto dos episódios de reação adversa severa. Identificar quem tomou na mesma época o imunizante, a cadeia de frios, questões de logísticas e aplicação, para investigar detalhadamente os 42 episódios”, reforçou. Até o momento, 501.044 doses foram aplicadas. A vacina foi incorporada em janeiro, com uma estratégia de vacinação piloto em três cidades, inicialmente: Nova Lima (MG), Maranguape (CE), e Botucatu (SP). Em seguida, o Ministério estendeu a vacinação também para os profissionais de saúde. O imunizante era destinado ao público-alvo de 15 a 59 anos. Casos graves Os três casos graves registrados pela pasta são de duas mulheres, uma de 39 anos e outra de 48 anos, e um homem de 58 anos. No caso da mulher de 48 anos ela apresentou sintomas 19 dias após a vacinação e evoluiu para o óbito. No caso do homem, ele iniciou quadro febril cinco dias após a imunização. Ele também evoluiu para óbito. O que fazer? Para quem se vacinou, no período de 21 dias após a vacinação, o Ministério orienta observar sintomas como: febre; dor abdominal intensa e contínua; vômitos persistentes; tontura; sangramentos; sonolência intensa; irritabilidade; sinais de desidratação; e piora do estado geral. Monitoramento As informações foram prestadas em coletiva de imprensa, com a presença da Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente da pasta, Mariângela Simão, o diretor do PNI (Programa Nacional de Imunizações) Eder Gatti e o diretor-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) Leandro Safatle. Durante a apresentação dos dados, o diretor do PNI ressaltou que a pasta vai orientar os municípios na investigação e suspensão da imunização. “A decisão não invalida a eficácia da vacina. As pessoas vacinadas usufruem do benefício da vacina de proteção da dengue. Essa decisão visa ganhar tempo para analisar os cenários e entender casos em que a vacinação supera os riscos”, disse. “A rede fica em vigilância permanente. As equipes de saúde serão orientadas a identificar os casos de sinais de alarme e gravidade e notificar o Ministério da Saúde”, explicou.

Projeto Pensando o Direito recebe 109 inscrições em edital sobre políticas de drogas

Brasília, 8/6/2026 – O projeto Pensando o Direito, da Secretaria de Assuntos Legislativos (SAL) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), encerrou as inscrições do edital sobre políticas de drogas com 109 candidaturas recebidas. A ação é realizada em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad) e a Universidade de Brasília (UnB). A seleção reuniu pesquisadores das cinco regiões do Brasil, refletindo a diversidade de perfis e experiências presentes na academia brasileira. Entre os participantes estão pesquisadores indígenas e quilombolas que atuam diretamente em seus territórios, contribuindo para ampliar a pluralidade de perspectivas e fortalecer a produção de conhecimento voltada às políticas públicas. O projeto Pensando o Direito tem como objetivo promover a participação da academia e da sociedade civil na formulação de propostas legislativas e no aperfeiçoamento de políticas públicas, aproximando o conhecimento científico dos processos de elaboração normativa. Para o secretário nacional de Assuntos Legislativos, Paulo Modesto, o resultado demonstra o alcance nacional da iniciativa e o interesse da comunidade acadêmica em contribuir para um debate público qualificado. “Nosso objetivo é democratizar o processo de elaboração normativa no Brasil, qualificando o debate legislativo com base no conhecimento científico. O número de inscrições e a diversidade dos participantes mostram a relevância dessa construção coletiva”, afirmou. Este é o segundo edital lançado em 2026 no âmbito da cooperação entre a SAL, a Senad e instituições de ensino superior. A chamada pública dá continuidade ao trabalho iniciado neste ano com uma seleção realizada em conjunto com a Universidade Federal Fluminense (UFF). Novos editais A Secretaria de Assuntos Legislativos prevê o lançamento de novos editais nos próximos meses. Entre os temas previstos estão estudos voltados ao Plano Pena Justa, em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen); pesquisas relacionadas ao enfrentamento da criminalidade, em conjunto com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp); e projetos destinados ao aprimoramento da gestão pública. Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

MMA recebe delegação da Indonésia para intercâmbio sobre políticas de biodiversidade

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) recebeu, em 27 de maio, uma delegação da Indonésia para uma agenda de intercâmbio voltada ao compartilhamento de experiências sobre conservação da biodiversidade, governança ambiental e mecanismos de financiamento. A iniciativa integra a cooperação entre Brasil, Indonésia e República Democrática do Congo, com apoio da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).  Esta foi a segunda visita da delegação da Indonésia ao Brasil no contexto da cooperação entre os países. Saiba mais aqui A visita teve como um dos principais objetivos apresentar à delegação indonésia o funcionamento, a governança e as atribuições da Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio), órgão consultivo do MMA responsável por articular e coordenar ações relacionadas à implementação das convenções internacionais voltadas à biodiversidade.  Como parte da programação, os representantes da Indonésia participaram da 77ª Reunião Ordinária da Conabio, realizada em Brasília, em formato híbrido. Na ocasião, a comitiva apresentou a Estratégia e Plano de Ação para a Biodiversidade da Indonésia 2025–2045, documento que orienta as ações do país para conservação e uso sustentável da biodiversidade nas próximas décadas.  Na ocasião, o diretor do Departamento de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade do MMA, Braulio Ferreira de Souza Dias, destacou a importância da cooperação entre os três países.  “Esse intercâmbio de experiências entre Brasil, Indonésia e República Democrática do Congo vem sendo realizado desde o ano passado e busca promover a troca de experiências entre três países que reúnem algumas das maiores áreas de florestas tropicais no mundo. Esse processo teve uma etapa importante em outubro de 2025, quando uma delegação brasileira esteve na Indonésia em agenda de intercâmbio que também contou com a participação de representantes da República Democrática do Congo”, afirmou.  Além da participação na Conabio, a delegação foi recebida por diferentes áreas do MMA e instituições vinculadas, incluindo a Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais, a Secretaria Nacional de Bioeconomia, a Secretaria Nacional de Mudança do Clima, a Assessoria Especial de Economia e Meio Ambiente, o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ).  A programação também incluiu reuniões no Ministério das Relações Exteriores e no Ministério da Fazenda. Os encontros abordaram temas relacionados à implementação de políticas de biodiversidade, acesso e repartição de benefícios, financiamento para a conservação, bioeconomia, mercado voluntário de carbono, REDD+, Plano Clima e o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF).  Experiência da Indonésia  A apresentação da delegação indonésia foi conduzida pelo vice-ministro para Assuntos Alimentares, Recursos Naturais e Meio Ambiente do Ministério do Planejamento do Desenvolvimento Nacional da Indonésia (BAPPENAS), Leonardo Sambodo.  A comitiva apresentou as prioridades da Estratégia e Plano de Ação para a Biodiversidade da Indonésia 2025–2045, alinhada ao Marco Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal e ao planejamento nacional de desenvolvimento. O documento estabelece diretrizes para ampliar a proteção e a gestão de ecossistemas, reduzir o risco de extinção de espécies, promover o uso sustentável dos recursos biológicos, fortalecer a governança e impulsionar ações relacionadas à bioprospecção, à biotecnologia e à repartição de benefícios.  Na oportunidade, também foram destacados os principais desafios para a conservação da biodiversidade no país, entre eles as mudanças no uso da terra e do mar, a sobre-exploração dos recursos naturais, as mudanças climáticas, a poluição e a introdução de espécies exóticas invasoras.  Outro tema abordado foi o financiamento da biodiversidade, incluindo o desenvolvimento de créditos de biodiversidade como mecanismo complementar para mobilização de recursos destinados à conservação.  Cooperação  Na avaliação da secretária nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais do MMA, Rita Mesquita, a troca de experiências entre países que compartilham desafios semelhantes é fundamental para fortalecer a implementação das metas globais de biodiversidade.  “A troca de experiências entre países megadiversos é fundamental para qualificar nossas políticas públicas e fortalecer a implementação dos compromissos assumidos no âmbito da Convenção sobre Diversidade Biológica”, destacou.  A visita reforça a cooperação internacional em biodiversidade e contribui para o fortalecimento de estratégias nacionais voltadas à conservação dos ecossistemas, ao uso sustentável dos recursos naturais e à mobilização de recursos para o cumprimento dos compromissos globais assumidos pelos países signatários da Convenção sobre Diversidade Biológica. Assessoria Especial de Comunicação Social do MMAimprensa@mma.gov.br(61) 2028-1227/1051Acesse o Flickr do MMA Fonte: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima

DOF recupera caminhonete furtada e apreende 2 toneladas de maconha após motoristas furarem bloqueio

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam, na manhã de sábado (6), dois veículos carregados com duas toneladas de maconha. A ação ocorreu na rodovia MS-299, no distrito de Jacareí, município de Japorã. A equipe realizava um bloqueio na rodovia que liga o distrito à linha internacional com o Paraguai quando deu ordem de parada a uma Toyota Hilux SW4 e a um Ford Fiesta. Os condutores desobedeceram e furaram o bloqueio. Em diligências na região, o Ford Fiesta foi localizado abandonado a cerca de mil metros do local. Logo em seguida, a SW4 também foi encontrada abandonada em uma estrada rural. Durante vistoria no interior da caminhonete, os militares encontraram diversos fardos de maconha. Nenhum dos suspeitos foi localizado. Durante a checagem dos sinais identificadores, os policiais constataram que a caminhonete ostentava placas clonadas e havia sido furtada em Maringá (PR), no dia 19 de dezembro de 2025. Os veículos e os 2 mil quilos de entorpecentes foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil de Mundo Novo. A apreensão gerou um prejuízo estimado de aproximadamente R$ 4,2 milhões ao crime organizado. A ação ocorreu no âmbito do Programa Brasil Contra o Crime Organizado, em parceria entre a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública). O DOF mantém um canal direto com a população para denúncias anônimas pelo telefone 0800 647-6300. O sigilo é garantido. Fonte: DOF – MS