Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional celebra 20 anos de combate à fome

O Fala MDS desta segunda-feira (8.06) é dedicado ao aniversário de 20 anos do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Neste período, o sistema estruturou políticas públicas integradas para assegurar o direito humano à alimentação adequada e foi fundamental para a saída do Brasil do Mapa da Fome da ONU pela segunda vez, em 2024. A primeira havia sido dez anos antes. As convidadas deste episódio são a secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome do MDS, Valéria Burity, e a presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Elisabetta Recine. Mas, há ainda a participação de outras autoridades no assunto. Elas analisaram a evolução histórica, o funcionamento e as metas futuras do Sisan. O Sisan conecta, atualmente, 24 ministérios do Governo do Brasil em um grupo técnico, a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan). Além disso, conta com os estados, municípios e a sociedade civil organizada. Valéria Burity ressaltou que essa organização institucional foi o motor que permitiu retirar 26,5 milhões de pessoas da situação de fome em 2023 e 2024. “O Sisan articulou as ações de outros sistemas que também foram fundamentais para a saída do Mapa da Fome, como o sistema de assistência, como o sistema de saúde, para que a gente conseguisse, de fato, garantir proteção social, garantir renda e garantir produção e consumo de alimentos”, recordou. À semelhança de outros sistemas, como o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o Sisan é feito pela adesão de estados e municípios. No início de 2023, eram apenas 536 municípios integrados, agora são mais de 2.220. “Muitos municípios já têm seus conselhos de segurança alimentar, tem suas câmaras, têm leis e tem ações concretas, seja um restaurante, uma cozinha comunitária que é do governo, ou uma cozinha solidária que é da sociedade civil, uma feira, ou apoia a agricultura familiar, têm um mercado público, compra da agricultura familiar para que a escola tenha uma alimentação melhor, os hospitais tenham uma alimentação melhor”, enumerou a secretária do MDS. Em nome da sociedade civil, a presidente do Consea, Elisabetta Recine, explicou que a fome é um fenômeno multidimensional e que não pode ser combatido com ações isoladas ou paliativas. Pelo Sisan, é possível articular objetivos, compromissos e orçamentos. “O sistema faz com que um problema complexo, como a fome, seja articulado de uma maneira complexa, o que não quer dizer que é complicada. É muito diferente. Complicado é quando a gente não sabe para onde ir. O sistema faz a gente saber para onde ir de uma maneira parceira”, defendeu. Na avaliação dela, para erradicar a fome é necessário mobilizar um conjunto de ações de diferentes setores. “O Brasil, nesse aspecto, ele é pioneiro e um exemplo. Os números conquistados do início de 2023 até agora, são números inéditos pela velocidade e pelo volume. Eles não são conquistados de qualquer maneira. Então, o mundo olha para esse resultado e olha para essa experiência de governança do Brasil”, destacou Recine. Também participaram deste episódio do Fala MDS a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lilian Rahal, que falou sobre a exigência da adesão formal ao Sisan como critério de elegibilidade para repasses e convênios estratégicos para os municípios. Além dela, a presidente da Caisan Municipal de São Cristóvão, em Sergipe, Lucianne Rocha, que relatou os impactos positivos da formalização e do funcionamento das instâncias de controle social no governo local. E a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Fernanda Pacobahyba, que falou sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), um dos sucessos que integram o Sisan. Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social · Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional celebra 20 anos de combate à fome Onde OuvirO Fala MDS tem episódios semanais, publicados às segundas-feiras, e está disponível nas plataformas  Spotify, Amazon, Deezer, Apple Podcasts e SoundCloud. O podcast também é distribuído às rádios de todo o país que queiram veiculá-lo. Assessoria de Comunicação – MDS Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

Patrícia Abravanel entra no clima da copa e promove clássico: ‘Copinha SBT, PSS X FFZ’

Patrícia Abravanel movimentou as redes sociais neste domingo (07), ao convocar os seguidores para acompanharem um dos momentos mais divertidos da Copinha SBT. Em publicação no Instagram, a apresentadora destacou o aguardado confronto entre os times PSS e FFZ e pediu palpites dos fãs. “Domingo é dia de clássico!!! A partida de futebol mais aguardada do ano: PSS X FFZ. Qual time vence a partida? Qual o placar? Comenta aí!”, escreveu Patrícia. A postagem rapidamente recebeu comentários de internautas que entraram na brincadeira e fizeram suas previsões para o duelo. Thais Carla exibe transformação após perder mais de 100 kg e recebe elogios A Copinha SBT é conhecida por reunir diversão e descontração no programa comandado pela apresentadora. Com a publicação, Patrícia aumentou a expectativa do público para mais uma edição da disputa, que já se tornou tradição entre os telespectadores. Confira bastidores abaixo: Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Patricia Abravanel (@patriciaabravanel) Fonte: TOP FAMOSOS

Torta nutritiva de mandioca: receita servida em escola estadual de MS vence concurso nacional de alimentação escolar

Carme Zorzanello, agente de merenda da REE de Iguatemi, venceu o Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, promovido pelo FNDE. A receita de torta nutritiva de mandioca sem glúten, tão apreciada pelos estudantes da Escola Estadual 08 de Maio, em Iguatemi, agora passará a fazer parte de um e-book nacional de boas práticas da alimentação escolar. A agente de merenda Carme Albertina Ferronatto Zorzanello participou da 3ª edição do Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, promovido pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), que divulgou o resultado popular, e Carme trouxe o primeiro lugar do concurso para Mato Grosso do Sul. O concurso nacional selecionou 55 receitas vencedoras, com duas receitas de cada Estado da Federação e uma representante da rede federal de ensino. Nos dias 15 a 30 de maio, por intermédio de votação popular, as 136 preparações finalistas, desenvolvidas por agentes de merenda de todo Brasil, foram escolhidas. A iniciativa integra o projeto Alimentação Escolar Nota 10 e tem como objetivo valorizar o trabalho agentes de merenda das escolas públicas brasileiras, além de incentivar a promoção de uma alimentação saudável, adequada e sustentável no ambiente escolar. Para a nutricionista do quadro técnico da COALE Andrielli Correa (CRE-8), a conquista é um reconhecimento à dedicação de Carme, na criatividade e compromisso com a alimentação dos estudantes. “O prêmio valoriza a importância dos profissionais que atuam na alimentação escolar, promovendo refeições saudáveis, nutritivas e saborosas, além de incentivar a valorização da alimentação escolar de qualidade”. Carme, a primeira da direita para a esquerda, ao lado das colegas de cozinha da escola 8 de Maio. As receitas participantes destacaram o uso de alimentos regionais, ingredientes da agricultura familiar e preparações alinhadas às diretrizes do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). De acordo com a coordenadora da Coale (Coordenadoria de Alimentação Escolar) e responsável técnica pelo PNAR na REE, Adriana Rossato, as iniciativas como esta são importantes para construção prioritária de hábitos alimentares saudáveis nas escolas brasileiras. “Assim, priorizando o desenvolvimento dos estudantes, nas condições de aprendizagem, bem como em sua saúde e qualidade de vida ao longo dos anos”, finaliza Rossato. Reconhecimento Carme Zorzanello, além do reconhecimento nacional, receberá R$ 5 mil em premiação e a EE 08 de Maio será contemplada com R$ 8 mil para aquisição de equipamentos ou melhorias na cozinha escolar. A receita de torta nutritiva de mandioca sem glúten fará parte de um e-book nacional de boas práticas da alimentação escolar. A cerimônia de premiação acontecerá em Brasília, durante o Prêmio PNAE 2026, no dia 23 de junho, no Centro Internacional de Convenções do Brasil. O Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar é promovido pelo FNDE, em parceria com Itaipu Binacional, Ifsuldeminas (Instituto Federal do Sul de Minas Gerais) e Fadema (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico). Adersino Junior, Comunicação SED Fotos: Arquivo CRE-8 Fonte: Governo MS

BPM Rural conduz homem à delegacia após flagrante de importunação sexual em Fazenda

O caso ocorreu na noite de sábado (6), durante ações da Operação Corpus Christi realizadas pela Patrulha Rural. Um homem de 43 anos foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Amambai após ser flagrado observando uma mulher enquanto ela tomava banho em uma propriedade rural do município. O caso ocorreu na noite de sábado (6), durante ações da Operação Corpus Christi realizadas pela Patrulha Rural. De acordo com o boletim de ocorrência, a equipe policial foi acionada pela proprietária da fazenda, residente no Paraná, após receber informações de que funcionários da propriedade estavam assustados com a presença de uma pessoa rondando a residência. No local, o caseiro relatou aos policiais que estava na área frontal da casa enquanto sua esposa e a filha do casal, de 9 anos, utilizavam o banheiro localizado nos fundos da residência. Durante o banho, a mulher percebeu que estava sendo observada por um homem através de uma abertura existente em um vitrô quebrado. Assustada, a vítima chamou pelo marido, que correu até o local, mas não conseguiu localizar o suspeito. Durante as buscas, os policiais encontraram rastros nas proximidades do banheiro. A análise dos vestígios levou a equipe a identificar marcas compatíveis com um par de chinelos. As evidências apontaram para um vizinho da propriedade, que foi localizado pelos policiais. Segundo a ocorrência, ele apresentava sinais de embriaguez e utilizava chinelos danificados semelhantes aos rastros encontrados. Questionado pela equipe, o homem confessou ter observado a vítima pelo vitrô do banheiro. Conforme registrado no boletim, ele demonstrou arrependimento e afirmou que pretendia pedir desculpas ao casal. A vítima e o esposo manifestaram interesse em representar criminalmente contra o autor. Diante dos fatos, todos os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Amambai para as providências cabíveis. O caso foi registrado como violação de domicílio e importunação sexual. Após prestar depoimento e assinar termo de compromisso para comparecer à Justiça quando intimado, o suspeito foi liberado. Fonte: BPM Rural

Milhões de estudantes farão as provas da primeira fase da 21ª Obmep

Milhões de estudantes de todo o Brasil a partir do 6º ano do ensino fundamental participam nesta terça-feira (9) das provas da primeira fase da 21ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A competição é organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), organização social vinculada ao Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), com o objetivo de incentivar o estudo da matéria e revelar talentos. As provas serão aplicadas nas próprias escolas. Nesta edição, os alunos concorrem a 8.450 medalhas nacionais (650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze). Os premiados também são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que incentiva o desenvolvimento acadêmico e oferece uma bolsa de R$ 300 mensais aos estudantes de escolas públicas que participem da iniciativa. O valor é pago pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foto: Arquivo Pessoal Davi Oliveira, de 14 anos, mora em Guarulhos (SP) e participou do PIC em 2025, depois que ganhou uma medalha de bronze na Obmep. Ele começou a competir nas olimpíadas do conhecimento aos 12 anos. Até aqui, ele já foi premiado com duas medalhas da Obmep, uma da Olimpíada Nacional de Nanotecnologia (Onano) e uma da Olimpíada de Matemática de São Paulo. Os bons resultados trouxeram oportunidades ao estudante. “Quando comecei a participar das olimpíadas, eu não imaginava que isso poderia me trazer tantas oportunidades. Eu gosto de matemática porque ela me desafia a pensar de formas diferentes. Meu sonho é entrar no ITA [Instituto Tecnológico de Astronáutica] e trabalhar com engenharia aeroespacial, porque sempre gostei muito de aviões, foguetes e tudo que envolve o espaço”, relata o estudante do 9º ano do ensino fundamental. A mãe dele, Mayara Regina Oliveira, relata que o garoto sempre foi muito curioso e que a matemática veio naturalmente como uma forma de incentivar o raciocínio. Dentro da família, o estudo é estimulado como uma forma de superar dificuldades e alcançar os próprios sonhos. “Vale a pena motivar a curiosidade dos filhos, apoiar seus interesses e procurar conhecer as oportunidades disponíveis. Uma simples inscrição em uma olimpíada pode ser o primeiro passo para transformar uma trajetória inteira. A história do Davi mostra que grandes sonhos podem nascer dentro de casa”, pontua ela. Saiba mais sobre a Obmep neste link. Saiba mais sobre o PIC neste link. Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Ana Paula Renault curte cenário paradisíaco no Rio de Janeiro e celebra: ‘O equilíbrio!’

Ana Paula Renault, de 44 anos, abriu o álbum de recordações e compartilhou uma declaração especial ao Rio de Janeiro nesta segunda-feira (8). Em publicação nas redes sociais, a jornalista destacou a relação que mantém com a Cidade Maravilhosa e refletiu sobre as características que mais admira no local. “Tem lugares que nos recebem. Outros nos provocam. O Rio de Janeiro, como sempre, faz os dois com uma combinação rara de beleza, cultura e sofisticação”, escreveu Ana Paula na legenda das fotos. A ex-BBB também destacou o contraste entre tradição e modernidade que enxerga na cidade. Thaynara OG comemora 10 anos de carreira na internet e celebra conexão: ‘Orgulhosa’ Na sequência, a jornalista revelou com qual região carioca mais se identifica. “Se eu fosse um bairro do Rio, eu seria Santa Teresa”, afirmou. Nos comentários, os seguidores aproveitaram a publicação para elogiar a beleza da apresentadora e a sensibilidade de suas palavras. Confira abaixo: Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Ana Paula Renault (@anapaularenault) Fonte: TOP FAMOSOS

Senasp reúne delegados das 27 unidades da Federação em curso de combate ao crime organizado

Brasília, 8/6/26 – Teve início, nesta segunda-feira (8), a segunda edição do Curso de Investigação das Organizações Criminosas: O Enfrentamento sob a Égide das Modernas Técnicas de Investigação. A capacitação tem o objetivo de fortalecer a capacidade do Estado no desmantelamento de estruturas criminosas complexas e na repressão ao crime organizado. Promovido pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o curso integra as ações de fortalecimento da investigação e da inteligência no enfrentamento ao crime organizado. Para o diretor de Operações Integradas e de Inteligência da Senasp, Anchieta Nery, o fortalecimento das capacidades investigativas é um dos pilares do enfrentamento ao crime organizado. “Nenhuma instituição enfrentará sozinha o crime organizado. Precisamos investir em integração, inteligência e qualificação profissional para fortalecer a capacidade do Estado brasileiro de combater essas estruturas criminosas cada vez mais sofisticadas”, disse. Ao longo da semana, delegados da Polícia Federal (PF) e das polícias civis das 27 unidades da Federação participarão de treinamento intensivo, com carga horária total de 84 horas-aula. O programa aborda técnicas avançadas de investigação, inteligência financeira e uso de novas tecnologias, preparando os participantes para enfrentar as complexidades do cenário criminal contemporâneo. Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Operação Dark Chain prende investigado por abuso sexual infantojuvenil no ambiente digital

Rio de Janeiro, 8/6/26 – Com apoio do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCRJ) deflagrou, nesta segunda-feira (8), a Operação Dark Chain. A ação resultou na prisão em flagrante de um homem investigado por armazenar conteúdo de abuso sexual infantojuvenil. A investigação teve como objetivo identificar e responsabilizar pessoas envolvidas na aquisição, no armazenamento e no compartilhamento de conteúdos ilícitos envolvendo crianças e adolescentes em ambientes digitais. Durante as diligências, as equipes especializadas encontraram indícios do uso de recursos tecnológicos avançados para acessar e disseminar esse tipo de conteúdo em ambientes da internet aberta e em áreas de acesso restrito da rede. As apurações também contaram com a análise de movimentações financeiras realizadas por meio de criptoativos, permitindo aprofundar as investigações e identificar evidências relevantes para a responsabilização do investigado. Prisão em flagrante Durante a prisão no bairro de Jacarepaguá, na capital fluminense, também foram recolhidos dispositivos eletrônicos pertencentes ao investigado. Durante análise preliminar dos equipamentos, os policiais localizaram centenas de arquivos com registros de abuso sexual infantojuvenil, configurando situação de flagrante delito. O investigado foi preso pela prática do crime previsto no artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que tipifica a conduta de adquirir, possuir ou armazenar material contendo cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente. A Operação Dark Chain evidencia a importância da integração entre as polícias judiciárias e os órgãos especializados em inteligência e investigação cibernética no enfrentamento aos crimes praticados contra crianças e adolescentes no ambiente digital. A cooperação entre as instituições fortalece a capacidade de identificar autores, rastrear ativos digitais e produzir conhecimento técnico voltado à proteção de grupos vulneráveis. As investigações prosseguem para a identificação de eventuais conexões com outros envolvidos e para o aprofundamento das análises decorrentes do material apreendido. Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Ponta Porã: Campo do Horto Florestal será reinaugurado com jogos amistosos nesta terça-feira

Espaço esportivo revitalizado pela Prefeitura de Ponta Porã volta a receber partidas com confrontos femininos e masculinos a partir das 19h A Prefeitura de Ponta Porã, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, concluiu a revitalização do Campo 1 do Horto Florestal, que será reinaugurado nesta terça-feira, dia 9 de junho, com a realização de dois jogos amistosos. A programação terá início às 19h e contará com partidas das categorias feminina e masculina. Segundo o secretário municipal de Esporte e Lazer, Ricardo Torraca, a revitalização atende determinação do prefeito Eduardo Campos, que autorizou melhorias nos dois campos de futebol suíço do Horto Florestal. No Campo 1 foram realizadas reformas nas traves e recomposição de parte do gramado sintético, permitindo a retomada das atividades esportivas. No Campo 1 as traves foram restauradas e recolocadas e o espaço está pronto para receber os jogos Fotos: Vinicius Gamarra O gramado sintético também recebeu reparos e está pronto para uso dos desportistas “O primeiro campo está revitalizado e as equipes já podem utilizar para jogos. A partir de agora estamos concentrados na reforma do Campo 2, que dentro de alguns dias também estará pronto e entregue para uso dos desportistas da nossa cidade”, afirmou o secretário. A programação de reinauguração começa com o amistoso feminino entre Não Confunda Sport Clube e Pato Futebol Clube. Em seguida, às 20h, será disputada a partida masculina entre Arena Perna de Pau Futebol Clube e Guia Lopes Futebol Clube. Ricardo Torraca destacou que os investimentos reforçam o compromisso da administração municipal com o esporte e o lazer. “A gestão municipal valoriza e investe na melhoria das condições físicas dos espaços de lazer para oferecer aos desportistas e à comunidade um local de qualidade e conforto”, ressaltou. A população está convidada a prestigiar a reinauguração e acompanhar os jogos no Horto Florestal.

Exclusivo: Pesquisa mostra os mais citados para deputado federal por partido e federação em MS

A pesquisa está registrada sob os números MS-06874/2026 e BR-03768/2026. O Instituto Ranking Brasil Inteligência realizou, no período de 1º a 5 de junho deste ano, junto a 2.000 moradores com 16 anos ou mais de idade, em 30 municípios de Mato Grosso do Sul, com intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, a 5ª pesquisa sobre as intenções de votos para deputados federais nas eleições gerais de 2026 no Estado. Espontânea Na pesquisa espontânea, quando é feita a pergunta aos entrevistados e não é dada nenhuma alternativa para resposta, temos os nomes dos mais citados por partido ou por federação. O Instituto Ranking Brasil Inteligência cumpriu o plano amostral neste instrumento tomando as devidas precauções no que se refere às quotas nos seus diversos estratos, inclusive por área geográfica. PL Entre os pré-candidatos do PL, a primeira colocada é a deputada estadual Mara Caseiro, com 1,8%, seguida pelo ex-deputado estadual Capitão Contar, com 1,7%, pelo deputado federal Marcos Pollon, com 1,6%, pelo deputado federal Rodolfo Nogueira, com 1,5%, pelo ex-deputado federal Edson Giroto, com 0,75%, e pelo ex-deputado estadual Neno Razuk, com 0,45%. Probabilidade de eleger de 2 a 3 deputados federais. União Brasil-PP Entre os pré-candidatos da Federação União Progressista, formada por União Brasil e PP, a primeira colocada é a ex-deputada federal Rose Modesto, com 3%, seguida pelo deputado federal Dr. Luiz Ovando, com 1,4%, pelo deputado federal Geraldo Resende, com 1,2%, pelo deputado federal Dagoberto Nogueira, com 0,9%, pelo Delegado André Matsushita, com 0,55%, e pelo empresário Carlos Bernardo, com 0,40%. Probabilidade de eleger de 2 a 3 deputados federais. PT, PV e PCdoB Entre os pré-candidatos da Federação PT, PV e PCdoB, o primeiro colocado é o deputado federal Vander Loubet, com 2%, seguido pela deputada federal Camila Jara, com 1,9%, pelo vereador Marquinhos Trad, com 1,3%, por Sandro Omar, com 0,5%, pela advogada Gisele Marques, com 0,2%, e pelo vereador Elias Ishi, com 0,15%. Probabilidade de eleger de 1 a 2 deputados federais. PSDB e Cidadania Entre os pré-candidatos da Federação PSDB e Cidadania, o primeiro colocado é o vereador Professor Juari, com 1%, seguido pela vice-prefeita de Corumbá, Bia Cavassa, com 0,65%, pela ex-secretário estadual Viviane Luiza, com 0,35%, por Dheinifer Martins, com 0,30%, por Natal Gonzaga, com 0,25%, e por Paula Campos, com 0,20%. Probabilidade de eleger de 1 deputado federal. Republicanos Entre os pré-candidatos do Republicanos, o primeiro colocado é o ex-secretário Jaime Verruck, com 0,8%, seguido pelo deputado federal Beto Pereira, com 0,7%, pelo deputado estadual Roberto Hashioka, com 0,60%, pela vereadora Isa Marcondes, com 0,3%, pelo Coronel Bittencourt, com 0,25%, e por Neto Santos, com 0,15%. Probabilidade de eleger de 1 a 2 deputados federais. De acordo com o Instituto Ranking Brasil Inteligência, os demais partidos e federações não obtiveram citações suficientes para conquistar sequer uma cadeira na Câmara dos Deputados por Mato Grosso do Sul, sendo que os votos brancos e nulos somaram 30,85%, enquanto os que não sabem ou não responderam totalizaram 40%. Veja abaixo o quadro com todos os citados na pesquisa: A pesquisa está registrada sob os números MS-06874/2026 e BR-03768/2026. Metodologia quantitativa, com a realização de entrevistas pessoais e pelo sistema CAT, utilizando questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado do Estado de Mato Grosso do Sul. Fonte: RANKING BRASIL INTELIGÊNCIA