Pé-de-Meia: saiba como é calculada a frequência nas aulas
O programa Pé-de-Meia do Ministério da Educação (MEC) busca reduzir a evasão escolar e garantir que alunos da rede pública concluam o ensino médio. Para isso, oferece um incentivo financeiro de R$ 200 mensais, que só é depositado caso os estudantes tenham frequência mínima de 80% nas aulas. A regra é válida tanto para quem estuda no ensino regular quanto para alunos da educação de jovens e adultos (EJA). A parcela mensal é sempre repassada com base na frequência dos meses anteriores e leva em conta um cálculo contínuo. O programa mede tanto a presença dos estudantes em cada mês de aula quanto a soma de todas as presenças durante o período letivo. Os dados para que essa medição seja feita são enviados pelas redes de ensino estaduais e municipais ou pelas instituições federais que ofertam ensino médio. Caso o aluno tenha uma frequência menor do que 80% em algum mês, a parcela referente a esse período não será paga, mas, se nos meses seguintes ele continuar comparecendo às aulas até acumular os 80% de média de assiduidade e continuar cumprindo os outros critérios do programa, poderá receber o incentivo daquele mês que havia sido bloqueado. Para saber qual a porcentagem de frequência acumulada computada pelo MEC, o estudante pode realizar a conferência do seu histórico de comparecimento na escola pela página de consulta. Caso acredite que a informação está incorreta, é preciso procurar a secretaria da escola para solicitar a correção. Justificativas de faltas são válidas, mas, para isso, é preciso procurar a secretaria da escola ou o responsável pela frequência dos alunos para comprovar o motivo das faltas o quanto antes, assegurando que a instituição de ensino tenha tempo de atualizar o registro de frequência e enviar a informação para o MEC. Cada rede de ensino possui suas próprias diretrizes sobre o cômputo de faltas justificadas. Condições – O Pé-de-Meia beneficia estudantes matriculados nas redes públicas de ensino que atendem aos seguintes critérios: Ter entre 14 e 24 anos no ensino médio regular ou entre 19 e 24 anos na educação de jovens e adultos (EJA); Integrar uma família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa; Possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF) regular; Manter frequência escolar mínima de 80% nas aulas. Conta – Os depósitos são feitos pela Caixa Econômica Federal em uma conta aberta automaticamente em nome dos estudantes que cumprem os critérios do programa. Caso o aluno seja menor de idade, para movimentar a conta, sacar o dinheiro ou utilizar o aplicativo Caixa Tem, é necessário que o responsável legal autorize seu uso pelo adolescente. Esse consentimento pode ser feito pelo aplicativo Caixa Tem ou em uma agência bancária da Caixa. Se o aluno tiver 18 anos ou mais, a conta já estará desbloqueada para utilização do valor recebido. Dúvidas – Estudantes, responsáveis e gestores escolares podem tirar dúvidas sobre o programa por meio da página de Perguntas Frequentes do Pé-de-Meia, que reúne orientações detalhadas sobre o funcionamento do programa, incluindo critérios para participar, formas de consultar o benefício, calendário de pagamentos, perguntas frequentes e passo a passo sobre a liberação de movimentação da conta para menores de idade. Pé-de-Meia – Instituído pela Lei nº 14.818/2024, o Pé-de-Meia tem como objetivo democratizar o acesso e reduzir a desigualdade social entre os jovens, além de garantir mais inclusão social pela educação, estimulando a mobilidade social. Ao comprovar a matrícula e a frequência, o estudante do ensino regular recebe R$ 200 mensais, que podem ser sacados a qualquer momento. No caso da educação de jovens e adultos (EJA), ao comprovar a matrícula, o estudante recebe R$ 200 e, pela frequência, mais R$ 225 mensais, ambos disponíveis para saque. Leia mais: Enem: estudante Pé-de-Meia é isento e pode receber R$ 200 extras O beneficiário do Pé-de-Meia ainda recebe R$ 1.000 ao final de cada ano concluído, que só podem ser retirados da poupança após a formatura no ensino médio. Considerando as parcelas de incentivo, os depósitos anuais e o adicional de R$ 200 pela participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os valores chegam a R$ 9,2 mil por aluno. Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB) Fonte: Ministério da Educação
MPA e MMA orientam pescadores sobre início do período de defeso do camarão marinho em Alagoas, Sergipe e Bahia
O novo período de defeso da pesca do camarão marinho nos estados de Alagoas, Sergipe e Bahia será de 1º de dezembro de 2026 a 15 de março de 2027. A alteração foi publicada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) por meio da Portaria Interministerial MPA/MMA nº 60, de 1º de junho de 2026. Essa portaria modifica o art. 1º da Instrução Normativa nº 14, que dispõe sobre o ordenamento da pesca nos três estados, compreendendo as áreas entre a divisa dos estados de Pernambuco, Alagoas e a divisa dos municípios de Mata de São João e Camaçari, na Bahia. Durante o período informado, fica vetado o transporte, a estocagem, a comercialização, o beneficiamento e a industrialização de qualquer volume de camarão das espécies especificadas na Instrução Normativa nº 14. ASCOM Ministério da Pesca e Aquicultura Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura
Veja os números da popularidade do presidente Lula em MS no mês de junho de 2026

A pesquisa está registrada sob os números MS-06874/2026 e BR-03768/2026. O Instituto Ranking Brasil Inteligência realizou, no período de 1º a 5 de junho deste ano, junto a 2.000 moradores com 16 anos ou mais de idade, em 30 municípios de Mato Grosso do Sul, com intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, a 5ª pesquisa de avaliação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Estado. De acordo com o levantamento, Lula tem desaprovação de 55% da população do Estado e aprovação de 42%, sendo que 3% não sabem ou não responderam. Além disso, 40% falaram que a gestão dele é ruim ou péssima, 32% disseram que é boa ou ótima e 25% opinaram que é regular, sendo que 3% não sabem ou não responderam. Nas pesquisas anteriores, realizadas nos mesmos períodos dos meses de fevereiro, março, abril e maio, na primeira ele teve 50% de reprovação e 47% de aprovação, sendo que 3% disseram que não sabiam ou não responderam, enquanto na segunda, Lula teve desaprovação de 51% e aprovação de 46%, sendo que 3% não sabiam ou não responderam, na terceira, ele teve desaprovação de 52% e aprovação de 45%, sendo que 3% não sabiam ou não responderam e, na quarta, Lula teve desaprovação de 52,2% e aprovação de 44,8%, sendo que 3% não sabiam ou não responderam. Além disso, na primeira, 38% falaram que a gestão dele era ruim ou péssima, 36% disseram que era boa ou ótima e 23% opinaram que era regular, sendo que 3% não sabiam ou não responderam, enquanto na segunda 42% falaram que a gestão dele era ruim ou péssima, 38% disseram que era boa ou ótima e 17% opinaram que era regular, sendo que 3% não sabiam ou não responderam, na terceira 39% falaram que a gestão dele era ruim ou péssima, 34% disseram que era boa ou ótima e 24% opinaram que era regular, sendo que 3% não sabiam ou não responderam e, na quarta, 43,2% falaram que a gestão dele era ruim ou péssima, 37,6% disseram que era boa ou ótima e 16,2% opinaram que era regular, sendo que 3% não sabiam ou não responderam. Dados técnicos A pesquisa está registrada sob os números MS-06874/2026 e BR-03768/2026. Metodologia quantitativa, com a realização de entrevistas pessoais e pelo sistema CAT, utilizando questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado do Estado de Mato Grosso do Sul. Fonte: RANKING BRASIL INTELIGÊNCIA
PF prende duas pessoas por descaminho em Roraima
Bonfim/RR. A Polícia Federal prendeu em flagrante duas pessoas pelo crime de descaminho durante ações realizadas na fronteira entre o Brasil e a Guiana. As mercadorias, provenientes da Guiana, eram compostas principalmente por perfumes e produtos de maquiagem. Os presos foram encaminhados à Superintendência Regional da Polícia Federal em Roraima para a realização dos procedimentos de polícia judiciária e, posteriormente, liberados mediante pagamento de fiança. Comunicação Social da Polícia Federal em RoraimaE-mail: cs.srrr@pf.gov.brTelefone: (95) 3621-4747 Fonte: Polícia Federal
Como a população de MS avalia o governador Eduardo Riedel em junho de 2026

A pesquisa está registrada sob os números MS-06874/2026 e BR-03768/2026. O Instituto Ranking Brasil Inteligência realizou, no período de 1º a 5 de junho deste ano, junto a 2.000 moradores com 16 anos ou mais de idade, em 30 municípios de Mato Grosso do Sul, com intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, a 5ª pesquisa de avaliação do governador Eduardo Riedel (PP). De acordo com o levantamento, Riedel tem aprovação de 72% da população do Estado e desaprovação de 20%, sendo que 8% não sabem ou não responderam. Além disso, 55% falaram que a gestão dele é boa ou ótima, 20% disseram que é regular e 17% opinaram que é ruim ou péssima, sendo que 8% não sabem ou não responderam. Nas pesquisas anteriores, realizadas nos mesmos períodos dos meses de fevereiro, de março, abril e maio, na primeira ele tinha aprovação de 68% e desaprovação de 25%, sendo que 7% não sabiam ou não responderam, enquanto na segunda Riedel tinha aprovação de 70% e desaprovação de 22%, sendo que 8% não sabiam ou não responderam, na terceira, ele tinha 71% de aprovação e 22% de desaprovação, sendo que 7% não sabiam ou não responderam e, na quarta, Riedel tinha 72,4% de aprovação e 21,6% de desaprovação, sendo que 6% não sabiam ou não responderam. Além disso, na primeira, 50% falaram que a gestão dele era boa ou ótima, 22% disseram que era regular e 21% opinaram que era ruim ou péssima, sendo que 7% não sabiam ou não responderam, enquanto na segunda 52% falaram que a gestão dele era boa ou ótima, 21% disseram que era regular e 19% opinaram que era ruim ou péssima, sendo que 8% não sabiam ou não responderam, na terceira, 53% falaram que a gestão dele era boa ou ótima, 22% disseram que era regular e 18% opinaram que era ruim ou péssima, sendo que 8% não sabiam ou não responderam e, na quarta, 53% falaram que a gestão dele era boa ou ótima, 23,2% disseram que era regular e 17,8% opinaram que era ruim ou péssima, sendo que 6% não sabiam ou não responderam., Dados técnicos A pesquisa está registrada sob os números MS-06874/2026 e BR-03768/2026. Metodologia quantitativa, com a realização de entrevistas pessoais e pelo sistema CAT, utilizando questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado do Estado de Mato Grosso do Sul. Fonte: RANKING BRASIL INTELIGÊNCIA
Parceria de Coronel David com Tacuru recebe reconhecimento público durante a EXPOTAC 2026
Ao longo dos últimos nove anos, investimentos destinados pelo deputado estadual Coronel David ajudaram a fortalecer a saúde pública, apoiar a educação e levar mais qualidade de vida às famílias tacuruenses Enquanto a arena da EXPOTAC 2026 recebia milhares de pessoas para celebrar a tradição, a cultura e o aniversário do município, uma história construída longe dos holofotes também era lembrada no palco da festa. Ao longo dos últimos nove anos, investimentos destinados pelo deputado estadual Coronel David ajudaram a fortalecer a saúde pública, apoiar a educação e levar mais qualidade de vida às famílias tacuruenses, consolidando uma parceria reconhecida pela própria administração municipal. Durante a abertura da EXPOTAC 2026, o prefeito Rogério Torquetti (PSDB) destacou publicamente a importância do apoio do parlamentar para o desenvolvimento da cidade. “Vou completar seis anos de gestão e, durante todos esses anos, Tacuru contou com a mão amiga do Coronel David. Tivemos recursos para a saúde, para a educação e também para o esporte e o lazer, como o parquinho construído para nossas crianças”, afirmou o prefeito. O reconhecimento é respaldado pelos números. Desde 2017, Coronel David destinou quase meio milhão de reais em emendas parlamentares para Tacuru, com investimentos voltados principalmente para a área da saúde. Os recursos contribuíram para a aquisição de equipamentos, custeio de ações e serviços de saúde e fortalecimento da estrutura de atendimento à população. Presente na festa, Coronel David ressaltou a importância da união entre os poderes e da parceria institucional para garantir avanços concretos para a população. “Graças ao trabalho conjunto da Prefeitura, da Câmara Municipal e ao apoio do Governo do Estado, Tacuru consegue oferecer uma festa desta dimensão para suas famílias. É uma alegria participar deste momento e ver o município crescendo, gerando oportunidades e valorizando suas tradições”, afirmou. A EXPOTAC 2026 reuniu autoridades, produtores rurais, comerciantes e moradores em uma grande celebração da cultura sul-mato-grossense, fortalecendo a economia local e promovendo momentos de lazer para a população. Para Coronel David, mais do que participar da festa, o momento simboliza a satisfação de acompanhar os resultados de investimentos que chegam diretamente à população. “É gratificante retornar a Tacuru e ver que os recursos destinados estão ajudando a melhorar a vida das pessoas. Esse sempre foi o objetivo do nosso mandato. Trabalhar para que os municípios tenham condições de avançar e oferecer mais qualidade de vida à sua gente”, finalizou o deputado. Fonte: Assessoria
Paulo Corrêa lidera pesquisa de intenção de voto para deputado estadual no PL
No levantamento, que ouviu eleitores de 30 municípios, o parlamentar aparece na primeira colocação entre os nomes da sigla. 1º secretário da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Paulo Corrêa (PL) lidera as intenções de voto entre os pré-candidatos do Partido Liberal, em nova pesquisa divulgada pelo Instituto Ranking Brasil nesta segunda-feira (8). No levantamento, que ouviu eleitores de 30 municípios, o parlamentar aparece na primeira colocação entre os nomes da sigla. O resultado reforça a força política de Paulo Corrêa e o reconhecimento ao trabalho desenvolvido em todas as regiões do Estado. Com atuação municipalista, o parlamentar mantém presença constante nos 79 municípios, destinando recursos e destravando investimentos para desenvolver Mato Grosso do Sul e melhorar a qualidade de vida da população. Para Paulo Corrêa, o resultado é reflexo de uma trajetória construída ao lado dos municípios, ouvindo lideranças locais e transformando as demandas da população em resultados concretos. “Fico muito feliz com esse reconhecimento, mas encaro o resultado com muita responsabilidade. Nossa atuação sempre foi baseada no trabalho, na presença nos municípios e no compromisso de melhorar a vida das pessoas. É isso que continuaremos fazendo”, afirmou. Paulo Corrêa também destacou a parceria com o governador Eduardo Riedel e defendeu a continuidade de uma gestão que tem transformado Mato Grosso do Sul em referência nacional em crescimento econômico, geração de empregos e atração de investimentos. “Mato Grosso do Sul vive um dos melhores momentos da sua história. Nosso compromisso, ao lado do governador Eduardo Riedel, é continuar trabalhando para fortalecer os municípios, impulsionar o desenvolvimento, gerar oportunidades e garantir um futuro cada vez melhor para os sul-mato-grossenses”, finalizou. Fonte: Site Paulo Correa
Funtrab alerta sobre golpe onde nome da instituição é usado para cobrar por cursos e treinamentos
A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) alerta trabalhadores e empregadores sobre tentativas de golpe envolvendo falsas ofertas de emprego divulgadas de forma indevida, utilizando o nome da instituição e de empresas parceiras. A Funtrab recebeu relatos de candidatos abordados por terceiros que, após suposto encaminhamento para vagas de emprego, foram orientados a realizar pagamentos para cursos, treinamentos ou outras etapas do processo seletivo. Diante dessa situação, a Fundação esclarece que não cobra qualquer valor pelos serviços prestados, incluindo cadastro, encaminhamento para vagas, emissão de documentos, qualificação profissional ou participação em processos seletivos. É importante destacar que golpes são aplicados diariamente nos mais diversos setores da sociedade e que criminosos costumam utilizar nomes de instituições públicas e privadas para tentar dar credibilidade às fraudes. Por isso, a orientação é que a população mantenha atenção redobrada diante de qualquer solicitação de pagamento ou contato suspeito. A Funtrab reforça que os encaminhamentos para vagas de emprego são realizados exclusivamente por meio de seus canais oficiais e, em regra, de forma presencial nas Casas do Trabalhador distribuídas em todo o Estado. Nenhum servidor ou representante da Fundação está autorizado a solicitar depósitos, transferências, PIX ou qualquer tipo de pagamento para garantir vagas de emprego ou participação em processos seletivos. Caso o trabalhador receba mensagens, ligações ou propostas que envolvam cobrança de valores para obtenção de emprego, a recomendação é interromper imediatamente o contato, não efetuar pagamentos e procurar uma unidade da Funtrab para confirmação das informações. A Fundação também orienta que eventuais vítimas registrem Boletim de Ocorrência e denunciem os casos às autoridades competentes. A Funtrab reforça que todas as informações sobre vagas de emprego, ações, programas e serviços são divulgadas exclusivamente pelos canais oficiais da instituição. Em caso de dúvida, o trabalhador deve buscar confirmação diretamente junto às Casas do Trabalhador ou pelos meios oficiais de comunicação da Fundação. Comunicação Funtrab Foto: Bruno Rezende/Secom/Arquivo Fonte: Governo MS
1ª Edição do HRD no Ritmo da Doação une música e solidariedade para incentivar doação de sangue

Evento aberto à população pretende ampliar o número de doadores voluntários e conscientizar sobre a importância da doação regular de sangue Com o objetivo de fortalecer a cultura da doação voluntária de sangue e contribuir para a manutenção dos estoques hemoterápicos da região, o Hospital Regional de Dourados (HRD), em parceria com o Hemosul Dourados, promove a 1ª Edição do HRD no Ritmo da Doação. O evento será realizado no próximo dia 13, das 7h30 às 12h, na Policlínica Cone Sul e é aberto a toda a população. A proposta é transformar o momento da doação em uma experiência ainda mais acolhedora e especial, unindo solidariedade e música. Durante toda a manhã, os voluntários serão recebidos com apresentações ao vivo de diferentes estilos musicais, incluindo MPB, sertanejo, pop/rock e rock nacional. Evento será realizado no dia 13 de junho, das 7h30 às 12h, na Policlínica Cone Sul, em Dourados. A iniciativa busca sensibilizar a comunidade sobre a importância da doação regular de sangue, um gesto simples que pode salvar vidas e fazer a diferença para pacientes que dependem de transfusões em tratamentos, cirurgias e atendimentos de urgência e emergência. A Diretora Assistencial do HRD, Denyse Goulart, destaca que cada doação representa uma oportunidade de esperança para quem precisa. “Em poucos minutos, uma pessoa pode contribuir para salvar até quatro vidas. Por isso, convidamos toda a população para fortalecer os estoques de sangue e garantir assistência a todos os pacientes que necessitam desse recurso tão importante”, destaca a diretora. A coordenadora da Rede Hemosul, Marina Sawada Torres, ressalta que doar sangue é um gesto simples, mas com um impacto significativo na vida de muitas pessoas. “A doação de sangue é uma demonstração de solidariedade e cuidado com o próximo. Cada doador contribui para que os estoques permaneçam abastecidos e preparados para atender quem precisa. Nosso convite é para que a população participe dessa corrente do bem e faça da doação um hábito, fortalecendo uma cultura de solidariedade que beneficia toda a sociedade”, destaca. O HRD e o Hemosul Dourados reforçam o convite para que a população participe da ação e ajude a espalhar essa corrente de solidariedade. Afinal, doar sangue é um gesto que não custa nada, mas tem um valor imensurável para quem recebe. Serviço 1ª Edição do HRD no Ritmo da Doação Data: 13 de junho de 2026 (sábado) Horário: das 7h30 às 12h Local: Policlínica Cone Sul, ao lado do Hospital Regional de Dourados (Endereço: BR 463, Km 37 – Área Rural, Dourados – MS, 79.904-588) Comunicação SES, com informações do HRD Fotos: Divulgação HRD (capa)/Arquivo SES Fonte: Governo MS
Compras públicas: Estado discute estratégias para transformar contratações em instrumento de desenvolvimento
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da SAD (Secretaria de Estado de Administração), promoverá o 2º Licicomp – Congresso Estadual de Licitações e Compras Públicas, com foco em compras públicas sustentáveis. A iniciativa acontece nos dias 9 e 10 de junho, durante o 4º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul, realizado pela Assomasul no Bosque Expo, e reunirá representantes dos poderes públicos, órgãos de controle, instituições de justiça, universidades, organismos internacionais, setor produtivo e sociedade civil para debater os desafios e estratégias voltados à implementação de critérios ambientais, sociais e de governança (ESG) nas contratações públicas. Com o tema geral “Compras Públicas Sustentáveis: desafios e estratégias para implementação”, o evento propõe uma reflexão sobre o papel estratégico do poder de compra do Estado como instrumento de transformação econômica, social e ambiental, evidenciando que sustentabilidade não se restringe a ações ambientais isoladas, mas deve estar incorporada em todas as etapas do ciclo da contratação pública. A programação abordará todo o processo licitatório, desde o planejamento das contratações até a gestão de passivos decorrentes de compras públicas realizadas sem critérios sustentáveis. Os painéis discutirão temas relacionados ao Plano de Contratações Anual (PCA), elaboração de Estudos Técnicos Preliminares (ETP) e Termos de Referência (TR), pesquisa de mercado, seleção de fornecedores, segurança jurídica, execução contratual, monitoramento, transparência, controle social, logística reversa e economia circular. Segundo o secretário de Estado de Administração, Roberto Gurgel de Oliveira Filho, o objetivo do evento é fortalecer uma cultura institucional orientada à integridade, eficiência e sustentabilidade. “Nosso objetivo nesta segunda edição do Licicomp é demonstrar que compras públicas sustentáveis não representam aumento de custos, mas sim uma estratégia de gestão voltada à redução de desperdícios, prevenção de passivos, otimização de recursos públicos e geração de valor para a sociedade”, afirma Gurgel. As compras públicas representam parcela significativa da atividade econômica nacional e possuem capacidade de induzir comportamentos de mercado, estimular inovação, fortalecer pequenos negócios, fomentar cadeias produtivas sustentáveis e ampliar a eficiência da Administração Pública. Nesse contexto, a adoção de critérios ESG nas contratações públicas passa a ser compreendida como ferramenta estratégica de desenvolvimento e governança. Durante a abertura do evento será realizada a renovação do selo da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), iniciativa coordenada pelo Governo Federal, reafirmando o compromisso do Estado de Mato Grosso do Sul com a implementação de políticas públicas alinhadas à sustentabilidade, inovação, transparência e eficiência administrativa. Além dos debates técnicos, o evento contará com entregas estratégicas coordenadas pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS), voltadas ao fortalecimento das políticas públicas municipais e à promoção da sustentabilidade nos territórios. Entre as iniciativas estão o lançamento do “Furgão Labô”, unidade móvel que percorrerá o Estado apoiando os municípios no monitoramento da qualidade da água e no fortalecimento do saneamento rural; a implantação de novos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para ampliar a estrutura de gestão de resíduos sólidos e incentivar a destinação ambientalmente adequada dos materiais; e a entrega do Selo de Sustentabilidade a sete municípios que se destacaram pelo compromisso com boas práticas na gestão de resíduos sólidos, reconhecendo experiências exitosas e estimulando o aprimoramento contínuo da governança ambiental local. O congresso é direcionado a servidores municipais e estaduais dos setores responsáveis por compras, auditoria, controladoria, procuradoria, planejamento, finanças e sustentabilidade, que atuam diretamente na formulação, execução, fiscalização, monitoramento e aperfeiçoamento das contratações públicas. A expectativa é que o congresso consolide um espaço permanente de diálogo e construção institucional entre Estado, mercado, órgãos de controle, universidades e sociedade civil, fortalecendo a visão de que as contratações públicas devem atuar não apenas como instrumentos administrativos, mas também como mecanismos de transformação e desenvolvimento sustentável. Laiana Horing Nantes, Comunicação SAD Foto: Álvaro Rezende/Secom/Arquivo Fonte: Governo MS