Seminário nacional debate atualização da formação em segurança pública no Brasil

Brasília, 8/6/26 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), realiza nos dias 8 e 9 de junho o Seminário de Gestores de Ensino e Pesquisa da Segurança Pública (Segep). O encontro reúne representantes das instituições de segurança pública dos estados, do Distrito Federal e dos municípios para contribuir para a atualização da Matriz Curricular Nacional (MCN), principal referência para a formação e capacitação dos profissionais da área em todo o Brasil. A Matriz Curricular Nacional orienta cursos de formação, aperfeiçoamento, atualização, capacitação e especialização das forças de segurança pública brasileiras. A revisão busca adequar conteúdos e diretrizes pedagógicas às transformações sociais, institucionais e legislativas ocorridas nos últimos anos, além de fortalecer a abordagem voltada à proteção e à promoção dos direitos humanos. O seminário foi estruturado como um espaço de diálogo e construção coletiva, permitindo que gestores de ensino e pesquisa das instituições de segurança pública apresentem contribuições técnicas para o aperfeiçoamento da matriz curricular. A proposta fortalece o caráter participativo do processo e busca garantir que o documento reflita as diferentes realidades e necessidades dos entes federativos. “A atualização da Matriz Curricular Nacional representa um passo fundamental para fortalecer a formação dos profissionais de segurança pública em todo o Brasil. Ao reunir gestores de ensino e pesquisa das diversas instituições, promovemos uma construção colaborativa que valoriza as experiências locais e contribui para a formação de profissionais cada vez mais preparados para os desafios contemporâneos da segurança pública”, destaca a diretora de Ensino e Pesquisa (DEP) da Senasp, Michele dos Ramos. Programação A programação está dividida em dois dias. Nesta segunda-feira (8), participaram representantes das polícias civis, das polícias técnico-científicas e das guardas civis municipais. Já na terça-feira (9), os debates serão direcionados aos representantes das polícias militares e dos corpos de bombeiros militares. O Segep é destinado a gestores e gestoras de ensino, pesquisa ou funções equivalentes das instituições de segurança pública dos entes federativos, consolidando-se como um importante fórum para o fortalecimento das políticas de formação profissional e o aprimoramento das ações de segurança pública em âmbito nacional. Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

O que preciso fazer para ser salvo? por Eloir Vieira

“E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa” (At 16.30,31). Quem salva, não são os homens religiosos, chefes, mestres; nem são as instituições religiosas, denominações com seus rituais religiosos; as igrejas são boas, os homens ensinam o caminho, mas não salvam! Quem salva é somente Deus Altíssimo, Criador e SENHOR: “Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há Salvador” (Is 43.11). O próprio Deus se fez carne na pessoa de Jesus, e se entregou como sacrifício para o perdão dos pecados de toda a humanidade: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade” (Jo 1.14). Milagrosamente, uma mulher virgem ficou grávida pelo poder do Espírito Santo e concebeu um filho que se chama Jesus, O Cristo: “E ela dará à luz um filho, e lhe porás o nome de JESUS, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mt 1.21). Onde abundou o pecado, superabundou a graça; pela graça somos salvos por Jesus Cristo que nos comprou a preço de sangue. Cada ser humano que crê no coração e confessa Jesus Cristo com a sua boca, tem sua condenação revogada e sua condição de morto revertida: “A saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, será salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação” (Rm 10.9,10). O que precisamos fazer para sermos salvos? Precisamos crer em Jesus Cristo, Filho de Deus, que é o único meio verdadeiro para salvação: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6). Jesus, Filho de Deus, e O Pai celestial, são o mesmo Deus: “Eu e o Pai somos um” (Jo 10.30). Somente Jesus Cristo, que é Deus, pode salvar o ser humano: “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (At 4.12). “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida” (1ªJo 5.11,12). Um certo carcereiro perguntou a Paulo e Silas, o que deveria fazer para se salvar: “E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa” (At 16.30,31). Tanto o carcereiro, quanto todos os que estavam em sua casa naquela noite, ouviram a Palavra de Deus e creram em Jesus Cristo; foram batizados e salvos (33). O ser humano ganhou o direito de reconciliar-se com Deus, graças ao sacrifício de Jesus! Recebendo Cristo, somos salvos (Jo 1.11; Rm 3.24-26; 5.17-21; 2ªCo 5.18,19; Ef 2.1,4,5). Jesus nos liberta da condenação por causa do pecado; e seu Espírito nos vivifica: “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres” (Jo 8.36); “Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade” (2ªCo 3.17). Os pregadores do evangelho, e as igrejas são importantes para evangelizar e batizar! Eloir Vieira

Sicredi Centro-Sul MS/BA estará presente na Expomara 2026

A Sicredi Centro-Sul MS/BA estará presente em mais uma importante exposição agropecuária de Mato Grosso do Sul. Desta vez, a Cooperativa participa da 55ª edição da Expomara 2026, realizada de 9 a 14 de junho em Maracaju (MS), evento que promete ser um dos maiores da região. Durante a feira, a instituição contará com um estande voltado ao atendimento de associados e da comunidade. Entre as condições especiais ofertadas pela Cooperativa estarão linhas de crédito, seguros, consórcios e atendimento consultivo para investimentos. O diretor executivo da Cooperativa, Giorgio Bonato, destaca que a presença da instituição em eventos ligados ao agronegócio reforça o compromisso do Sicredi em estar próximo do setor produtivo e apoiar o desenvolvimento econômico das comunidades onde atua. A Expomara reunirá, em sua programação, atrações voltadas ao agronegócio, entretenimento, cultura, tecnologia e grandes shows nacionais. Neste ano, a feira terá como tema “Abrindo caminhos, gerando conexões” e deve movimentar o comércio, o turismo e o setor agropecuário da região. A edição de 2026 conta com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, da Câmara Municipal e da Prefeitura de Maracaju. Recentemente, a Sicredi Centro-Sul MS/BA também esteve em Maracaju durante a Showtec 2026, considerada a maior vitrine de tecnologia e inovação de Mato Grosso do Sul. Além de oferecer condições especiais em soluções financeiras, a Cooperativa promoveu ações de educação financeira voltadas a estudantes, realizou palestras técnicas para o segmento agro e fortaleceu o relacionamento com associados e visitantes da feira.

Luma Cesar mostra presentes trazidos do Japão pelos pais e se declara: ‘Amo vocês’

Luma Cesar, de 25 anos, compartilhou nesta segunda-feira (8), um momento especial em família ao lado dos pais, o jornalista Cesar Filho e a apresentadora Elaine Mickely. Nas redes sociais, a influenciadora mostrou os mimos que o casal trouxe do Japão para os netos, Arthur e a pequena Luiza, que ainda estão à caminho. Nos registros, a família aparece admirando pares de sapatos amarelos combinando, escolhidos especialmente para os avós e os netos. Arthur será o primeiro filho de Luma com o empresário inglês Ed Beccle, enquanto Luiza será a primeira de seu irmão, Luigi Lorenzo. Ao compartilhar o momento, Luma demonstrou entusiasmo com a ideia de ver todos usando os acessórios iguais. “Eles voltaram do Japão com mimos para Arthur e Luiza combinando com os avós. Imagina esses quatro combinando!”, escreveu ela na legenda, divertindo os seguidores e reforçando o clima de carinho e união familiar. Confira: Grazi Massafera relembra fase fitness com pose de ioga abdômen definido: ‘Dia desses’ Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Luma Cesar Beccle (@luma.cesar) Fonte: TOP FAMOSOS

No Amapá, Ministério do Turismo promove linha de crédito de mais de R$ 1 bilhão para empreendedores do setor

O Ministério do Turismo (MTur) realizou nesta segunda-feira (8), em Macapá (AP), a 4ª edição do programa “Brasil Mais Crédito para o Turismo”, iniciativa que orienta empresários e prestadores de serviços sobre o acesso às linhas de financiamento do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), que dispõe de mais de R$ 1 bilhão para operações em 2026.  Durante a agenda, o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, assinou ainda um protocolo de intenções com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) para ampliar ações conjuntas de desenvolvimento regional e facilitar o acesso ao crédito, com prioridade para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O ministro destacou a importância dessa iniciativa. “O objetivo é claro: orientar empreendedores turísticos locais sobre como acessar financiamentos em condições extremamente vantajosas, por meio do Fungetur. Essa grande mobilização nacional chega com força total ao Amapá, dando continuidade a um circuito que percorrerá todo o país. O Fungetur é o combustível que o setor precisa. É uma linha de crédito desenhada para financiar capital de giro, a execução de obras e a aquisição de equipamentos”, afirmou. O ‘Brasil Mais Crédito para o Turismo’ já passou por Salvador (BA), Fortaleza (CE), durante o Salão do Turismo, e João Pessoa (PB), como parte da programação do Fórum Internacional de Mulheres no Turismo, evento que debateu o protagonismo feminino no setor. “Estamos falando de ‘recurso na veia’ para que principalmente os pequenos negócios – as pousadas, os restaurantes, as agências de viagens, os guias de turismo – possam promover melhorias reais nas suas atividades”, disse o ministro. Também participam das agendas no Estado os ministros Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR); e Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Sobre o protocolo, Gustavo Feliciano afirmou que o objetivo é fortalecer o setor. “Estamos assinando hoje, aqui, um Protocolo de Intenções com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, com meu amigo ministro Waldez Góes, para desenvolvimento do turismo regional. Vamos juntos construir políticas públicas para que mais empreendedores possam se desenvolver e oferecer o que o Brasil tem de melhor, que é a recepção calorosa do seu povo. Vamos facilitar o acesso ao crédito do Fungetur para que o turismo se fortaleça ainda mais”, complementou. A parceria prevê a elaboração de planos de ação conjuntos e a indicação, em até 30 dias, dos responsáveis pela execução das iniciativas. O protocolo terá vigência inicial de 12 meses, com possibilidade de prorrogação. A edição no Amapá do “Brasil Mais Crédito para o Turismo” foi realizada também no Oiapoque, onde o ministro cumpriu agenda pela manhã. As ações do MTur nas duas cidades amapaenses preveem ainda orientações sobre o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) – sistema oficial do Ministério do Turismo que cadastra e regulamenta pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico no Brasil (requisito para acesso aos financiamentos). Em Macapá, o ministro falou ainda sobre uma política especial, implementada pelo Ministério do Turismo na semana passada, anunciada em João Pessoa (PB) e que dá apoio para mulheres empreendedoras do setor, que foram vítimas de violência doméstica.  “Sabemos o quanto é difícil se reconstruir após um episódio assim. Por isso vamos  fortalecer as mulheres empreendedoras com crédito, para que elas possam voltar cada vez mais fortes e independentes”, disse. Ele citou, também, o bom momento que o turismo brasileiro vive. “Estamos impulsionando o turismo local e reforçando o maior compromisso do governo do presidente Lula: a proteção e valorização da mulher, a geração de emprego, renda e inclusão social. Senhoras e senhores, o momento para o Amapá acelerar o turismo não poderia ser melhor. O desempenho positivo do setor no Estado acompanha os recordes nacionais que temos registrado em todo o Brasil, criando as condições perfeitas para que empreendedores apostem, invistam e acreditem no turismo como força econômica”, finalizou. Fungetur As linhas do Fungetur podem ser usadas para capital de giro, aquisição de equipamentos e obras, beneficiando principalmente pequenos negócios, como meios de hospedagem, restaurantes, agências de turismo, guias e demais empreendedores da cadeia turística. Entre 2018 e 2026, o Fungetur acumulou 14.789 operações contratadas no país, movimentando R$ 5,1 bilhões em financiamentos. Apenas em 2026, até 2 de junho, foram registradas 719 operações, no valor de R$ 276,3 milhões em crédito concedido. No Amapá, foram contratados treze financiamentos entre 2023 e 2026, totalizando R$ 4,04 milhões. Todos os recursos foram destinados a capital de giro. Macapá concentrou doze operações, equivalentes a R$ 3,3 milhões, beneficiando agências de viagens, organizadoras de eventos, restaurantes e empresas de transporte turístico. Em 2026, foram fechados dez contratos, todos na capital, que somaram R$ 3,03 milhões. O Estado possui atualmente 555 prestadores de serviços turísticos regularizados no Cadastur. As atividades com maior número de registros são agências de turismo, com 140 cadastros; restaurantes, bares e similares, com 104; e meios de hospedagem, com 90 estabelecimentos. Em Macapá, há 381 prestadores cadastrados, liderados por agências de turismo (123), guias de turismo (66) e organizadoras de eventos (50). Infraestrutura Além das ações voltadas ao crédito, o Ministério do Turismo mantém doze contratos ativos de infraestrutura turística no Amapá, que somam R$ 65,5 milhões. Desde 2023, três obras foram concluídas, totalizando R$ 8,6 milhões em investimentos. Em Macapá, os principais investimentos em execução incluem a construção do Centro de Convenções, com aporte de R$ 12 milhões; as obras no Parque do Centenário, de R$ 11,4 milhões; e a reforma do Teatro das Bacabeiras, com recursos de R$ 10 milhões. Fluxo Os indicadores do fluxo turístico também mostram crescimento do mercado internacional no estado. Em 2025, o Amapá recebeu 52 mil turistas estrangeiros, resultado 33% superior ao registrado em 2024 e o segundo maior da região Norte no período. Turismo fronteiriço Nesta segunda-feira (8), durante agenda em Oiapoque, o Ministério do Turismo também anunciou a elaboração de um diagnóstico e de um plano de ação para o turismo nas áreas de fronteira do Amapá e do Pará, que fazem divisa com a Guiana Francesa e o

Como funcionam os laboratórios de segurança no Brasil

Por trás de cada vacina, diagnóstico ou descoberta científica, existe um cuidado essencial: a biossegurança. No Brasil, esse sistema organiza os laboratórios conforme o risco dos agentes manipulados e garante que a pesquisa avance com responsabilidade, protegendo pesquisadores, população e meio ambiente.  É nesse contexto que entram os níveis de biossegurança, uma classificação que orienta desde pesquisas mais simples até estudos com agentes altamente perigosos, sempre com o grau adequado de proteção.  Os agentes biológicos são classificados por autoridades em saúde em diferentes classes de risco. No Brasil, o órgão responsável é o Ministério da Saúde, que considera diversos critérios, como infectividade, patogenicidade e virulência dos agentes biológicos, disponibilidade de medidas terapêuticas e profiláticas eficazes, modo de transmissão e dose infectante.  A partir dessa avaliação, estabelece-se uma escala progressiva de controle. Quanto maior o risco do agente manipulado, maior a complexidade das exigências de infraestrutura, equipamentos e práticas laboratoriais. É essa lógica que organiza os níveis de biossegurança como NB1, NB2, NB3 e NB4, todos baseados em normas internacionais.   A classificação funciona como uma escada: começa no nível básico e avança até estruturas altamente complexas, de acordo com o risco dos agentes.  NB1 – nível básico  É o nível mais simples da biossegurança. Nele, são manipulados plantas, animais e microrganismos que não causam doenças em pessoas saudáveis. As atividades ocorrem em bancadas abertas, seguindo boas práticas laboratoriais, sem necessidade de estruturas especiais. É o ponto de partida para a pesquisa científica em ambientes controlados.  NB2 – risco moderado  Nos laboratórios NB2, são estudados agentes biológicos que podem causar doenças em humanos, mas com risco considerado moderado. O acesso ao ambiente é controlado durante as atividades, os pesquisadores utilizam equipamentos de proteção individual (EPIs), conforme o tipo de experimento. Procedimentos que podem gerar aerossóis infecciosos ou respingos são feitos em Cabines de Segurança Biológica (CBS), que ajudam evitar exposição aos agentes. As equipes recebem treinamento específico e atuam sob supervisão de especialistas, garantindo o cumprimento de protocolos de segurança.  NB3 – alta contenção  Os laboratórios NB3 lidam com agentes biológicos que podem causar doenças graves e que têm potencial de transmissão pelo ar. Por isso, contam com medidas mais rigorosas: uso obrigatório de equipamentos de proteção individual, manipulação em cabines de segurança, acesso restrito e sistemas de ventilação que controlam o fluxo do ar. A estrutura inclui filtragem e descontaminação de resíduos, além de equipamentos altamente capacitados.   NB4 – máxima contenção  Os laboratórios NB4 representam o mais alto grau de biossegurança, destinados ao estudo de agentes extremamente perigosos, capazes de causar doenças graves e, muitas vezes, ainda sem vacina ou tratamento disponível. Nesses laboratórios, os pesquisadores utilizam trajes especiais pressurizados e seguem protocolos rigorosos de entrada e saída, com múltiplas etapas de descontaminação. As instalações são isoladas, com paredes seladas e sistemas de ventilação que mantêm pressão negativa e filtram todo o ar, sem recirculação. Líquidos e resíduos também passam por processos de descontaminação antes de serem descartados, e todos os sistemas são monitorados diariamente. O sistema impede qualquer liberação de agentes de ambiente.   Esse conjunto de medidas cria múltiplas camadas de proteção. Na prática, significa que, quanto maior o risco do agente estudado, mais robusta é a estrutura de segurança, garantindo proteção dos profissionais, da população e do meio ambiente.  Laboratórios NB4, como os previstos no Orion, reúnem diferentes e redundantes medidas de segurança, que visam proteger o trabalhador, a sociedade e o meio ambiente. O projeto em desenvolvimento pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), surge como infraestrutura estratégica para avançar nas pesquisas com patógenos de alto risco, ampliando a capacidade científica e a preparação em emergências sanitárias.   Em construção em Campinas (SP), no campus do CNPEM, o projeto reunirá técnicas analíticas e competências avançadas de bioimagens. O Orion subsidiará ações de vigilância e política em saúde, assim como o desenvolvimento de métodos de diagnóstico, vacinas, tratamentos e estratégias epidemiológicas. Instrumento de apoio à soberania nacional no enfrentamento de crises sanitárias, o projeto tem o potencial de beneficiar diversas áreas, como saúde, ciência e tecnologia, defesa e meio ambiente.   Segundo a gerente de biossegurança do CNPEM, Tatiana Ometto, o projeto deve ampliar o conhecimento sobre patógenos e doenças associadas, contribuindo para ações de vigilância e políticas de saúde, além de apoiar o desenvolvimento de diagnósticos, vacinas e tratamentos de doenças de importância epidemiológica. “Laboratórios de máxima contenção biológica são fundamentais para que os países da América Latina possam conduzir pesquisas com agentes biológicos de classe de risco 4,” aponta.   Como funciona o CTNBio na prática  A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), vinculada ao MCTI, é o órgão responsável por apoiar o Governo do Brasil nas decisões relacionadas à biossegurança no Brasil. Formado por especialistas de diferentes áreas, a comissão avalia riscos, estabelece normas técnicas e emite pareceres sobre atividades que envolvem organismos geneticamente modificados (OGMs) e seus derivados.  O trabalho é feito por meio de um processo técnico e contínuo de análise. As reuniões são organizadas por temas, como saúde humana, animal e meio ambiente. Cada proposta passa por análise detalhada de relatores, que analisam os projetos e apresentam pareceres para discussão coletiva.  “A CTNBio participa da avaliação dos riscos, da definição das normas e acompanha as pesquisas para garantir que as atividades ocorram com segurança e responsabilidade, ao mesmo tempo em que viabiliza o avanço científico no País”, explica o coordenador da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança, Rubens do Nascimento.  As decisões são tomadas de forma colegiada, caso a caso, considerando os riscos à saúde humana e animal e ao meio ambiente. Esse processo orienta tanto a realização de pesquisa quanto o uso comercial dessas tecnologias, sempre com base no princípio da precaução e no compromisso com a segurança.  Outro ponto central é a transparência. Todos os pedidos e decisões são publicados no Diário Oficial da União, permitindo o acompanhamento pela sociedade. Atualmente, cerca de 600 instituições fazem parte desse sistema e devem apresentar relatórios periódicos sobre as atividades.  Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Ponta Porã: Meninos do Terrão representam o Brasil no Mundial de Basquete na Sérvia

Os atletas do PorãBask, conhecidos como “Meninos do Terrão”, embarcam nesta quarta-feira para a Sérvia, onde representarão o Brasil no Campeonato Mundial Escolar Sub-18 de Basquetebol, que acontece entre os dias 13 e 22 de junho, na cidade de Zlatibor. Antes da viagem, parte da equipe foi recebida nesta segunda-feira pelo prefeito Eduardo Campos, no gabinete do Paço Municipal. Durante o encontro, os atletas e o técnico Hugo da Costa receberam homenagens pela conquista do título dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) 2026 e votos de sucesso na competição internacional. A visita contou ainda com a presença do vice-prefeito Patrick Derzi, do secretário municipal de Esporte e Lazer, Ricardo Torraca, e do superintendente da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, Vanderlei Avelino. Formada por estudantes da Escola Estadual Professor Adir Teixeira, a equipe é resultado do projeto “Meninos do Terrão”, iniciativa que nasceu em uma quadra de terra batida e se tornou referência na promoção da inclusão social e do desenvolvimento esportivo. O projeto tem como padrinho o ex-jogador Oscar Schmidt, um dos maiores nomes do basquete brasileiro. O prefeito Eduardo Campos destacou a importância da participação dos jovens em uma competição mundial. “Temos grandes atletas que representam nossa cidade de forma brilhante. Estaremos na torcida para que conquistem um excelente resultado e continuem levando o nome de Ponta Porã, de Mato Grosso do Sul e do Brasil cada vez mais longe”, afirmou. A participação no Mundial reforça o sucesso do projeto, que conta com apoio da Prefeitura de Ponta Porã e vem transformando vidas por meio do esporte.

PM prende indivíduo evadido do sistema prisional após invasão de propriedade

Na noite deste domingo (07/06), policiais militares do 4º Batalhão de Polícia Militar atenderam a uma ocorrência de invasão de propriedade após acionamento do Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM). No local, os policiais realizaram contato com o proprietário de uma empresa do ramo de tornearia mecânica, que relatou ter constatado danos na cerca do estabelecimento ao chegar ao imóvel. Durante a verificação da área, com o auxílio de familiares e colaboradores, foi localizado um indivíduo escondido no interior da cabine de um caminhão que se encontrava nas dependências da empresa para manutenção. A equipe policial realizou a abordagem e, após consulta aos sistemas de segurança pública, constatou que o suspeito encontrava-se evadido do sistema prisional. Diante da situação, foi efetuada a prisão e a condução do indivíduo à autoridade competente para as providências legais cabíveis. Durante a ocorrência, não foram constatados indícios de subtração de objetos do estabelecimento. O conduzido apresentava lesões aparentes, que, conforme informações levantadas no local, teriam sido ocasionadas por fatos anteriores à intervenção policial. Assessoria de Comunicação Social do 4º BPM/CPA-4

Gustavo Marsengo e Laís Caldas anunciam nascimento da primeira filha: ‘Bem-vinda’

Gustavo Marsengo e Laís Caldas emocionaram os seguidores nesta segunda-feira (8), ao anunciar o nascimento de Alice, primeira filha do casal. Os ex-participantes do BBB compartilharam a novidade nas redes sociais e celebraram a chegada da bebê, que nasceu no último sábado (6). Ao divulgar os primeiros registros da filha, os dois falaram sobre a emoção de viver a experiência da maternidade e da paternidade. A chegada de Alice marca uma nova fase na trajetória do casal, que conquistou o público desde o início do relacionamento. Pedro do Flamengo curte férias em família e posa diante da Torre Eiffel, em Paris “O dia em que conhecemos o amor mais puro e incondicional das nossas vidas! Bem-vinda ao mundo, Alice. Você transformou tudo com a sua chegada”, escreveram. Na sequência, Gustavo e Laís destacaram que já sentem um amor infinito pela filha e que a bebê ampliou ainda mais a capacidade de amar da família. Confira: Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Laís Caldas (@dra.laiscaldass) Fonte: TOP FAMOSOS

Fies 2026: publicado edital de adesão para o 2º semestre

O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta segunda-feira, 8 de junho, o Edital nº 40/2026, para adesão de instituições de educação superior ao processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao 2º semestre de 2026. As mantenedoras interessadas deverão realizar todos os procedimentos necessários exclusivamente por meio do Sistema Informatizado do Fies (SisFies), no módulo FiesOferta, até 15 de junho. As mantenedoras deverão preencher, para cada curso, turno e local de oferta, as informações sobre: os valores das semestralidades escolares dos períodos que compõem a formação; a forma de reajuste do valor do curso financiado; e a realização de processo seletivo próprio. Além disso, também deverão ser enviadas as propostas de oferta, observando a necessidade mínima de seis vagas por formação. O termo de participação deverá ser assinado eletronicamente pelo representante legal da mantenedora, utilizando a assinatura eletrônica disponibilizada no módulo FiesOferta, de acordo com o perfil de acesso identificado e exigido. Para a emissão do termo, serão utilizadas as informações do Cadastro e-MEC, cabendo às mantenedoras assegurarem a regularidade das informações que constam nele, bem como a sua compatibilidade com as informações presentes no FiesOferta, para a emissão do documento.  Nesta edição, considerando os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) de 2025, o Fies aplicará as medidas cautelares proferidas pelo MEC, conforme portarias regulatórias publicadas em março. Enamed – O MEC e o Ministério da Saúde (MS) divulgaram, em janeiro deste ano, uma análise sobre o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025, que é a modalidade do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para os cursos de medicina. De acordo com o estudo, dos 304 cursos de instituições públicas e privadas que participaram do exame, 204 alcançaram conceito 3 a 5 do Enade, considerados satisfatórios. As outras 99 formações obtiveram conceito Enade nas faixas 1 e 2 — menos de 60% dos seus estudantes apresentaram desempenho considerado adequado no Enamed — o que resultou em medidas cautelares a serem tomadas pela pasta. Leia mais: Enamed: divulgadas avaliação dos cursos de medicina e medidas de supervisão No que diz respeito ao Fies, 54 cursos, que tiveram 50% ou menos de concluintes proficientes, estão impedidos de ampliar a oferta de vagas e terão suspensa a participação no programa e nas demais iniciativas federais. Os demais, que obtiveram proficiência acima de 50%, sofrerão a proibição de aumento de vagas, sem outras medidas cautelares. Fies – O Fies foi instituído pela Lei nº 10.260, de julho de 2001, com a finalidade de ampliar o acesso ao ensino superior. O programa concede financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos que tenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Desde 2018, o Fies possibilita juros reais zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato. Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu) Fonte: Ministério da Educação