Amambai: 25ª Feijoada do Lar do Idoso acontece neste domingo 

O dinheiro arrecadado com a feijoada é todo empregado para o custeio das despesas cotidianas da entidade Acontece neste domingo, dia 7 de junho, no Salão Paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora Auxiliadora, localizado no centro da cidade, em Amambai, a 25ª edição da tradicional Feijoada do Lar do Idoso Frei Fabiano de Cristo. De acordo com a organização, existe a possibilidade da realização do consumo no local ou, caso deseje, a pessoa poderá retirar a porção para consumir em casa. O valor da porção para quem optar por levar para casa será R$ 60,00. Para quem for retirar, o kit, que já será entregue embalado para viagem, será composto, além da feijoada, por arroz, farofa e couve. Segundo a organização, o kit feijoada poderá ser retirado a partir das 11h. Para as famílias que optarem por almoçar no Salão Paroquial, o almoço será servido a partir das 12h. Adultos pagarão R$ 60,00, crianças de 8 a 12 anos pagarão R$ 30,00 e crianças abaixo de 8 anos não pagarão. Segundo da direção da entidade, o Lar do Idoso Frei Fabiano de Cristo está com a capacidade de lotação esgotada. Atualmente casa de abrigo atende 42 idosos, sendo 17 homens e 25 mulheres e cerca de outros 40 idosos aguardam na fila pela abertura de novas vagas. O dinheiro arrecadado com a feijoada é todo empregado para o custeio das despesas cotidianas da entidade, bem como pagar folhas dos servidores, incluindo o 13º salário no final do ano. Para dar conta da demanda, atualmente o Lar do Idoso de Amambai conta com 17 funcionários remunerados. A entidade também conta com atendimento de profissionais voluntários. Maiores informações de como adquirir o convite antecipado para a feijoada poderão ser obtidas através do telefone (67) 3481-2753 ou pelo WhatsApp (67) 99852-4622 com a Fátima Ávila. Fonte: Agazetanews/Vilson Nascimento

Ministério do Turismo realiza mais uma edição de sucesso do “Brasil Mais Crédito” durante fórum internacional

O Ministério do Turismo promoveu, nesta quinta-feira (4), em João Pessoa (PB), a terceira edição do programa “Brasil Mais Crédito para o Turismo”. Realizada durante o segundo dia do Fórum Internacional de Mulheres no Turismo, a iniciativa reuniu agentes financeiros e equipes técnicas da pasta para ampliar o acesso ao crédito e fortalecer os negócios turísticos brasileiros. Ao longo da manhã, prestadores de serviços turísticos receberam orientações sobre as linhas de financiamento do Novo Fungetur, o Fundo Geral de Turismo, principal instrumento federal de crédito para o setor. Os participantes também puderam regularizar o cadastro junto ao Cadastur, sistema oficial do Ministério do Turismo que reúne pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo e garante acesso a programas, incentivos e políticas públicas da pasta. A ação aconteceu no Centro de Convenções de João Pessoa e integrou a programação oficial do Fórum Internacional de Mulheres no Turismo, promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com a ONU Turismo. Para a diretora de Investimentos, Crédito, Parcerias e Concessões no Turismo da pasta, Viviane Faria, a iniciativa reforça o compromisso do Ministério em aproximar as políticas públicas dos empreendedores que atuam nos destinos brasileiros. “Nosso desafio é fazer com que o crédito chegue cada vez mais à ponta. Quando orientamos empresários sobre financiamento, formalização e planejamento, estamos criando condições para que esses negócios cresçam, gerem empregos e ampliem a oferta turística dos destinos”, afirmou. A edição da Paraíba deu continuidade a uma agenda que já passou por Salvador (BA) e Fortaleza (CE), consolidando o formato itinerante da ação. Além das rodadas de negócios com agentes financeiros credenciados ao Fungetur, os participantes tiveram acesso a atendimento especializado para regularização no Cadastur, orientações sobre financiamento e suporte voltado a microempreendedores individuais. Proteção às empreendedoras Durante a programação do Fórum Internacional de Mulheres no Turismo, o Ministério do Turismo também anunciou condições especiais de financiamento para microempreendedoras do setor vítimas de violência doméstica ou de gênero. A medida permite a ampliação dos prazos de carência e amortização das operações contratadas pelo Fungetur, além da possibilidade de suspensão temporária dos pagamentos em situações específicas. A iniciativa busca reduzir os impactos econômicos da violência sobre os negócios liderados por mulheres e reforça o papel do crédito como ferramenta de autonomia financeira, proteção social e manutenção da atividade empreendedora. Avanço Principal política de financiamento do turismo nacional, o Novo Fungetur já movimentou mais de R$ 2,7 bilhões em operações de crédito desde 2023. No período, foram contratadas 5.951 operações destinadas à ampliação, modernização e fortalecimento de empresas do setor. Somente em 2026, o fundo disponibiliza mais de R$ 1 bilhão para financiamentos turísticos em todo o país. Os recursos podem ser utilizados em obras, aquisição de equipamentos, compra de bens e capital de giro, com operações que chegam a R$ 15 milhões. Por Natália Moraes Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo Fonte: Ministério do Turismo

Peão é pisoteado por touro durante rodeio

O acidente causou forte comoção entre os participantes do rodeio e o público presente, que acompanhou apreensivo o resgate do competidor. Um grave acidente marcou a segunda noite de montarias da 32ª Exposul, em Chapadão do Sul. O competidor Anderson Nogueira, representante da Associação dos Campeões de Rodeio (ACR) e morador de Paraíso das Águas, sofreu uma fratura grave no braço esquerdo após ser pisoteado por um touro durante uma apresentação na arena. O acidente aconteceu logo após a queda do peão. Anderson não conseguiu se afastar a tempo do animal e acabou atingido violentamente. Assim que o acidente ocorreu, salva-vidas e colegas de profissão entraram na arena para retirar o competidor da área. O Corpo de Bombeiros prestou os primeiros socorros ainda no local. Na sequência, o peão foi encaminhado para a área externa da arena, onde recebeu atendimento especializado da equipe avançada da Cruz Vermelha, com apoio de outros profissionais de saúde presentes no evento. Após ser estabilizado, Anderson foi levado ao Pronto Atendimento Municipal para a realização de exames mais detalhados, de acordo com o site Jovem Sul News. Os exames de imagem confirmaram uma fratura grave no braço esquerdo. Devido à complexidade da lesão, a equipe médica optou pela realização de uma cirurgia de emergência. Até o momento, não foram divulgadas novas informações sobre o estado de saúde do competidor após o procedimento. Nota do evento A organização da 32ª Exposul e a diretoria da Associação dos Campeões de Rodeio acompanham o caso e prestam apoio ao atleta e aos familiares. O acidente causou forte comoção entre os participantes do rodeio e o público presente, que acompanhou apreensivo o resgate do competidor. Fonte: Topmidianews

Vera Viel e Rodrigo Faro curtem Ibiza e aproveitam passeio de barco em mar

Vera Viel, de 50 anos, e Rodrigo Faro, de 52, estão aproveitando uma viagem pela Espanha. Após passarem por Madrid, os dois seguiram para Ibiza, onde participaram do casamento de um casal de amigos. Antes da cerimônia, Vera e Faro fizeram um passeio de barco e aproveitaram o mar cristalino da ilha, com direito a paradas em grutas e momentos de lazer em meio à natureza. Gabriela Saporito curte viagem no Maranhão e visita Santuário da Pedra Caída: Nas redes sociais, Rodrigo também chamou atenção ao exibir a boa forma. De sunga preta, o apresentador mergulhou nas águas da Praia de Portinatx e compartilhou registros do passeio. Confira abaixo: Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Vera Viel (@veraviel) Fonte: TOP FAMOSOS

Ministro do Turismo cumpre agenda no Amapá com ações voltadas ao crédito para empreendedores do setor e ao desenvolvimento do turismo de fronteira

O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, participa na próxima segunda-feira (8) de cerimônias de entregas, anúncios e ações do Governo do Brasil no Amapá. As agendas acontecem na capital, Macapá, e em Oiapoque. Também participam das agendas os ministros Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional; e Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Às 9h, no Oiapoque, o ministro anuncia a realização de um Diagnóstico e um Plano de Ação voltados ao desenvolvimento do turismo fronteiriço brasileiro. O projeto tem objetivo de analisar as condições atuais da atividade turística nas regiões de fronteira e identificar desafios e oportunidades e da elaboração de estratégias e ações que promovam o intercâmbio cultural, econômico e turístico entre o Brasil e os países vizinhos, contemplando o Pará, o Amapá, a Guiana Francesa e o Suriname. Em Macapá, haverá ainda assinatura do Protocolo de Intenções entre MTur e MIDR, com objetivo de desenvolver a cooperação em projetos de desenvolvimento regional sustentável aplicados ao setor do turismo, visando o fortalecimento da atividade turística e a melhoria do acesso ao crédito para empreendedores do setor, com especial atenção às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Em ambos os municípios, acontece também a 4ª edição do ‘Brasil Mais Crédito para o Turismo’: uma ação nacional, integrada com Estados e municípios, com foco no atendimento aos prestadores de serviços turísticos para viabilizar o acesso ao crédito do Fundo Geral do Turismo (Fungetur). Serviço Oiapoque O que: Anúncio de realização de Diagnóstico e Plano de Ação voltados ao desenvolvimento do turismo fronteiriço brasileiro.Data: 8 de janeiro (segunda-feira)Horário: 9hLocal: Escola Estadual Joaquim Caetano da Silva (av. Coaracy Nunes, n. 40, Centro, Oiapoque) Macapá O que: Assinatura do Protocolo de Intenções entre MTur e MIDRData: 8 de janeiro (segunda-feira)Horário: Às 15hLocal: Salão Macapá – Sebrae. (av. Avenida Ernestino Borges, 740, Laguinho, Macapá) 4ª edição do ‘Brasil Mais Crédito para o Turismo’ Oiapoque: das 9h às 17h, na Escola Estadual Joaquim Caetano da Silva. Macapá: das 13h às 17h, no Sebrae. Haverá ainda, nos dois municípios, orientações sobre o Cadastur (sistema oficial do Ministério do Turismo que cadastra e regulariza pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico) Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo   Fonte: Ministério do Turismo

Copa Pantanal abre Campeonato Estadual de Handebol com jogos em Aquidauana

As disputas acontecerão nos naipes masculino e feminino, contemplando as categorias Infantil, Cadete e Juvenil.  A cidade de Aquidauana será palco, a partir desta sexta-feira à tarde, da abertura da primeira competição organizada pela nova gestão da Federação de Handebol de Mato Grosso do Sul, presidida por Val Lopes. A competição marca uma nova proposta para o desenvolvimento da modalidade no Estado, com a adoção de um formato regionalizado. O Campeonato Estadual passa a ser disputado em quatro etapas: Pantanal, Costa Leste, Metropolitana Centro-Norte e Sul Fronteira, buscando ampliar a participação dos municípios e fortalecer o handebol em todas as regiões sul-mato-grossenses. A primeira etapa, denominada Copa Pantanal, será realizada no Ginásio Municipal de Aquidauana e reunirá equipes dos municípios de Aquidauana, Sidrolândia, Rio Brilhante e Anastácio. As disputas acontecerão nos naipes masculino e feminino, contemplando as categorias Infantil, Cadete e Juvenil. A expectativa da organização é de uma competição equilibrada, reunindo jovens atletas em busca de destaque e classificação para as fases seguintes do campeonato. Segundo a presidente Val Lopes, em entrevista ao Podcast EsporteMS, o novo modelo regionalizado tem como objetivo facilitar a participação dos municípios, reduzir custos de deslocamento e proporcionar maior número de jogos aos atletas, fortalecendo o calendário estadual da modalidade.                                        CONFIRA A TABELA DOS JOGOS  Fonte: Esportems

Lia Nogueira defende reposição urgente de servidores e reforça compromisso com a educação em Dourados

Indicação apresentada pela deputada busca suprir déficit de servidores em Dourados e reforça a importância de ambientes adequados para o aprendizado dos estudantes. A rotina escolar vai muito além das salas de aula. A qualidade da educação também depende de ambientes limpos, organizados e da oferta de alimentação adequada para os estudantes. Quando serviços essenciais deixam de funcionar plenamente, toda a comunidade escolar sente os impactos. Atenta a essa realidade, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) apresentou uma indicação solicitando ao Governo do Estado a abertura de processo seletivo ou chamamento público para suprir o déficit de profissionais da limpeza e merendeiras nas escolas estaduais, especialmente no município de Dourados. O pedido foi encaminhado ao governador Eduardo Riedel e ao secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, com o objetivo de garantir a reposição das vagas atualmente em aberto e restabelecer a capacidade operacional das unidades escolares. Parte dos servidores que atuavam nas escolas deixou os cargos após aprovação em concursos e processos seletivos municipais. No entanto, a reposição desses profissionais não ocorreu na mesma proporção, gerando dificuldades no dia a dia das instituições de ensino. Para Lia Nogueira, cuidar da educação também significa valorizar os profissionais que tornam a rotina escolar possível. “Quando uma escola perde profissionais da limpeza ou da merenda, quem sente primeiro são os alunos. São trabalhadores que ajudam a construir um ambiente digno, acolhedor e saudável para nossas crianças. Garantir a reposição dessas vagas é cuidar da qualidade da educação e respeitar toda a comunidade escolar”, afirmou a deputada.

Pesquisa aponta variação de até 266% em itens de festa junina em Campo Grande

Pesquisa do Procon Mato Grosso do Sul, instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), revela que, entre os produtos tradicionais nas festas juninas, pode haver variação de preços de até 266% em Campo Grande. Nas prateleiras, a canela em pó apresentou a maior disparidade entre os 13 supermercados pesquisados. Uma marca do produto, de 10 gramas, registrou 266% de diferença de preços entre os estabelecimentos. Outros itens demandam atenção nas gôndolas, como o amendoim cru de 400 gramas, com oscilação de 146,43% nos preços, o pé de moleque de 306 gramas (118,68%), a cachaça de 965 ml (101,37%), o pacote de fubá de 500 gramas (100,29%) e o vinho tinto suave de 750 ml (85,27%). Para quem busca montar um cardápio baseando-se nos valores médios, a paçoca rolha de 210 gramas sai por cerca de R$ 10,38. Já no caso das canjicas amarela e branca de 500 gramas, os custos médios são de R$ 4,33 e R$ 5,54, respectivamente. Os dados, coletados nos dias 25 e 26 de maio, estão sujeitos a alterações e confirmam a necessidade de se comparar os preços, além de sugerir que a compra no comércio local reduz custos com o deslocamento. Recomenda-se, ainda, que os consumidores fiquem atentos ao prazo de validade dos produtos e sempre exijam a emissão da nota fiscal. Serviço Pesquisa Itens para Festa Junina (Campo Grande): https://tinyurl.com/yk5hpzmj Kleber Clajus, Comunicação Procon/MS Foto: Divulgação/IA Fonte: Governo MS

Novo sistema de portarias do Detran-MS amplia transparência e facilita acesso à legislação

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) dá mais um passo em direção à modernização e à transparência institucional com a implantação de um novo sistema de consulta de portarias e normativas, que está disponível no portal oficial do órgão, na aba “Legislação”, “Portarias Detran-MS”, desde o dia 3 de junho. A nova ferramenta foi desenvolvida para concentrar e organizar as normas que regem o departamento estadual, permitindo consultas mais rápidas, práticas e acessíveis tanto para a população quanto para os servidores da instituição. Disponível no portal oficial do Detran-MS – Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul – o Legisgov contará com uma interface mais moderna e intuitiva, trazendo informações organizadas em formato de tabela, como nome da portaria, data de publicação, ementa, alterações e situação da norma, indicando, por exemplo, se ela continua vigente ou foi revogada. Além disso, o usuário poderá realizar pesquisas por número da portaria, nome da norma ou palavras-chave da ementa, facilitando a localização dos documentos. Segundo o assessor da presidência do Detran-MS, Rodrigo Sodré, a principal proposta da nova plataforma é tornar a legislação do órgão mais acessível e transparente. “O cidadão vai ter uma consulta prática, com ferramentas de pesquisa e uma visualização muito mais simples das normas e diretrizes do Detran-MS”, destaca. Outro diferencial importante do sistema é a possibilidade de consulta ao texto integral das portarias com recursos que tornam a navegação mais dinâmica, como menu lateral interativo, links entre normas relacionadas, sumário navegável em portarias extensas e acesso direto a decretos mencionados nos textos. O sistema também permitirá a impressão e salvamento das normas em PDF, já com papel timbrado oficial do Detran-MS. Um dos avanços mais relevantes apontados pela equipe responsável é a chamada “compilação das normas”, recurso que reúne no próprio texto todas as alterações realizadas ao longo do tempo. “Isso garante que o usuário esteja lendo um texto atualizado, sem o risco de aplicar uma regra que já sofreu alteração”, explica Rodrigo Sodré. Antes, a consulta exigia buscas manuais em diferentes portarias e alterações publicadas separadamente, o que dificultava a interpretação correta das normas. Neste primeiro momento, o sistema já contará com portarias publicadas entre 2017 e 2026. A inclusão de normas anteriores deverá ocorrer em uma segunda etapa, devido ao grande volume de documentos e ao trabalho manual de validação e atualização das informações. A iniciativa reforça o compromisso do Detran-MS com a transformação digital, a transparência pública e a ampliação do acesso à informação para toda a sociedade. Mireli Obando, Comunicação Detran-MS Foto: Robson Dantas Fonte: Governo MS

Investimentos do Detran-MS em engenharia de trânsito buscam salvar vidas em cidades da região central de MS

O trânsito das cidades é um organismo vivo que reflete diretamente a segurança de quem nele circula. Sabendo que a proteção da vida humana depende de soluções técnicas robustas, o DETRAN-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) deu início a uma profunda transformação na mobilidade urbana na região central de Mato Grosso do Sul, envolvendo intervenções simultâneas nos municípios de Inocência, Rio Verde de Mato Grosso e na capital, Campo Grande. A diretora de Engenharia do Detran-MS, Maria Moura explica que o órgão desenhou projetos específicos para a realidade de cada localidade. “Longe de serem meras intervenções estéticas, essas ações reestruturam o cotidiano urbano ao combater os principais fatores de risco das vias, como o excesso de velocidade e os conflitos gerados por cruzamentos mal sinalizados”, afirma. Para tirar o planejamento do papel e de forma integrada nessas três cidades, o investimento global realizado foi de 1.961.740,54 Momento em que é feita a intervenção na via, na cidade de Inocência Em Inocência, por exemplo, o tráfego central está sendo completamente redesenhado por meio de um sistema integrado de circulação em mão única, uma medida primordial para eliminar pontos críticos de colisão frontal. Esse novo modelo ganha o suporte de sinalização técnica em rotatórias, para distribuir o fluxo de veículos; além da implantação de faixas elevadas destinadas a garantir a acessibilidade de pedestres. Seguindo essa mesma premissa de que a engenharia de trânsito de planejada para cada cidade, o projeto executivo em Rio Verde de Mato Grosso priorizou a moderação da velocidade média de circulação urbana. As frentes de trabalho espalharam-se pelo município com a implantação estratégica de novas faixas elevadas e lombadas, neutralizando os principais pontos de conflito e oferecendo uma travessia segura aos pedestres. Na capital, Campo Grande, a modernização acompanha a dinâmica, estendendo-se desde a ampla sinalização na infraestrutura de atendimento da Sede do Detran-MS até o Parque dos Poderes. “Visando o bem-estar e a proteção de quem utiliza o espaço público para o esporte e o lazer, o projeto viabilizou faixas elevadas adicionais e o fornecimento de um ordenamento viário que inclui lombadas modulares de borracha e cavaletes zebrados refletivos. Essas ferramentas dão suporte logístico e operacional direto para a fiscalização de trânsito em ações como o projeto “Amigos do Parque”, assegurando que a população usufrua das vias com risco reduzido”, detalha engenheiro Lúcio Adeur Xarão Jorge, Gerente de Engenharia de Trânsito do Detran-MS. “Cada placa instalada, cada faixa pintada e cada alteração de sentido de fluxo convergem para o mesmo objetivo humanitário: garantir que o cidadão possa transitar com a certeza de que a engenharia trabalha para guiar seus passos, ordenar as ruas e, acima de tudo, salvar vidas”, finaliza Maria Moura. Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS Fotos: DIREG Fonte: Governo MS