Presidente Lula sanciona Lei que moderniza a emissão da CNH e garante renovação automática a bons condutores
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, sem vetos, nesta sexta-feira, 5 de junho, o Projeto de Lei de Conversão nº 3/2026, que altera o Código de Trânsito Brasileiro – CTB (Lei nº 9.503/1997). O texto permite, entre outros pontos, a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas que não cometeram infrações de trânsito sujeitas a pontuação nos 12 meses anteriores. A nova lei será publicada ainda nesta sexta-feira (5/6), em edição extra do Diário Oficial da União. A nova norma é fruto da Medida Provisória 1.327/2025, enviada pelo presidente Lula ao Congresso Nacional em dezembro de 2025, que previa a renovação automática, sem taxas ou burocracias, para motoristas inscritos no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC). No Congresso, a proposta da renovação automática foi mantida, contudo os parlamentares optaram por retomar a obrigatoriedade do exame médico com novas regras (leia abaixo os principais pontos da lei sancionada nesta sexta-feira). 2 MILHÕES DE BENEFICIADOS – Desde a publicação da Medida Provisória nº 1.327/2025, as novas regras já beneficiaram 2 milhões de motoristas, que tiveram suas CNHs renovadas automaticamente. Até março deste ano, segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a medida já havia proporcionado uma economia de R$ 854,8 milhões à população. CNH DO BRASIL – A renovação automática está alinhada ao programa CNH do Brasil, uma plataforma lançada pelo Governo Federal em dezembro do ano passado, que simplifica e reduz em até 80% o custo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação e que já conta com mais de 60 milhões de usuários. Tirar a carteira de motorista é o sonho de milhões de pessoas no país. Mas o custo elevado do processo tradicional, que em alguns lugares ultrapassava R$ 3 mil, tornava essa conquista distante para muitos. O CNH do Brasil tornou o processo de obtenção da carteira de motorista mais fácil, prático e acessível para todos os brasileiros, ao reduzir o custo da CNH em até 80% para as categorias A (motocicletas) e B (veículos de passeio). MAIS LIBERDADE – Outra novidade do CNH do Brasil foi dar aos brasileiros a liberdade de escolher como preferiam se preparar para tirar a Carteira Nacional de Habilitação. Eles, agora, têm a opção de poder estudar o conteúdo teórico gratuitamente pela plataforma digital, frequentar uma autoescola tradicional ou combinar as duas opções. Para as aulas práticas, o novo condutor pode optar por uma autoescola, contratar um instrutor autônomo credenciado pelo Detran ou escolher a quantidade de aulas que julgar necessária para se sentir preparado. Até aqui, o curso de condutores já conta com mais de 5,93 milhões de adesões. O importante é que, independentemente do caminho escolhido, todos os candidatos continuam obrigados a realizar e ser aprovados nos exames teórico e prático, que avaliam se o condutor realmente possui as habilidades necessárias para dirigir com segurança. MAIS DE R$ 1,3 MILHÃO – Desde o fim da exigência de aulas teóricas em autoescolas, o país já emitiu mais de 1,3 milhão de novas carteiras de habilitação, de acordo com dados do Ministério dos Transportes, responsável pela mudança. Trata-se do maior número de carteiras emitidas desde 2014 para o período. Com isso, a pasta calculou uma economia de mais de R$ 1,8 bilhão, desde 9 de dezembro do ano passado. REQUERIMENTOS – O número total de requerimentos das novas carteiras ultrapassa 7,15 milhões, tendo registrado um aumento de sete vezes em relação à realidade antes da Medida Provisória nº 1.327/2025. Os pedidos realizados via CNH do Brasil já ultrapassam 6,42 milhões. Acompanhe os principais pontos da nova lei sancionada nesta sexta-feira pelo presidente Lula: RENOVAÇÃO AUTOMÁTICA – A norma assegura a renovação automática da CNH ou da Autorização para Conduzir Ciclomotor aos cidadãos que estiverem cadastrados no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) ao término do período de validade do documento. Esses condutores são dispensados dos trâmites regulares de renovação, mantendo-se apenas a obrigatoriedade de realização dos exames de aptidão física e mental. EXAMES DE APTIDÃO – A nova lei estabelece que os exames de aptidão física e mental e a avaliação psicológica deverão ser realizados exclusivamente por médicos e psicólogos peritos examinadores autorizados. O texto determina, ainda, a exigência de que esses profissionais possuam titulação de especialista em medicina do tráfego e em psicologia do trânsito, conferida pelos respectivos conselhos. TABELAMENTO E CORREÇÃO DE VALORES – Outra novidade é a determinação de que os custos para a realização dos exames deverão observar o preço público fixado pelo órgão máximo executivo de trânsito da União, sob regulamentação do Contran. Também fica instituída a atualização anual automática desses valores pelo IPCA ou outro índice oficial que venha a substituí-lo. Fonte: Casa Civil
Ministro do Turismo prestigia ‘O Maior São João do Mundo’, em Campina Grande (PB)
O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, participa, nesta sexta-feira (05.06), do “Maior São João do Mundo”, em Campina Grande (PB) — uma das maiores manifestações culturais do país e grande referência do turismo de eventos no Brasil. A edição de 2026 tem a expectativa de receber cerca de 3,5 milhões de visitantes e movimentar mais de R$ 800 milhões na economia local ao longo dos 33 dias de programação. A festa conta com o apoio do Ministério do Turismo, que destinou R$ 2 milhões para fortalecer a infraestrutura e a promoção do evento. Durante a agenda, o ministro estará disponível para atendimento à imprensa às 21h30, na entrada dos camarotes do Parque do Povo. Serviço Evento: O Maior São João do Mundo com presença do ministro do Turismo Data: 5 de junho de 2026 (sexta-feira) Horário do atendimento à imprensa: 21h30 Local: Entrada dos camarotes do Parque do Povo, Campina Grande (PB) Fonte: Ministério do Turismo
Brasil e Honduras discutem parceria estratégica para modernizar a agricultura e fortalecer a segurança alimentar
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) concluiu, nesta quinta-feira (4), missão oficial em Honduras com avanços na agenda de cooperação bilateral em pesquisa agropecuária, inovação tecnológica, desenvolvimento rural e segurança alimentar. A programação também resultou em encaminhamentos voltados ao fortalecimento das relações comerciais entre os dois países. A missão foi liderada pelo secretário-executivo do Mapa, Cleber Soares, e contou com a participação da embaixadora do Brasil em Honduras, Andrea Watson; da adida agrícola Priscila Rech; da chefe de gabinete da Secretaria-Executiva, Erika Ferraz; e do representante do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Cristian Fischer. A programação teve início com reunião com o ministro da Agricultura e Pecuária de Honduras, Moisés Molina. Durante o encontro, as autoridades discutiram oportunidades de atuação conjunta em áreas estratégicas para o desenvolvimento do setor agropecuário, incluindo planejamento agrícola, inovação tecnológica, melhoramento genético e transferência de conhecimento. A delegação brasileira também se reuniu com representantes da Dirección de Ciencia y Tecnología Agropecuaria (Dicta), principal instituição de pesquisa agropecuária hondurenha. Na ocasião, foram debatidas ações voltadas ao fortalecimento institucional, à formação de recursos humanos e à modernização dos sistemas de inovação. As discussões evidenciaram oportunidades de intercâmbio em áreas como pesquisa agropecuária, assistência técnica, sanidade animal e vegetal e adaptação às mudanças climáticas, com potencial contribuição de instituições brasileiras como a Embrapa e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No campo comercial, a missão também avançou em tratativas relacionadas a produtos de interesse bilateral, com destaque para farinhas de origem animal, carne de aves e carne suína. Os temas integram a agenda de ampliação do comércio agropecuário entre Brasil e Honduras. O encerramento da missão ocorreu na Presidência da República de Honduras, em reunião que reafirmou o interesse dos dois governos em aprofundar o diálogo técnico e institucional. O encontro destacou a convergência de prioridades em temas como segurança alimentar, inovação, desenvolvimento rural e modernização da agricultura. A missão contou com o apoio do IICA, parceiro estratégico na articulação institucional e na identificação de oportunidades de trabalho conjunto. Os resultados da agenda reforçam o compromisso do Brasil com a promoção do desenvolvimento agropecuário sustentável e com o fortalecimento das relações com os países da América Central. Informações à imprensaimprensa@agro.gov.br Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária
Sicredi Centro-Sul MS/BA intensifica consórcio de semoventes para o segmento agropecuário
Um dos produtos carro-chefe da Sicredi Centro-Sul MS/BA é o consórcio, visto como uma forma simples e inteligente de planejar conquistas e construir um futuro mais próspero. Dentro da Cooperativa, diversas linhas de consórcio estão disponíveis aos associados, incluindo uma modalidade estratégica para o agronegócio de Mato Grosso do Sul: o consórcio de semoventes. Voltado especificamente ao setor agropecuário, o produto foi desenvolvido para atender produtores rurais que desejam planejar a compra de animais de produção de forma organizada, previsível e com menor custo financeiro em comparação às linhas tradicionais de crédito. O consórcio de semoventes é indicado para produtores que buscam expansão, reposição ou melhoria genética do rebanho, mas que não possuem necessidade imediata de aquisição. A modalidade atende associados do segmento agro que desejam preservar o limite de crédito rural, contando com parcelas previsíveis e maior organização financeira ao longo do tempo. Condições As condições disponíveis contemplam cartas de crédito entre R$ 100 mil e R$ 180 mil, com prazo de até 75 meses. As parcelas são mensais e reajustadas pelo IPCA. A taxa de administração é de 10%, além de fundo de reserva de 2%. Cada grupo pode contar com até 375 cotas participantes. Mensalmente, é realizada a assembleia do grupo, momento em que acontecem as contemplações. Elas podem ocorrer por meio de sorteio, no qual todos os participantes ativos concorrem em igualdade de condições, ou por lance fixo e lance livre, permitindo ao associado antecipar a contemplação, caso tenha interesse. Após ser contemplado, o associado passa a ter direito à utilização da carta de crédito, mediante cumprimento das regras do produto e apresentação da documentação obrigatória. Além das garantias exigidas, o consórcio de semoventes requer a apresentação de documentos importantes, como o Cadastro Ambiental Rural (CAR), Nota Fiscal e Guia de Transporte Animal (GTA), assegurando mais segurança, rastreabilidade e transparência em todo o processo. Com soluções financeiras alinhadas às necessidades do campo, a Sicredi Centro-Sul MS/BA reforça seu compromisso com o desenvolvimento do agronegócio regional, oferecendo alternativas planejadas e sustentáveis para que produtores rurais possam investir no crescimento de suas atividades com segurança, organização e visão de futuro.
Priscila Senna aposta em figurino de chapéu de palha para abrir temporada de São João
A cantora Priscila Senna escolheu um dos maiores símbolos da cultura nordestina para marcar o início de sua temporada de São João 2026. A artista se apresenta nesta sexta-feira (5), no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, em Caruaru, apostando em um figurino exclusivo inspirado no tradicional chapéu de palha. Desenvolvida artesanalmente, a peça foi confeccionada com técnicas de macramê e texturas que remetem ao trançado da palha. O resultado é um visual sofisticado que modela o corpo e transforma um elemento popular da identidade nordestina em uma criação de alta moda. Vera Viel e Rodrigo Faro curtem Ibiza e aproveitam passeio de barco em mar O figurino contou com a participação de diversos bordadeiros e artesãos, destacando a valorização do trabalho manual e dos saberes tradicionais da região. Com a escolha, Priscila une moda, cultura e representatividade para dar início à agenda de shows juninos, celebrando as raízes nordestinas em um dos eventos mais importantes do calendário cultural brasileiro. Confira abaixo: Deborah Secco relembra momentos especiais e se despede de maio na web < Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por PRISCILA SENNA (@priscilasennaoficial) /div> Fonte: TOP FAMOSOS
Torneio resgata a história do beach tennis em MS
O mês de junho será marcado por um encontro entre passado, presente e futuro do beach tennis sul-mato-grossense. Em comemoração ao quarto aniversário da Arena Paz, será realizado o 4º Paz Open Beach Tennis, de 18 a 21 de junho, em Campo Grande, reunindo atletas de diversas categorias e promovendo uma homenagem especial àqueles que ajudaram a escrever os primeiros capítulos da modalidade no Estado. Mais do que um torneio, o evento será uma verdadeira celebração da história do beach tennis em Mato Grosso do Sul. Um dos momentos mais aguardados da programação será o Jogo das Lendas, uma partida exibição que colocará, em quadra, alguns dos principais nomes responsáveis pela consolidação do esporte na região. No feminino, foram convidadas as atletas Eva Regina, Luzélia Oliveira, Dannyella Miranda e Maria Bruzarosco. O reencontro tem um significado ainda mais especial porque Eva Regina e Dannyella Miranda formaram a dupla que conquistou, em 2013, na cidade de Santos (SP), o primeiro título nacional da história do beach tennis sul-mato-grossense, marco que abriu caminho para o crescimento da modalidade no Estado. No masculino, entram em quadra Jailson Paz, Rosinaldo Ferreira, Mário Zeni e Luiz Cláudio. Entre eles está Mário Zeni, reconhecido por trazer o beach tennis para Campo Grande em 2011, sendo um dos principais responsáveis pela introdução e desenvolvimento do esporte na Capital. O confronto, responsável por centenas de pódios dentro e fora do estado, promete emocionar atletas, familiares e apaixonados pelo beach tennis, em uma oportunidade única de rever personagens que ajudaram a transformar uma modalidade ainda desconhecida há mais de uma década em um dos esportes que mais crescem em Mato Grosso do Sul. Competição para todos os níveis Além do momento histórico, o Paz Open Beach Tennis contará com disputas nas categorias Profissional, A, B, C e D, valendo pontos para o ranking da Federação de Beach Tennis de Mato Grosso do Sul, além da categoria 70+ (soma das idades dos atletas da dupla), reforçando o caráter inclusivo e democrático do evento. A expectativa da organização é reunir competidores de diversas cidades do Estado e também atletas de outras regiões do país, como interior de São Paulo e Paraná, consolidando o torneio como uma das principais competições do calendário sul-mato-grossense. As inscrições já estão abertas pelo site e aplicativo LetzPlay. ( https://Letzplay.me/t/54024 ). Como incentivo aos participantes, os 100 primeiros atletas inscritos receberão um kit exclusivo do torneio. Entre saques, voleios e lembranças, o Paz Open Beach Tennis promete ser um encontro inesquecível entre gerações, reafirmando a força e a paixão pelo beach tennis.
Jogador indígena, Manura Barbosa marca na final e conquista o Capixaba Sub-20 com o Porto Vitória
No último domingo (31), o Porto Vitória confirmou a conquista do Campeonato Capixaba Sub-20. Após vitória por 2 a 1 no primeiro jogo da decisão, a equipe goleou o Rio Branco por 5 a 0, no Estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica, e ficou com o título. Um dos destaques da campanha foi o jovem meio-campista Manura Barbosa, de 18 anos. Natural de Sidrolândia (MS), o atleta teve participação decisiva nos dois jogos da final. Após marcar um gol no primeiro confronto, anotou outro gol e uma assistência na partida de volta. Indígena de origem Terena, Manura deixou a sua aldeia aos 14 anos para buscar o sonho de se tornar um jogador profissional. Desde então, passou pelas categorias de base de Coritiba e Carajás-PA, até chegar ao Porto Vitória nesta temporada. “Esse título tem um significado muito especial para mim. Quando saí da minha aldeia, sabia que ia encontrar muitos desafios, mas nunca deixei de acreditar no meu sonho. Com dedicação, trabalho e fé, é possível alcançar grandes objetivos”, destacou o jovem atleta. “Poder ser campeão e ainda contribuir diretamente nas finais foi muito especial. O grupo está de parabéns por essa grande conquista”, concluiu Manura Barbosa. Assessoria imprensa da AV Assessoria
PF e GOIC/PI prendem foragido condenado por tráfico internacional de drogas em Teresina
Teresina/PI. A Polícia Federal e a Gerência de Operações e Investigações Criminais da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (GOIC/PI) prenderam, nesta sexta-feira (5/6), em Teresina/PI, um foragido da Justiça condenado por tráfico internacional de drogas. A prisão ocorreu em cumprimento a mandado judicial expedido pela Justiça Federal. O homem também possuía condenação definitiva pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico. Segundo as investigações, o preso possui vínculo com organização criminosa voltada ao tráfico de drogas, com atuação em diferentes estados da federação. Após diligências de inteligência e trabalho integrado entre as forças de segurança, ele foi localizado e capturado na capital piauiense. Durante a abordagem, o indivíduo apresentou documentos falsos aos policiais na tentativa de ocultar sua identidade e evitar o cumprimento da ordem judicial. Também foram adotadas as medidas cabíveis para apuração do crime de uso de documento falso. Após os procedimentos de praxe, o preso foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. Comunicação Social da Polícia Federal no Piauícs.srpi@pf.gov.br(86) 3089-9960@pf.piaui Fonte: Polícia Federal
PF e PM apreendem 141,5 kg de maconha após travessia clandestina no Rio Paraná
Foz do Iguaçu/PR. Equipes da Polícia Federal e da Polícia Militar apreenderam, na manhã desta quinta-feira (4/6), 141,5 quilos de maconha após identificarem uma travessia clandestina no Rio Paraná, na região do Jardim Jupira, em Foz do Iguaçu/PR. Durante monitoramento da área de fronteira, os policiais visualizaram uma embarcação proveniente do Paraguai realizando o desembarque de volumes na margem brasileira. Diante da suspeita de transporte transnacional de drogas, equipes policiais realizaram diligências na região e localizaram diversos fardos de maconha prensada em uma área de mata próxima ao local do desembarque. O entorpecente foi apreendido e encaminhado à Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR, onde a pesagem confirmou o total de 141,5 quilos da droga. Comunicação Social da Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR – CS/PF/Fozcs.foz@pf.gov.br@pffozCanal para denúncias(45) 98821-4326denuncias.fig.pr@pf.gov.br Fonte: Polícia Federal
PF e PM apreendem mais de 1,2 tonelada de maconha em Santa Helena/PR
Foz do Iguaçu/PR. Em ação conjunta realizada na noite desta quarta-feira (3/6), equipes da Polícia Federal e da Polícia Militar apreenderam 1.271,9 quilos de maconha após a interceptação de uma embarcação proveniente do Paraguai, no canal do Rio São Francisco Falso, em Santa Helena/PR. Durante patrulhamento no Lago de Itaipu, os policiais identificaram uma embarcação realizando a travessia a partir da margem paraguaia e iniciaram diligências com apoio de equipes em terra. Durante a ação, foi localizada uma caminhonete abandonada carregada com diversos fardos de maconha às margens do canal. A droga apreendida, que totalizou 1.271,9 quilos de maconha, além da embarcação utilizada no transporte e da caminhonete, foi encaminhada à Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR para os procedimentos de polícia judiciária. Comunicação Social da Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR – CS/PF/Fozcs.foz@pf.gov.br@pffozCanal para denúncias(45) 98821-4326denuncias.fig.pr@pf.gov.br Fonte: Polícia Federal