PF combate garimpo ilegal e apreende maquinário no sudoeste do Pará

Itaituba/PA. A Polícia Federal, com apoio da Polícia Rodoviária Federal, deflagrou nesta segunda-feira (8/6) a Operação Rota do Ouro para combater a atividade de garimpo ilegal no município de Novo Progresso. As investigações apontam que a área fiscalizada pode ter sido responsável pela extração clandestina de aproximadamente 80 kg de ouro nos últimos três anos. Durante a ação, foram apreendidas três escavadeiras hidráulicas em operação no garimpo ilegal e uma caminhonete utilizados no apoio logístico da atividade criminosa. Também foram constatados indícios de exploração em área de preservação permanente e de reserva legal. Os envolvidos poderão responder pelos crimes de usurpação de bem da União, extração ilegal de recursos minerais e dano ambiental. As investigações prosseguem para identificar todos os responsáveis pela atividade ilícita e os destinatários do minério extraído. Comunicação Social da Polícia Federal no Pará cs.srpa@pf.gov.br @pf.para Fonte: Polícia Federal

Após fuga e capotamento em lavoura de milho, DOF apreende quase 800 quilos de maconha

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam, na madrugada de quinta-feira (4), um veículo GM Onix carregado com 785 quilos de maconha. A ação ocorreu no cruzamento da rodovia BR-267 com a MS-164, no distrito de Vista Alegre, município de Maracaju. A equipe realizava um bloqueio quando deu ordem de parada ao condutor do automóvel de cor branca. O motorista desobedeceu e iniciou uma fuga em alta velocidade em direção a Maracaju. Os militares realizaram o acompanhamento e, após alguns quilômetros, localizaram o veículo capotado às margens da rodovia, dentro de uma plantação de milho. O condutor conseguiu fugir a pé e não foi localizado após buscas na região. No interior do carro, os fardos de droga ocupavam todo o porta-malas e os bancos traseiro e do passageiro. O veículo e os entorpecentes foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil de Maracaju. A apreensão gerou um prejuízo estimado de R$ 1,6 milhão ao crime organizado. A ação ocorreu no âmbito do Programa Brasil Contra o Crime Organizado, em parceria entre a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública). O DOF mantém um canal direto com a população para denúncias anônimas pelo telefone 0800 647-6300. O sigilo é garantido. Fonte: DOF – MS

DOF apreende mais de 600 quilos de drogas após condutor abandonar veículo em Maracaju

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam, na manhã de quinta-feira (4), um veículo VW Gol carregado com 606 quilos de maconha e 23 quilos de skunk. A ação ocorreu na rodovia MS-164, próximo ao Rio Santa Maria, no município de Maracaju. A equipe realizava patrulhamento quando visualizou o utilitário de cor vermelha. Ao notar a aproximação da viatura, o condutor realizou uma manobra brusca de retorno e iniciou fuga em alta velocidade por uma estrada vicinal. Os militares realizaram o acompanhamento e, momentos depois, localizaram o automóvel abandonado. O motorista fugiu a pé para a vegetação e não foi encontrado. No interior do veículo, os policiais encontraram as drogas, que ocupavam grande parte do espaço interno. O veículo e os entorpecentes foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil de Maracaju. A apreensão gerou um prejuízo estimado de R$ 1,5 milhão ao crime organizado. A ação ocorreu no âmbito do Programa Brasil Contra o Crime Organizado, em parceria entre a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública). O DOF mantém um canal direto com a população para denúncias anônimas pelo telefone 0800 647-6300. O sigilo é garantido. Fonte: DOF – MS

PF promove mais de 190 ações de repressão e prevenção no Maio Laranja e alcança mais de 18 mil pessoas

Brasília/DF. A Polícia Federal realizou, ao longo do mês de maio, uma série de ações de repressão, prevenção e conscientização em referência ao Maio Laranja, campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. No eixo repressivo, a instituição coordenou a Operação Nacional Proteção Integral IV, deflagrada de forma simultânea em todo o país e realizada em conjunto com as Polícias Civis estaduais. A operação alcançou todas as unidades da Federação, com o cumprimento de 157 mandados de busca e apreensão e 17 mandados de prisão preventiva, totalizando 174 ordens judiciais. A ação mobilizou 736 policiais e resultou em 44 prisões em flagrante, 13 prisões preventivas cumpridas, resgate de cinco vítimas e apreensão de dois menores. As investigações que subsidiaram a operação tiveram origem em diferentes frentes de atuação, incluindo denúncias, monitoramento de redes de compartilhamento de arquivos, cooperação policial internacional e informações obtidas por meio do sistema RAPINA, ferramenta utilizada no enfrentamento aos crimes cibernéticos relacionados ao abuso sexual infantojuvenil. No campo educativo, a Coordenação de Repressão aos Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil promoveu cursos especializados voltados à formação de voluntários do Projeto Guardiões da Infância e à capacitação de policiais federais responsáveis por investigações da área. Também foi lançado o material educativo Guardiões da Infância em Cordel – Volume 2, destinado à orientação de famílias, educadores e responsáveis sobre os riscos presentes no ambiente digital e as formas de proteção de crianças e adolescentes. Prevenção No eixo preventivo, o destaque foi a atuação dos policiais federais voluntários do Projeto Guardiões da Infância. Mesmo atuando em áreas operacionais e investigativas distintas, esses servidores dedicaram parte de seu tempo à realização de palestras e ações socioeducativas voltadas à proteção de crianças e adolescentes. Durante o Maio Laranja, foram promovidas 187 atividades em 45 municípios de 15 estados, alcançando 18.263 pessoas entre estudantes, pais, responsáveis, educadores e integrantes da rede de proteção. A mobilização demonstra a capilaridade do projeto e a importância da prevenção como ferramenta complementar às ações de investigação e repressão, contribuindo para ampliar o acesso à informação e fortalecer a proteção de crianças e adolescentes em diferentes regiões do país. Outro marco do período foi a implementação do Centro Nacional de Proteção à Criança e ao Adolescente, criado em cumprimento à legislação conhecida como ECA Digital. A nova estrutura será responsável pelo recebimento, validação e tratamento de comunicações relacionadas a conteúdos de aparente exploração sexual, sequestro e aliciamento de crianças e adolescentes identificados por provedores de serviços de tecnologia. Ao longo do mês, a Polícia Federal atuou de forma integrada em ações de investigação, capacitação e prevenção, reunindo esforços de diferentes unidades e servidores em iniciativas voltadas à proteção de crianças e adolescentes e ao enfrentamento dos crimes relacionados ao abuso e à exploração sexual infantojuvenil. Coordenação-Geral de Comunicação Social da PFimprensa@pf.gov.br Fonte: Polícia Federal

PF investiga grupo suspeito de tráfico internacional de drogas na fronteira norte do país

Oiapoque/AP. A Polícia Federal deflagrou, nesta segunda-feira (8/6), a Operação Fora de Jogo, com o objetivo de desarticular um núcleo de organização criminosa investigado por atuar no tráfico internacional de drogas na região Norte do país. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva em decorrência de investigação que apura a importação, o recebimento e a distribuição de entorpecentes oriundos do Suriname. Entre os alvos da operação está uma mulher apontada como líder do grupo criminoso. Ela já havia sido investigada anteriormente pela Polícia Federal por aliciar pessoas para atuar no tráfico internacional de drogas e, em razão daquela investigação, encontrava-se em prisão domiciliar. Os elementos colhidos durante a investigação indicam que, mesmo submetida à medida cautelar, a investigada teria permanecido exercendo papel central na articulação das atividades criminosas. Diante dos novos indícios, a Justiça determinou a revogação da prisão domiciliar e decretou sua prisão preventiva. Até o momento, foram identificados três integrantes com funções específicas na estrutura criminosa. A investigada seria responsável pela aquisição dos entorpecentes e pela logística de recebimento da carga; seu companheiro atuaria na distribuição das drogas; e seu irmão seria encarregado da gestão financeira das atividades ilícitas. Os investigados poderão responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, cujas penas somadas podem ultrapassar 35 anos de reclusão, além do pagamento de multa. Comunicação Social da Polícia Federal no AmapáE-mail: cs.srap@pf.gov.brContato: (96) 3213-7503 Fonte: Polícia Federal

Brasil e Panamá avançam em parceria para fortalecer logística de fertilizantes e ampliar comércio agropecuário

A missão oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) ao Panamá avançou na construção de parcerias voltadas ao fortalecimento da segurança no abastecimento de fertilizantes para o Brasil e à ampliação do comércio agropecuário entre os dois países. A agenda permitiu identificar oportunidades de cooperação em logística de insumos agrícolas, bioinsumos e tecnologia agrícola, além de resultar na formalização da abertura do mercado panamenho para sementes brasileiras de coco e café. A iniciativa integra os esforços do Governo Federal para diversificar rotas logísticas estratégicas, ampliar o acesso de produtos brasileiros aos mercados internacionais e promover ações que contribuam para a competitividade e a sustentabilidade do agronegócio brasileiro. Com apoio institucional do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) no Panamá, a delegação brasileira realizou uma série de encontros com representantes dos setores público e privado panamenhos. O representante do organismo no país, Miguel Arvelo, acompanhou a programação e contribuiu para a articulação das atividades. Um dos destaques da missão foi a visita técnica a três terminais portuários do complexo de Cristóbal, administrados por uma das maiores operadoras portuárias do Panamá. A comitiva conheceu a infraestrutura utilizada na recepção, movimentação, armazenamento e transbordo de cargas, além dos sistemas de integração logística que conectam o país às principais rotas marítimas internacionais. Durante a visita, foram apresentados os procedimentos relacionados ao transporte de fertilizantes, grãos, gás natural e matérias-primas utilizadas na fabricação de fertilizantes. A agenda permitiu avaliar o potencial do Panamá como plataforma logística estratégica para o fornecimento desses insumos ao mercado brasileiro. A localização geográfica privilegiada do país e sua conectividade com os principais corredores marítimos globais, por meio do Canal do Panamá, reforçam sua relevância para futuras iniciativas de cooperação voltadas ao fortalecimento das cadeias de suprimentos do agronegócio. A programação incluiu ainda visita ao Centro de Visitantes de Água Clara, no lado atlântico do novo Canal do Panamá. No local, a delegação acompanhou o funcionamento das eclusas e a passagem de embarcações de grande porte, aprofundando o conhecimento sobre a importância da via para o comércio marítimo internacional e para a logística global de cargas. A comitiva também se reuniu com representantes da Asociación Nacional de Distribuidores de Insumos Agropecuarios y Maquinarias (ANDIA), entidade que reúne empresas dos setores de insumos agropecuários e máquinas agrícolas do Panamá. Durante o encontro, foram discutidos aspectos relacionados à produção, distribuição e logística de fertilizantes, além de oportunidades de cooperação em fertilizantes, bioinsumos e inovação tecnológica aplicada à agricultura. Cooperação com o setor produtivo A agenda incluiu reuniões com representantes das principais entidades do setor agropecuário panamenho. Os encontros abordaram oportunidades de cooperação técnica, intercâmbio de conhecimento, transferência de tecnologia, logística de insumos e ampliação das relações comerciais entre os dois países. As discussões reforçaram o interesse mútuo em ampliar a integração entre os setores produtivos do Brasil e do Panamá, especialmente em áreas relacionadas à segurança alimentar, inovação e desenvolvimento sustentável da agropecuária. Participaram do encontro Alicia Jiménez, presidente da Federación de Cámaras de Comercio, Industrias y Agricultura de la República de Panamá (FEDECAMARAS); Víctor Epifanio e Carlos Pitty, da Asociación Nacional de Porcicultores (ANAPOR); Ivvana Quintero, da Asociación Nacional de Molineros (ANALMO); Samuel Vernaza, da Asociación Nacional de Ganaderos (ANAGAN); e Italo Salcedo, da Asociación Nacional de Avicultores (ANAVIP). Abertura de mercado No âmbito governamental, a delegação brasileira foi recebida pelo ministro do Desenvolvimento Agropecuário do Panamá, Roberto Linares, e pelo vice-ministro José Aníbal Rincón Stanziola, em reunião que contou com a participação de autoridades das áreas de sanidade vegetal, saúde animal, engenharia rural e irrigação, agricultura, pecuária, agroindústria e desenvolvimento rural. Durante o encontro, foram assinados os documentos que formalizam a abertura do mercado panamenho para a importação de sementes brasileiras de coco e café. A medida representa mais um avanço na agenda de acesso a mercados conduzida pelo Mapa e fortalece o comércio agropecuário bilateral. A abertura amplia as oportunidades para os exportadores brasileiros do setor de sementes e reforça a confiança entre os sistemas de controle sanitário dos dois países. A iniciativa também contribui para a diversificação das relações comerciais e para o fortalecimento da cooperação agropecuária entre Brasil e Panamá. Os resultados da missão reforçam o compromisso do Mapa com a ampliação de mercados para os produtos agropecuários brasileiros e com a construção de parcerias estratégicas que fortaleçam o abastecimento de insumos essenciais à produção agropecuária nacional. Informações à imprensaimprensa@agro.gov.br Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

PF combate importação e comércio ilegal de medicamentos no Paraná

Guaíra/PR – A Polícia Federal realizou, nesta segunda-feira (8/6), duas operações em Mariluz/PR que cumpriram três mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Guaíra/PR. Os mandados foram cumpridos no contexto das denominadas Operações Macrus, que visam combater a importação e o comércio ilegal de medicamentos. As operações decorrem de investigações da Delegacia de Polícia Federal em Guaíra/PR e tiveram início após a identificação de um indivíduo comercializando na internet substâncias voltadas ao emagrecimento, que teriam sido importadas ilegalmente do Paraguai.  A importação e o comércio de substâncias voltadas ao emagrecimento sem respeito aos normativos brasileiros configura crime. São condutas que expõem a população brasileira a perigo, com risco à saúde e à vida de pessoas que utilizem medicamentos sem o devido acompanhamento médico. A PF permanece aberta ao recebimento de informações, inclusive de forma anônima, pelos canais de contato disponíveis. Comunicação Social da Polícia Federal no ParanáDisque denúncia: (45) 98824-6579E-mail: cs.srpr@pf.gov.br   Fonte: Polícia Federal

PF e PM prendem suspeito e apreendem droga durante ação integrada em Foz do Iguaçu/PR

Foz do Iguaçu/PR – A Polícia Federal e a Polícia Militar do Paraná realizaram, no domingo (7/6), a apreensão de 16,44 kg de skunk e a prisão em flagrante de um homem em Foz do Iguaçu/PR. Policiais que monitoravam a área de fronteira na região do Rio Paraná observaram uma embarcação proveniente do Paraguai se aproximando da margem brasileira. Ao atracar, volumes foram transferidos para um indivíduo que aguardava no local. Durante a aproximação policial, foi identificado um veículo em aparente tentativa de fuga. Na vistoria realizada no automóvel, foram encontrados diversos pacotes contendo skunk – variedade de maconha com elevado teor de THC. O suspeito foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu, juntamente com o veículo e o entorpecente apreendido. O preso permanecerá à disposição da Justiça e responderá pelos crimes relacionados ao tráfico internacional de drogas. Comunicação Social da Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR – CS/PF/Fozcs.foz@pf.gov.br@pffoz Canal para Denúncia(45) 98821-4326denuncias.fig.pr@pf.gov.br Fonte: Polícia Federal

PF e PM apreendem cerca de 800 kg de maconha em Foz do Iguaçu/PR

Foz do Iguaçu/PR – Policiais federais e militares apreenderam, no último sábado (6/6), uma grande quantidade de maconha armazenada em uma residência abandonada utilizada como depósito por criminosos na região de fronteira. Durante patrulhamento na margem brasileira do Rio Paraná, os policiais avistaram uma embarcação proveniente do Paraguai deslocando-se em direção ao território nacional. Na margem brasileira, a embarcação descarregou diversos volumes que foram recolhidos por indivíduos que aguardavam em uma área de mata próxima. Os suspeitos carregaram um veículo com a droga e se deslocaram até um imóvel abandonado, onde os fardos foram descarregados e armazenados. No interior do imóvel foram encontrados cerca de 795 quilos de maconha.  Todo o entorpecente apreendido e o veículo foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu para os procedimentos de polícia judiciária cabíveis. As investigações prosseguem com o objetivo de identificar os responsáveis pelo transporte e armazenamento da droga. Comunicação Social da Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR – CS/PF/Fozcs.foz@pf.gov.br@pffoz Canal para Denúncia(45) 98821-4326denuncias.fig.pr@pf.gov.br Fonte: Polícia Federal

Primeira Pesquisa Nacional de Saúde Mental avança no país. Ministério da Saúde reforça importância da participação da população

A primeira Pesquisa Nacional de Saúde Mental (PNSM-Brasil), conduzida pelo Ministério da Saúde (MS), avançou para a oitava semana de coleta de dados em campo. Até o momento, o levantamento iniciou atividades em 427 setores censitários, de 137 municípios, distribuídos em 23 unidades federativas de todas as regiões do Brasil. O objetivo é produzir dados inéditos e representativos sobre a saúde mental da população brasileira adulta, permitindo identificar fatores associados ao sofrimento psíquico, desigualdades sociais e barreiras de acesso ao cuidado em saúde mental. Segundo a equipe técnica responsável pelo estudo – que teve sua fase piloto iniciada em janeiro – até o dia 26 de maio foram realizadas 354 entrevistas completas. O plano amostral prevê a abordagem de 1.626 setores censitários e uma amostra inicial de 16.260 domicílios. A expectativa é alcançar aproximadamente 10 mil entrevistas válidas ao final da coleta. O método, estabelecido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), garante representatividade nacional da população com 18 anos ou mais. A seleção dos participantes ocorre por amostragem probabilística em diferentes etapas: municípios, setores censitários, domicílios e moradores. A PNSM-Brasil é uma iniciativa inédita do MS, com execução técnico-científica da Universidade Federal do Espírito Santo. Desafios da coleta Entre os principais desafios enfrentados pelas equipes em campo estão a elevada taxa de recusa dos domicílios e a desconfiança da população durante a abordagem inicial. De acordo com os pesquisadores, muitos participantes relatam desconhecer a pesquisa e buscam confirmar sua legitimidade junto aos serviços de saúde. Os técnicos destacam que o tema da saúde mental ainda é cercado por estigmas, o que pode impactar a receptividade. Além disso, o cenário de golpes e fraudes recorrentes no país também contribui para o receio da população em receber entrevistadores e compartilhar informações pessoais. O Ministério da Saúde reforça, portanto, a importância da divulgação da PNSM-Brasil junto aos serviços de saúde, gestores locais, lideranças comunitárias e meios de comunicação municipais e estaduais, para ampliar o reconhecimento da pesquisa e fortalecer a adesão da população. Dados contribuem para o fortalecimento das políticas públicas A PNSM-Brasil será útil para fornecer informações estratégicas para o fortalecimento das políticas públicas de saúde mental e da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no Sistema Único de Saúde (SUS). Os dados permitirão estimar a prevalência de transtornos mentais na população adulta, além de investigar fatores sociais associados ao sofrimento psíquico, como violência, desigualdades sociais, experiências traumáticas e vulnerabilidades econômicas. Para a diretora de Análise Epidemiológica e Vigilância de Doenças Não-Transmissíveis do MS, Letícia Cardoso, os resultados poderão subsidiar o planejamento, a implementação e o monitoramento de políticas públicas mais alinhadas às necessidades reais da população. “Trata-se de uma forma de apoiar a ampliação do acesso aos serviços de saúde mental e a organização da rede de cuidado. A pesquisa também poderá servir como linha de base para o acompanhamento de indicadores de saúde mental ao longo do tempo, fortalecendo as estratégias de vigilância em saúde mental no país”, explica. Próximas etapas A conclusão da coleta de dados está prevista para julho de 2026, ainda sem data definida. Após essa etapa, os dados passarão por processos de consistência, ponderação amostral e análise estatística. A divulgação dos primeiros resultados é esperada para o final do ano. Até o momento, a pesquisa ainda não possui um banco de dados consolidado que permita identificar tendências ou resultados preliminares sobre a saúde mental da população brasileira. As análises exploratórias devem começar após o alcance de aproximadamente 500 entrevistas válidas. A participação dos moradores selecionados é essencial para que o Brasil conheça, de forma ampla e representativa, a realidade da saúde mental da população e possa desenvolver políticas públicas mais efetivas, integradas e baseadas em evidências científicas. Suellen SiqueiraMinistério da Saúde Fonte: Ministério da Saúde