MMA recebe delegação da Indonésia para intercâmbio sobre políticas de biodiversidade
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) recebeu, em 27 de maio, uma delegação da Indonésia para uma agenda de intercâmbio voltada ao compartilhamento de experiências sobre conservação da biodiversidade, governança ambiental e mecanismos de financiamento. A iniciativa integra a cooperação entre Brasil, Indonésia e República Democrática do Congo, com apoio da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ). Esta foi a segunda visita da delegação da Indonésia ao Brasil no contexto da cooperação entre os países. Saiba mais aqui A visita teve como um dos principais objetivos apresentar à delegação indonésia o funcionamento, a governança e as atribuições da Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio), órgão consultivo do MMA responsável por articular e coordenar ações relacionadas à implementação das convenções internacionais voltadas à biodiversidade. Como parte da programação, os representantes da Indonésia participaram da 77ª Reunião Ordinária da Conabio, realizada em Brasília, em formato híbrido. Na ocasião, a comitiva apresentou a Estratégia e Plano de Ação para a Biodiversidade da Indonésia 2025–2045, documento que orienta as ações do país para conservação e uso sustentável da biodiversidade nas próximas décadas. Na ocasião, o diretor do Departamento de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade do MMA, Braulio Ferreira de Souza Dias, destacou a importância da cooperação entre os três países. “Esse intercâmbio de experiências entre Brasil, Indonésia e República Democrática do Congo vem sendo realizado desde o ano passado e busca promover a troca de experiências entre três países que reúnem algumas das maiores áreas de florestas tropicais no mundo. Esse processo teve uma etapa importante em outubro de 2025, quando uma delegação brasileira esteve na Indonésia em agenda de intercâmbio que também contou com a participação de representantes da República Democrática do Congo”, afirmou. Além da participação na Conabio, a delegação foi recebida por diferentes áreas do MMA e instituições vinculadas, incluindo a Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais, a Secretaria Nacional de Bioeconomia, a Secretaria Nacional de Mudança do Clima, a Assessoria Especial de Economia e Meio Ambiente, o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ). A programação também incluiu reuniões no Ministério das Relações Exteriores e no Ministério da Fazenda. Os encontros abordaram temas relacionados à implementação de políticas de biodiversidade, acesso e repartição de benefícios, financiamento para a conservação, bioeconomia, mercado voluntário de carbono, REDD+, Plano Clima e o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF). Experiência da Indonésia A apresentação da delegação indonésia foi conduzida pelo vice-ministro para Assuntos Alimentares, Recursos Naturais e Meio Ambiente do Ministério do Planejamento do Desenvolvimento Nacional da Indonésia (BAPPENAS), Leonardo Sambodo. A comitiva apresentou as prioridades da Estratégia e Plano de Ação para a Biodiversidade da Indonésia 2025–2045, alinhada ao Marco Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal e ao planejamento nacional de desenvolvimento. O documento estabelece diretrizes para ampliar a proteção e a gestão de ecossistemas, reduzir o risco de extinção de espécies, promover o uso sustentável dos recursos biológicos, fortalecer a governança e impulsionar ações relacionadas à bioprospecção, à biotecnologia e à repartição de benefícios. Na oportunidade, também foram destacados os principais desafios para a conservação da biodiversidade no país, entre eles as mudanças no uso da terra e do mar, a sobre-exploração dos recursos naturais, as mudanças climáticas, a poluição e a introdução de espécies exóticas invasoras. Outro tema abordado foi o financiamento da biodiversidade, incluindo o desenvolvimento de créditos de biodiversidade como mecanismo complementar para mobilização de recursos destinados à conservação. Cooperação Na avaliação da secretária nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais do MMA, Rita Mesquita, a troca de experiências entre países que compartilham desafios semelhantes é fundamental para fortalecer a implementação das metas globais de biodiversidade. “A troca de experiências entre países megadiversos é fundamental para qualificar nossas políticas públicas e fortalecer a implementação dos compromissos assumidos no âmbito da Convenção sobre Diversidade Biológica”, destacou. A visita reforça a cooperação internacional em biodiversidade e contribui para o fortalecimento de estratégias nacionais voltadas à conservação dos ecossistemas, ao uso sustentável dos recursos naturais e à mobilização de recursos para o cumprimento dos compromissos globais assumidos pelos países signatários da Convenção sobre Diversidade Biológica. Assessoria Especial de Comunicação Social do MMAimprensa@mma.gov.br(61) 2028-1227/1051Acesse o Flickr do MMA Fonte: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
DOF recupera caminhonete furtada e apreende 2 toneladas de maconha após motoristas furarem bloqueio

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam, na manhã de sábado (6), dois veículos carregados com duas toneladas de maconha. A ação ocorreu na rodovia MS-299, no distrito de Jacareí, município de Japorã. A equipe realizava um bloqueio na rodovia que liga o distrito à linha internacional com o Paraguai quando deu ordem de parada a uma Toyota Hilux SW4 e a um Ford Fiesta. Os condutores desobedeceram e furaram o bloqueio. Em diligências na região, o Ford Fiesta foi localizado abandonado a cerca de mil metros do local. Logo em seguida, a SW4 também foi encontrada abandonada em uma estrada rural. Durante vistoria no interior da caminhonete, os militares encontraram diversos fardos de maconha. Nenhum dos suspeitos foi localizado. Durante a checagem dos sinais identificadores, os policiais constataram que a caminhonete ostentava placas clonadas e havia sido furtada em Maringá (PR), no dia 19 de dezembro de 2025. Os veículos e os 2 mil quilos de entorpecentes foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil de Mundo Novo. A apreensão gerou um prejuízo estimado de aproximadamente R$ 4,2 milhões ao crime organizado. A ação ocorreu no âmbito do Programa Brasil Contra o Crime Organizado, em parceria entre a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública). O DOF mantém um canal direto com a população para denúncias anônimas pelo telefone 0800 647-6300. O sigilo é garantido. Fonte: DOF – MS
Pai e filho são detidos pelo DOF por contrabando de cigarros
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam, na madrugada de sábado (6), dois veículos transportando 900 pacotes de cigarros de origem paraguaia. A abordagem ocorreu na rodovia MS-480, em Anaurilândia. A equipe realizava bloqueio policial quando abordou simultaneamente um Honda Civic e um VW Polo que seguiam em direção ao estado de São Paulo. Os condutores de 56 e 17 anos, identificados como pai e filho, mantinham contato e, no momento da abordagem, o motorista do Civic tentou alertar o condutor do Polo. Durante a vistoria, foram localizadas 18 caixas de cigarros no interior do Polo. Os envolvidos confessaram que pegaram a mercadoria em Dourados (MS) e pretendiam entregá-la em Rosana (SP), onde receberiam R$ 200 por caixa transportada. Na checagem dos veículos, os policiais também descobriram que o Honda Civic ostentava placas clonadas de outro automóvel. Os envolvidos, os veículos e a carga ilícita foram encaminhados à Defron (Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira) em Dourados. O prejuízo estimado ao crime foi de aproximadamente R$ 110 mil. A ação ocorreu no âmbito do Programa Brasil Contra o Crime Organizado, em parceria entre a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública). O DOF mantém um canal direto com a população para denúncias anônimas pelo telefone 0800 647-6300. O sigilo é garantido. Fonte: DOF – MS
MS Ativo: Governo de MS vai promover obras de infraestrutura urbana em cinco cidades do Estado
Com foco em uma gestão municipalista, que traz resultados e transforma a vida das pessoas, o Governo de Mato Grosso do Sul vai promover obras de infraestrutura urbana em diferentes cidades do Estado. Desta vez os investimentos são para Nova Andradina, Aral Moreira, Sidrolândia, Três Lagoas e Porto Murtinho, que é a porta de entrada da Rota Bioceânica. Em Nova Andradina foi assinado o contrato para obra de contenção de processo erosivo no bairro Horto Florestal, no valor de R$ 19,2 milhões. A empresa responsável terá um prazo de 540 dias para concluir os trabalhos e assim trazer os benefícios para a população. Para melhorar a qualidade de vida das pessoas serão promovidas obras de pavimentação e drenagem nas ruas Altair Matoso e José Limeira Sobrinho em Aral Moreira (R$ 4,9 milhões), no bairro Jardim Brasília na cidade de Três Lagoas (R$ 6,8 milhões) e em Sidrolândia, que terá o prolongamento da rua Antônio Nantes, com investimento e R$ 7,9 milhões. Nestas três cidades foram lançadas as licitações para realização das obras. O próximo passo é a abertura de propostas das empresas interessadas, para que após escolha da vencedora do certame, comece os trabalhos em cada município. Já em Porto Murtinho, que é a entrada da Rota Bioceânica, o Governo do estado assinou convênio com o município para obras de infraestrutura urbana (pavimentação e drenagem) no bairro Florestal. Serão repassados R$ 3,6 milhões para viabilizar a execução do projeto. Parceria Os investimentos na infraestrutura urbana nas 79 cidades do Estado fazem parte do programa MS Ativo, que tem como objetivo favorecer diretamente a população, promovendo obras que possam melhorar a qualidade de vida dos moradores. Para viabilizar este projeto, o governador Eduardo Riedel realizou reuniões com os prefeitos e vereadores de cada cidade, para que eles pudessem indicar as obras prioritárias nos municípios. Ouvindo as demandas, foi montado um pacote de investimentos para todas as regiões do Estado. Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS Foto da capa: Chico Ribeiro/Seilog (município de Três Lagoas) Fonte: Governo MS
MMA, BNDES e ApexBrasil inauguram, em Brasília, exposição sobre os 18 anos do Fundo Amazônia

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a ApexBrasil inauguram, nesta segunda-feira (8/6), às 14h, na Biblioteca Nacional de Brasília (DF), a exposição “Afluentes: caminhos e histórias do Fundo Amazônia”. O ministro do Meio Ambiente e Mudança do Clima, João Paulo Capobianco, estará presente. A mostra integra a programação da Semana Nacional do Meio Ambiente e apresenta resultados e experiências de projetos apoiados pelo Fundo Amazônia ao longo de seus 18 anos de atuação. A visitação será gratuita e seguirá até 12 de junho. A exposição reúne fotografias, vídeos, mapa interativo, linha do tempo, ambiência sonora e vitrine de produtos amazônicos exportados com apoio da ApexBrasil. O percurso apresenta histórias de povos indígenas, ribeirinhos, extrativistas, agricultores familiares, bombeiros, agentes ambientais e comunidades que atuam na proteção e no desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal. A abertura terá a presença do ministro do MMA, João Paulo Capobianco, do presidente da ApexBrasil, Laudemir Müller, e da diretora Socioambiental do BNDES, Tereza Campello. SERVIÇO: MMA, BNDES e ApexBrasil inauguram, em Brasília, exposição sobre os 18 anos do Fundo Amazônia Data: 8 de junho de 2026, segunda-feira Horário: 14h (horário de Brasília) Local: Biblioteca Nacional – Setor Cultural da República, Área Cívica, Lote s/n – Brasília (DF) Assessoria Especial de Comunicação Social do MMAimprensa@mma.gov.br(61) 2028-1227/1051Acesse o Flickr do MMA Fonte: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
Ministro João Paulo Capobianco visita Semana Nacional do Meio Ambiente

O ministro do Meio Ambiente e Mudança do Clima, João Paulo Capobianco, visita, nesta segunda-feira (8/6), às 14h, a Semana Nacional do Meio Ambiente 2026, que ocorre até quinta-feira (11/6) na Biblioteca Nacional em Brasília (DF). Com o tema “Cuidar do Meio Ambiente é Cuidar da Vida”, o evento terá, a partir de hoje, ampla programação dedicada às diversas dimensões da agenda ambiental brasileira e sua relação direta com a vida das pessoas, por meio da manutenção da biodiversidade e dos ciclos de chuva, regulação do clima, promoção da segurança energética e alimentar e desenvolvimento social e econômico do país. As atividades serão gratuitas e abertas ao público. Acesse a programação aqui. Acompanham o ministro o presidente da ApexBrasil, Laudemir Müller, os presidentes do ICMBio, Mauro Pires, e do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Sérgio Besserman, o presidente substituto do Ibama, Jair Schmitt, e a deputada federal Marina Silva. SERVIÇO: Ministro João Paulo Capobianco visita Semana Nacional do Meio Ambiente Data: 8 de junho de 2026, segunda-feira Horário: 14h (horário de Brasília) Local: Biblioteca Nacional – Setor Cultural da República, Área Cívica, Lote s/n – Brasília (DF)Transmissão: YouTube Assessoria Especial de Comunicação Social do MMAimprensa@mma.gov.br(61) 2028-1227/1051Acesse o Flickr do MMA Fonte: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
PF combate garimpo ilegal e apreende maquinário no sudoeste do Pará
Itaituba/PA. A Polícia Federal, com apoio da Polícia Rodoviária Federal, deflagrou nesta segunda-feira (8/6) a Operação Rota do Ouro para combater a atividade de garimpo ilegal no município de Novo Progresso. As investigações apontam que a área fiscalizada pode ter sido responsável pela extração clandestina de aproximadamente 80 kg de ouro nos últimos três anos. Durante a ação, foram apreendidas três escavadeiras hidráulicas em operação no garimpo ilegal e uma caminhonete utilizados no apoio logístico da atividade criminosa. Também foram constatados indícios de exploração em área de preservação permanente e de reserva legal. Os envolvidos poderão responder pelos crimes de usurpação de bem da União, extração ilegal de recursos minerais e dano ambiental. As investigações prosseguem para identificar todos os responsáveis pela atividade ilícita e os destinatários do minério extraído. Comunicação Social da Polícia Federal no Pará cs.srpa@pf.gov.br @pf.para Fonte: Polícia Federal
Após fuga e capotamento em lavoura de milho, DOF apreende quase 800 quilos de maconha
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam, na madrugada de quinta-feira (4), um veículo GM Onix carregado com 785 quilos de maconha. A ação ocorreu no cruzamento da rodovia BR-267 com a MS-164, no distrito de Vista Alegre, município de Maracaju. A equipe realizava um bloqueio quando deu ordem de parada ao condutor do automóvel de cor branca. O motorista desobedeceu e iniciou uma fuga em alta velocidade em direção a Maracaju. Os militares realizaram o acompanhamento e, após alguns quilômetros, localizaram o veículo capotado às margens da rodovia, dentro de uma plantação de milho. O condutor conseguiu fugir a pé e não foi localizado após buscas na região. No interior do carro, os fardos de droga ocupavam todo o porta-malas e os bancos traseiro e do passageiro. O veículo e os entorpecentes foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil de Maracaju. A apreensão gerou um prejuízo estimado de R$ 1,6 milhão ao crime organizado. A ação ocorreu no âmbito do Programa Brasil Contra o Crime Organizado, em parceria entre a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública). O DOF mantém um canal direto com a população para denúncias anônimas pelo telefone 0800 647-6300. O sigilo é garantido. Fonte: DOF – MS
DOF apreende mais de 600 quilos de drogas após condutor abandonar veículo em Maracaju
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam, na manhã de quinta-feira (4), um veículo VW Gol carregado com 606 quilos de maconha e 23 quilos de skunk. A ação ocorreu na rodovia MS-164, próximo ao Rio Santa Maria, no município de Maracaju. A equipe realizava patrulhamento quando visualizou o utilitário de cor vermelha. Ao notar a aproximação da viatura, o condutor realizou uma manobra brusca de retorno e iniciou fuga em alta velocidade por uma estrada vicinal. Os militares realizaram o acompanhamento e, momentos depois, localizaram o automóvel abandonado. O motorista fugiu a pé para a vegetação e não foi encontrado. No interior do veículo, os policiais encontraram as drogas, que ocupavam grande parte do espaço interno. O veículo e os entorpecentes foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil de Maracaju. A apreensão gerou um prejuízo estimado de R$ 1,5 milhão ao crime organizado. A ação ocorreu no âmbito do Programa Brasil Contra o Crime Organizado, em parceria entre a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública). O DOF mantém um canal direto com a população para denúncias anônimas pelo telefone 0800 647-6300. O sigilo é garantido. Fonte: DOF – MS
PF promove mais de 190 ações de repressão e prevenção no Maio Laranja e alcança mais de 18 mil pessoas
Brasília/DF. A Polícia Federal realizou, ao longo do mês de maio, uma série de ações de repressão, prevenção e conscientização em referência ao Maio Laranja, campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. No eixo repressivo, a instituição coordenou a Operação Nacional Proteção Integral IV, deflagrada de forma simultânea em todo o país e realizada em conjunto com as Polícias Civis estaduais. A operação alcançou todas as unidades da Federação, com o cumprimento de 157 mandados de busca e apreensão e 17 mandados de prisão preventiva, totalizando 174 ordens judiciais. A ação mobilizou 736 policiais e resultou em 44 prisões em flagrante, 13 prisões preventivas cumpridas, resgate de cinco vítimas e apreensão de dois menores. As investigações que subsidiaram a operação tiveram origem em diferentes frentes de atuação, incluindo denúncias, monitoramento de redes de compartilhamento de arquivos, cooperação policial internacional e informações obtidas por meio do sistema RAPINA, ferramenta utilizada no enfrentamento aos crimes cibernéticos relacionados ao abuso sexual infantojuvenil. No campo educativo, a Coordenação de Repressão aos Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil promoveu cursos especializados voltados à formação de voluntários do Projeto Guardiões da Infância e à capacitação de policiais federais responsáveis por investigações da área. Também foi lançado o material educativo Guardiões da Infância em Cordel – Volume 2, destinado à orientação de famílias, educadores e responsáveis sobre os riscos presentes no ambiente digital e as formas de proteção de crianças e adolescentes. Prevenção No eixo preventivo, o destaque foi a atuação dos policiais federais voluntários do Projeto Guardiões da Infância. Mesmo atuando em áreas operacionais e investigativas distintas, esses servidores dedicaram parte de seu tempo à realização de palestras e ações socioeducativas voltadas à proteção de crianças e adolescentes. Durante o Maio Laranja, foram promovidas 187 atividades em 45 municípios de 15 estados, alcançando 18.263 pessoas entre estudantes, pais, responsáveis, educadores e integrantes da rede de proteção. A mobilização demonstra a capilaridade do projeto e a importância da prevenção como ferramenta complementar às ações de investigação e repressão, contribuindo para ampliar o acesso à informação e fortalecer a proteção de crianças e adolescentes em diferentes regiões do país. Outro marco do período foi a implementação do Centro Nacional de Proteção à Criança e ao Adolescente, criado em cumprimento à legislação conhecida como ECA Digital. A nova estrutura será responsável pelo recebimento, validação e tratamento de comunicações relacionadas a conteúdos de aparente exploração sexual, sequestro e aliciamento de crianças e adolescentes identificados por provedores de serviços de tecnologia. Ao longo do mês, a Polícia Federal atuou de forma integrada em ações de investigação, capacitação e prevenção, reunindo esforços de diferentes unidades e servidores em iniciativas voltadas à proteção de crianças e adolescentes e ao enfrentamento dos crimes relacionados ao abuso e à exploração sexual infantojuvenil. Coordenação-Geral de Comunicação Social da PFimprensa@pf.gov.br Fonte: Polícia Federal