Torta nutritiva de mandioca: receita servida em escola estadual de MS vence concurso nacional de alimentação escolar

Carme Zorzanello, agente de merenda da REE de Iguatemi, venceu o Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, promovido pelo FNDE. A receita de torta nutritiva de mandioca sem glúten, tão apreciada pelos estudantes da Escola Estadual 08 de Maio, em Iguatemi, agora passará a fazer parte de um e-book nacional de boas práticas da alimentação escolar. A agente de merenda Carme Albertina Ferronatto Zorzanello participou da 3ª edição do Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, promovido pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), que divulgou o resultado popular, e Carme trouxe o primeiro lugar do concurso para Mato Grosso do Sul. O concurso nacional selecionou 55 receitas vencedoras, com duas receitas de cada Estado da Federação e uma representante da rede federal de ensino. Nos dias 15 a 30 de maio, por intermédio de votação popular, as 136 preparações finalistas, desenvolvidas por agentes de merenda de todo Brasil, foram escolhidas. A iniciativa integra o projeto Alimentação Escolar Nota 10 e tem como objetivo valorizar o trabalho agentes de merenda das escolas públicas brasileiras, além de incentivar a promoção de uma alimentação saudável, adequada e sustentável no ambiente escolar. Para a nutricionista do quadro técnico da COALE Andrielli Correa (CRE-8), a conquista é um reconhecimento à dedicação de Carme, na criatividade e compromisso com a alimentação dos estudantes. “O prêmio valoriza a importância dos profissionais que atuam na alimentação escolar, promovendo refeições saudáveis, nutritivas e saborosas, além de incentivar a valorização da alimentação escolar de qualidade”. Carme, a primeira da direita para a esquerda, ao lado das colegas de cozinha da escola 8 de Maio. As receitas participantes destacaram o uso de alimentos regionais, ingredientes da agricultura familiar e preparações alinhadas às diretrizes do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). De acordo com a coordenadora da Coale (Coordenadoria de Alimentação Escolar) e responsável técnica pelo PNAR na REE, Adriana Rossato, as iniciativas como esta são importantes para construção prioritária de hábitos alimentares saudáveis nas escolas brasileiras. “Assim, priorizando o desenvolvimento dos estudantes, nas condições de aprendizagem, bem como em sua saúde e qualidade de vida ao longo dos anos”, finaliza Rossato. Reconhecimento Carme Zorzanello, além do reconhecimento nacional, receberá R$ 5 mil em premiação e a EE 08 de Maio será contemplada com R$ 8 mil para aquisição de equipamentos ou melhorias na cozinha escolar. A receita de torta nutritiva de mandioca sem glúten fará parte de um e-book nacional de boas práticas da alimentação escolar. A cerimônia de premiação acontecerá em Brasília, durante o Prêmio PNAE 2026, no dia 23 de junho, no Centro Internacional de Convenções do Brasil. O Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar é promovido pelo FNDE, em parceria com Itaipu Binacional, Ifsuldeminas (Instituto Federal do Sul de Minas Gerais) e Fadema (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico). Adersino Junior, Comunicação SED Fotos: Arquivo CRE-8 Fonte: Governo MS

BPM Rural conduz homem à delegacia após flagrante de importunação sexual em Fazenda

O caso ocorreu na noite de sábado (6), durante ações da Operação Corpus Christi realizadas pela Patrulha Rural. Um homem de 43 anos foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Amambai após ser flagrado observando uma mulher enquanto ela tomava banho em uma propriedade rural do município. O caso ocorreu na noite de sábado (6), durante ações da Operação Corpus Christi realizadas pela Patrulha Rural. De acordo com o boletim de ocorrência, a equipe policial foi acionada pela proprietária da fazenda, residente no Paraná, após receber informações de que funcionários da propriedade estavam assustados com a presença de uma pessoa rondando a residência. No local, o caseiro relatou aos policiais que estava na área frontal da casa enquanto sua esposa e a filha do casal, de 9 anos, utilizavam o banheiro localizado nos fundos da residência. Durante o banho, a mulher percebeu que estava sendo observada por um homem através de uma abertura existente em um vitrô quebrado. Assustada, a vítima chamou pelo marido, que correu até o local, mas não conseguiu localizar o suspeito. Durante as buscas, os policiais encontraram rastros nas proximidades do banheiro. A análise dos vestígios levou a equipe a identificar marcas compatíveis com um par de chinelos. As evidências apontaram para um vizinho da propriedade, que foi localizado pelos policiais. Segundo a ocorrência, ele apresentava sinais de embriaguez e utilizava chinelos danificados semelhantes aos rastros encontrados. Questionado pela equipe, o homem confessou ter observado a vítima pelo vitrô do banheiro. Conforme registrado no boletim, ele demonstrou arrependimento e afirmou que pretendia pedir desculpas ao casal. A vítima e o esposo manifestaram interesse em representar criminalmente contra o autor. Diante dos fatos, todos os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Amambai para as providências cabíveis. O caso foi registrado como violação de domicílio e importunação sexual. Após prestar depoimento e assinar termo de compromisso para comparecer à Justiça quando intimado, o suspeito foi liberado. Fonte: BPM Rural

Milhões de estudantes farão as provas da primeira fase da 21ª Obmep

Milhões de estudantes de todo o Brasil a partir do 6º ano do ensino fundamental participam nesta terça-feira (9) das provas da primeira fase da 21ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A competição é organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), organização social vinculada ao Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), com o objetivo de incentivar o estudo da matéria e revelar talentos. As provas serão aplicadas nas próprias escolas. Nesta edição, os alunos concorrem a 8.450 medalhas nacionais (650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze). Os premiados também são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que incentiva o desenvolvimento acadêmico e oferece uma bolsa de R$ 300 mensais aos estudantes de escolas públicas que participem da iniciativa. O valor é pago pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foto: Arquivo Pessoal Davi Oliveira, de 14 anos, mora em Guarulhos (SP) e participou do PIC em 2025, depois que ganhou uma medalha de bronze na Obmep. Ele começou a competir nas olimpíadas do conhecimento aos 12 anos. Até aqui, ele já foi premiado com duas medalhas da Obmep, uma da Olimpíada Nacional de Nanotecnologia (Onano) e uma da Olimpíada de Matemática de São Paulo. Os bons resultados trouxeram oportunidades ao estudante. “Quando comecei a participar das olimpíadas, eu não imaginava que isso poderia me trazer tantas oportunidades. Eu gosto de matemática porque ela me desafia a pensar de formas diferentes. Meu sonho é entrar no ITA [Instituto Tecnológico de Astronáutica] e trabalhar com engenharia aeroespacial, porque sempre gostei muito de aviões, foguetes e tudo que envolve o espaço”, relata o estudante do 9º ano do ensino fundamental. A mãe dele, Mayara Regina Oliveira, relata que o garoto sempre foi muito curioso e que a matemática veio naturalmente como uma forma de incentivar o raciocínio. Dentro da família, o estudo é estimulado como uma forma de superar dificuldades e alcançar os próprios sonhos. “Vale a pena motivar a curiosidade dos filhos, apoiar seus interesses e procurar conhecer as oportunidades disponíveis. Uma simples inscrição em uma olimpíada pode ser o primeiro passo para transformar uma trajetória inteira. A história do Davi mostra que grandes sonhos podem nascer dentro de casa”, pontua ela. Saiba mais sobre a Obmep neste link. Saiba mais sobre o PIC neste link. Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Ana Paula Renault curte cenário paradisíaco no Rio de Janeiro e celebra: ‘O equilíbrio!’

Ana Paula Renault, de 44 anos, abriu o álbum de recordações e compartilhou uma declaração especial ao Rio de Janeiro nesta segunda-feira (8). Em publicação nas redes sociais, a jornalista destacou a relação que mantém com a Cidade Maravilhosa e refletiu sobre as características que mais admira no local. “Tem lugares que nos recebem. Outros nos provocam. O Rio de Janeiro, como sempre, faz os dois com uma combinação rara de beleza, cultura e sofisticação”, escreveu Ana Paula na legenda das fotos. A ex-BBB também destacou o contraste entre tradição e modernidade que enxerga na cidade. Thaynara OG comemora 10 anos de carreira na internet e celebra conexão: ‘Orgulhosa’ Na sequência, a jornalista revelou com qual região carioca mais se identifica. “Se eu fosse um bairro do Rio, eu seria Santa Teresa”, afirmou. Nos comentários, os seguidores aproveitaram a publicação para elogiar a beleza da apresentadora e a sensibilidade de suas palavras. Confira abaixo: Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Ana Paula Renault (@anapaularenault) Fonte: TOP FAMOSOS

Senasp reúne delegados das 27 unidades da Federação em curso de combate ao crime organizado

Brasília, 8/6/26 – Teve início, nesta segunda-feira (8), a segunda edição do Curso de Investigação das Organizações Criminosas: O Enfrentamento sob a Égide das Modernas Técnicas de Investigação. A capacitação tem o objetivo de fortalecer a capacidade do Estado no desmantelamento de estruturas criminosas complexas e na repressão ao crime organizado. Promovido pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o curso integra as ações de fortalecimento da investigação e da inteligência no enfrentamento ao crime organizado. Para o diretor de Operações Integradas e de Inteligência da Senasp, Anchieta Nery, o fortalecimento das capacidades investigativas é um dos pilares do enfrentamento ao crime organizado. “Nenhuma instituição enfrentará sozinha o crime organizado. Precisamos investir em integração, inteligência e qualificação profissional para fortalecer a capacidade do Estado brasileiro de combater essas estruturas criminosas cada vez mais sofisticadas”, disse. Ao longo da semana, delegados da Polícia Federal (PF) e das polícias civis das 27 unidades da Federação participarão de treinamento intensivo, com carga horária total de 84 horas-aula. O programa aborda técnicas avançadas de investigação, inteligência financeira e uso de novas tecnologias, preparando os participantes para enfrentar as complexidades do cenário criminal contemporâneo. Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Operação Dark Chain prende investigado por abuso sexual infantojuvenil no ambiente digital

Rio de Janeiro, 8/6/26 – Com apoio do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCRJ) deflagrou, nesta segunda-feira (8), a Operação Dark Chain. A ação resultou na prisão em flagrante de um homem investigado por armazenar conteúdo de abuso sexual infantojuvenil. A investigação teve como objetivo identificar e responsabilizar pessoas envolvidas na aquisição, no armazenamento e no compartilhamento de conteúdos ilícitos envolvendo crianças e adolescentes em ambientes digitais. Durante as diligências, as equipes especializadas encontraram indícios do uso de recursos tecnológicos avançados para acessar e disseminar esse tipo de conteúdo em ambientes da internet aberta e em áreas de acesso restrito da rede. As apurações também contaram com a análise de movimentações financeiras realizadas por meio de criptoativos, permitindo aprofundar as investigações e identificar evidências relevantes para a responsabilização do investigado. Prisão em flagrante Durante a prisão no bairro de Jacarepaguá, na capital fluminense, também foram recolhidos dispositivos eletrônicos pertencentes ao investigado. Durante análise preliminar dos equipamentos, os policiais localizaram centenas de arquivos com registros de abuso sexual infantojuvenil, configurando situação de flagrante delito. O investigado foi preso pela prática do crime previsto no artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que tipifica a conduta de adquirir, possuir ou armazenar material contendo cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente. A Operação Dark Chain evidencia a importância da integração entre as polícias judiciárias e os órgãos especializados em inteligência e investigação cibernética no enfrentamento aos crimes praticados contra crianças e adolescentes no ambiente digital. A cooperação entre as instituições fortalece a capacidade de identificar autores, rastrear ativos digitais e produzir conhecimento técnico voltado à proteção de grupos vulneráveis. As investigações prosseguem para a identificação de eventuais conexões com outros envolvidos e para o aprofundamento das análises decorrentes do material apreendido. Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Ponta Porã: Campo do Horto Florestal será reinaugurado com jogos amistosos nesta terça-feira

Espaço esportivo revitalizado pela Prefeitura de Ponta Porã volta a receber partidas com confrontos femininos e masculinos a partir das 19h A Prefeitura de Ponta Porã, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, concluiu a revitalização do Campo 1 do Horto Florestal, que será reinaugurado nesta terça-feira, dia 9 de junho, com a realização de dois jogos amistosos. A programação terá início às 19h e contará com partidas das categorias feminina e masculina. Segundo o secretário municipal de Esporte e Lazer, Ricardo Torraca, a revitalização atende determinação do prefeito Eduardo Campos, que autorizou melhorias nos dois campos de futebol suíço do Horto Florestal. No Campo 1 foram realizadas reformas nas traves e recomposição de parte do gramado sintético, permitindo a retomada das atividades esportivas. No Campo 1 as traves foram restauradas e recolocadas e o espaço está pronto para receber os jogos Fotos: Vinicius Gamarra O gramado sintético também recebeu reparos e está pronto para uso dos desportistas “O primeiro campo está revitalizado e as equipes já podem utilizar para jogos. A partir de agora estamos concentrados na reforma do Campo 2, que dentro de alguns dias também estará pronto e entregue para uso dos desportistas da nossa cidade”, afirmou o secretário. A programação de reinauguração começa com o amistoso feminino entre Não Confunda Sport Clube e Pato Futebol Clube. Em seguida, às 20h, será disputada a partida masculina entre Arena Perna de Pau Futebol Clube e Guia Lopes Futebol Clube. Ricardo Torraca destacou que os investimentos reforçam o compromisso da administração municipal com o esporte e o lazer. “A gestão municipal valoriza e investe na melhoria das condições físicas dos espaços de lazer para oferecer aos desportistas e à comunidade um local de qualidade e conforto”, ressaltou. A população está convidada a prestigiar a reinauguração e acompanhar os jogos no Horto Florestal.

Exclusivo: Pesquisa mostra os mais citados para deputado federal por partido e federação em MS

A pesquisa está registrada sob os números MS-06874/2026 e BR-03768/2026. O Instituto Ranking Brasil Inteligência realizou, no período de 1º a 5 de junho deste ano, junto a 2.000 moradores com 16 anos ou mais de idade, em 30 municípios de Mato Grosso do Sul, com intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, a 5ª pesquisa sobre as intenções de votos para deputados federais nas eleições gerais de 2026 no Estado. Espontânea Na pesquisa espontânea, quando é feita a pergunta aos entrevistados e não é dada nenhuma alternativa para resposta, temos os nomes dos mais citados por partido ou por federação. O Instituto Ranking Brasil Inteligência cumpriu o plano amostral neste instrumento tomando as devidas precauções no que se refere às quotas nos seus diversos estratos, inclusive por área geográfica. PL Entre os pré-candidatos do PL, a primeira colocada é a deputada estadual Mara Caseiro, com 1,8%, seguida pelo ex-deputado estadual Capitão Contar, com 1,7%, pelo deputado federal Marcos Pollon, com 1,6%, pelo deputado federal Rodolfo Nogueira, com 1,5%, pelo ex-deputado federal Edson Giroto, com 0,75%, e pelo ex-deputado estadual Neno Razuk, com 0,45%. Probabilidade de eleger de 2 a 3 deputados federais. União Brasil-PP Entre os pré-candidatos da Federação União Progressista, formada por União Brasil e PP, a primeira colocada é a ex-deputada federal Rose Modesto, com 3%, seguida pelo deputado federal Dr. Luiz Ovando, com 1,4%, pelo deputado federal Geraldo Resende, com 1,2%, pelo deputado federal Dagoberto Nogueira, com 0,9%, pelo Delegado André Matsushita, com 0,55%, e pelo empresário Carlos Bernardo, com 0,40%. Probabilidade de eleger de 2 a 3 deputados federais. PT, PV e PCdoB Entre os pré-candidatos da Federação PT, PV e PCdoB, o primeiro colocado é o deputado federal Vander Loubet, com 2%, seguido pela deputada federal Camila Jara, com 1,9%, pelo vereador Marquinhos Trad, com 1,3%, por Sandro Omar, com 0,5%, pela advogada Gisele Marques, com 0,2%, e pelo vereador Elias Ishi, com 0,15%. Probabilidade de eleger de 1 a 2 deputados federais. PSDB e Cidadania Entre os pré-candidatos da Federação PSDB e Cidadania, o primeiro colocado é o vereador Professor Juari, com 1%, seguido pela vice-prefeita de Corumbá, Bia Cavassa, com 0,65%, pela ex-secretário estadual Viviane Luiza, com 0,35%, por Dheinifer Martins, com 0,30%, por Natal Gonzaga, com 0,25%, e por Paula Campos, com 0,20%. Probabilidade de eleger de 1 deputado federal. Republicanos Entre os pré-candidatos do Republicanos, o primeiro colocado é o ex-secretário Jaime Verruck, com 0,8%, seguido pelo deputado federal Beto Pereira, com 0,7%, pelo deputado estadual Roberto Hashioka, com 0,60%, pela vereadora Isa Marcondes, com 0,3%, pelo Coronel Bittencourt, com 0,25%, e por Neto Santos, com 0,15%. Probabilidade de eleger de 1 a 2 deputados federais. De acordo com o Instituto Ranking Brasil Inteligência, os demais partidos e federações não obtiveram citações suficientes para conquistar sequer uma cadeira na Câmara dos Deputados por Mato Grosso do Sul, sendo que os votos brancos e nulos somaram 30,85%, enquanto os que não sabem ou não responderam totalizaram 40%. Veja abaixo o quadro com todos os citados na pesquisa: A pesquisa está registrada sob os números MS-06874/2026 e BR-03768/2026. Metodologia quantitativa, com a realização de entrevistas pessoais e pelo sistema CAT, utilizando questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado do Estado de Mato Grosso do Sul. Fonte: RANKING BRASIL INTELIGÊNCIA

Empresas Aegea MS reforçam educação ambiental durante Semana do Meio Ambiente

Ambiental MS Pantanal participa da programação com palestra, feira e ações no MS Cidadão, levando orientações sobre o uso correto da rede de esgoto A Ambiental MS Pantanal participou, na última semana, da Semana do Meio Ambiente em Corumbá, reforçando a importância do saneamento como ferramenta fundamental para a construção de cidades mais resilientes às mudanças climáticas e para a preservação dos recursos naturais. A concessionária integra a Parceria Público-Privada firmada entre o Grupo Aegea, a Sanesul e o Governo do Estado e, desde o início de sua operação, em 2021, promove ações voltadas à educação ambiental, à sustentabilidade e à conservação dos biomas sul-mato-grossenses. Integrando a programação do evento “Corumbá Mais Verde e Resiliente”, promovido pela Fundação de Meio Ambiente do Pantanal (FMAP), o foco da concessionária foram ações voltadas à conscientização ambiental e ao uso correto da rede coletora de esgoto. Durante o 2º Simpósio do Meio Ambiente, realizado na Embrapa Pantanal, o debate reuniu representantes do setor público, empresas, instituições de ensino e especialistas para discutir estratégias de adaptação às mudanças climáticas, infraestrutura verde e planejamento urbano sustentável. O gerente de Meio Ambiente e Qualidade da Aegea MS, Fernando Garayo, foi um dos palestrantes do simpósio. Ele destacou que o uso correto das redes de água, esgoto e drenagem é um dos fatores que contribuem para tornar as cidades mais resilientes diante dos desafios climáticos. “Ter todo o cuidado com essas redes e garantir seu uso correto tem tudo a ver com a proteção do bioma Pantanal. Quando falamos em cidades resilientes, falamos também de infraestrutura funcionando adequadamente para proteger o meio ambiente e a qualidade de vida da população”, afirmou. A importância da integração entre saneamento e adaptação climática também foi ressaltada pela diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Cristina Fleming. Segundo ela, a participação de instituições parceiras fortalece a construção de soluções ambientais para o município. “A presença da Ambiental MS Pantanal é fundamental para que possamos tratar as questões relacionadas à água, ao esgoto e à drenagem de forma integrada à infraestrutura verde”, destacou. Saneamento também é educação ambiental Além do debate técnico, a Semana do Meio Ambiente abriu espaço para o contato direto com a população. Durante a Feira do Meio Ambiente, a Ambiental MS Pantanal, em parceria com a Sanesul, promoveu atividades educativas e orientações sobre o uso correto da rede coletora de esgoto. A iniciativa buscou esclarecer dúvidas e reforçar práticas simples que ajudam a evitar obstruções, extravasamentos e impactos ambientais causados pelo descarte inadequado de resíduos. “Pantanal, Rio Miranda em Corumbá – MS (Paisagem) fotografado em Corumbá, Mato Grosso do Sul. Bioma Pantanal. Registro feito em 2017. ENGLISH: Miranda River photographed in Corumbá, Mato Grosso do Sul. Pantanal Biome. Picture made in 2017.” A analista de Responsabilidade Social da concessionária, Jaciela Leguiça, destacou que a participação na feira reforça o compromisso da empresa com um futuro mais verde, resiliente e sustentável. “Levando educação ambiental e orientações sobre o uso correto da rede de esgoto, contribuímos ativamente para a preservação do meio ambiente e dos nossos biomas”, afirmou. As ações desenvolvidas em Corumbá fazem parte de uma estratégia permanente de educação ambiental conduzida pelas empresas Aegea MS em Mato Grosso do Sul. Presente por meio da Águas Guariroba, em Campo Grande, e da Ambiental MS Pantanal, em 68 municípios do interior do Estado, o grupo desenvolve iniciativas que aproximam o saneamento da população e estimulam a adoção de hábitos que contribuem para a preservação dos recursos hídricos e para a melhoria da qualidade de vida. O diretor-presidente das concessionárias, Gabriel Buim, reforçou que o saneamento é parte fundamental da construção de cidades mais verdes e resilientes. “Em Mato Grosso do Sul, desenvolvemos uma agenda que vai além da operação dos serviços, envolvendo reflorestamento, proteção de recursos hídricos, ampliação do uso de energias renováveis, reaproveitamento de resíduos e ações de educação ambiental”. O diretor destacou que essas são iniciativas que contribuem para a redução de impactos ambientais e fortalecem a capacidade dos municípios de enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas. “Entendemos que a preservação dos recursos naturais e a adaptação às mudanças climáticas exigem ações integradas, capazes de gerar benefícios duradouros para as comunidades e para os ecossistemas onde estamos presentes”. Parceria que transforma Além das ações no interior do Estado, em Campo Grande a Águas Guariroba, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto na capital, realizou a doação de mudas de espécies nativas em alusão ao Dia do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. Por meio do Viveiro Isaac de Oliveira, uma iniciativa mantida pelas Empresas Aegea MS, a concessionária destinou 2.318 mil mudas para ações de recuperação e preservação ambiental. A agenda de conscientização ambiental também contou com a participação na 8ª edição do MS Cidadão, realizada em 30 de maio, em Nova Alvorada do Sul. Em parceria com a Sanesul, a Ambiental MS Pantanal participou da ação levando materiais educativos sobre sustentabilidade e orientações sobre o uso adequado da rede de esgoto. A atividade integrou o programa AGEMS Perto de Você, iniciativa que reúne serviços, atendimento e informação para a população sul-mato-grossense. Segundo o Gerente Regional da Sanesul em Dourados, Klinger Pires, a expansão da cobertura de esgotamento sanitário no município reforça a importância da conscientização da população. “Atualmente o município possui 58% de cobertura e juntos temos a previsão de levar essa porcentagem a 90%. Com esse aumento é muito importante que as pessoas tenham a conscientização do bom uso dessa rede”, ressaltou. Fonte: Ambiental MS Pantanal

Para reforçar monitoramento ambiental em MS, Governo do Estado lança novas plataformas tecnológicas

Ferramentas utilizam inteligência geoespacial, imagens de alta resolução e automação para ampliar o controle do desmatamento e das queimadas no Estado Para fortalecer as ações de prevenção, controle e fiscalização do desmatamento e das queimadas em todo o território sul-mato-grossense, novas plataformas de monitoramento ambiental foram oficialmente lançadas pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) As ferramentas Mades (Monitor de Alertas de Desmatamento) e Maques (Monitor de Alertas de Queimadas), sistemas que utilizam inteligência geoespacial, sensoriamento remoto, imagens de satélite de alta resolução e integração de bases de dados para ampliar a capacidade de resposta dos órgãos ambientais foram apresentadas nesta segunda-feira (8), durante o evento, que reuniu representantes de instituições públicas, especialistas, técnicos, pesquisadores e órgãos parceiros envolvidos na gestão ambiental do Estado. Também participaram do encontro representantes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) e da Polícia Militar Ambiental (PMA), reforçando a integração entre as instituições responsáveis pelo monitoramento, fiscalização e combate aos incêndios florestais. O lançamento marca mais uma etapa do processo de modernização da gestão ambiental conduzido pelo Governo do Estado e ocorreu em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Desde 2023, mais de R$ 8 milhões foram investidos em infraestrutura tecnológica, aquisição de imagens de satélite, desenvolvimento de sistemas e aprimoramento das ferramentas de monitoramento ambiental. Tecnologia Os sistemas realizam o cruzamento automático de informações com bases oficiais, como o Cadastro Ambiental Rural (CAR), autorizações ambientais, unidades de conservação e outras bases estratégicas utilizadas pelo Estado. “A plataforma cruza informações com as bases oficiais, permitindo respostas mais rápidas e precisas. Com isso, conseguimos reduzir em aproximadamente 80% a necessidade de análises manuais. Isso significa otimizar o trabalho das equipes técnicas e direcionar os servidores para atividades estratégicas de monitoramento e fiscalização”, explicou o diretor-presidente do Imasul, André Borges. A nova geração das plataformas é capaz de identificar eventos de queimadas em até dez minutos e alertas de desmatamento em até cinco dias, além da a melhoria da resolução das imagens que amplia significativamente a capacidade de interpretação dos dados pelos analistas. “Passamos a trabalhar com imagens de satélite e com um salto extremamente importante na qualidade das análises. Isso proporciona muito mais precisão na identificação de alterações ambientais e mais segurança para a tomada de decisões”, explicou Diego Brito, responsável pela Unidade de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental do Imasul. A modernização dos sistemas fortalece a fiscalização e a gestão dos processos de licenciamento ambiental. “Estamos avançando para uma gestão cada vez mais moderna, baseada em tecnologia e inteligência de dados. Essas ferramentas permitem maior integração entre o monitoramento e o licenciamento ambiental, garantindo mais eficiência na análise das informações e maior segurança para a tomada de decisões técnicas”, afirmou o diretor de Licenciamento e Fiscalização do Imasul, Luiz Mário Ferreira. “Essas plataformas representam um avanço importante para o trabalho integrado entre as instituições. Receber informações mais rápidas e precisas sobre os eventos de fogo nos permite planejar melhor as operações, direcionar recursos de forma mais eficiente e atuar com maior rapidez nas áreas afetadas. A tecnologia é uma grande aliada na prevenção e no combate aos incêndios florestais, especialmente neste período de estiagem, quando aumentam os riscos de ocorrências em todo o Estado”, afirmou o capitão do CBMMS e responsável pelo setor de Geomonitoramento da Diretoria de Proteção Ambiental, Alexandre Araújo. Além da apresentação das plataformas, o evento promoveu debates sobre inovação tecnológica, monitoramento ambiental e integração institucional. A proposta é fortalecer o intercâmbio de experiências entre os órgãos envolvidos na fiscalização e consolidar estratégias conjuntas de prevenção e combate aos crimes ambientais. A expectativa é que as novas plataformas contribuam para uma atuação cada vez mais preventiva, permitindo identificar rapidamente ocorrências de desmatamento e queimadas, reduzir danos ambientais e fortalecer a proteção dos biomas sul-mato-grossenses, consolidando Mato Grosso do Sul como referência nacional no uso de tecnologia aplicada à gestão ambiental. Gustavo Escobar, Comunicação Imasul Fotos: Gustavo Escobar, Imasul Fonte: Governo MS