PF realiza prisão em flagrante por crime de moeda falsa no interior de SP

Presidente Prudente/SP. A Polícia Federal realizou, nesta segunda-feira (8/6), a prisão em flagrante de um homem por aquisição de cédulas falsas. A ação ocorreu no município de Presidente Epitácio/SP, quando o suspeito foi preso após receber encomenda via Correios contendo dez cédulas falsas de R$ 50. As informações iniciais indicam que o investigado teria adquirido as cédulas falsas por meio de negociação realizada em rede social. O indivíduo foi autuado em flagrante pela prática do crime previsto no artigo 289 do Código Penal e encaminhado à Delegacia de Polícia Federal em Presidente Prudente/SP. Comunicação Social da Polícia Federal em Presidente PrudenteInstagram: @pfsaopaulo Fonte: Polícia Federal

Linha Graça Aranha-Silvânia fortalece transmissão de energia no Brasil

O fortalecimento do sistema de transmissão de energia no Brasil avançou com a autorização para o início das obras da Linha de Transmissão (LT) ± 800 kV Graça Aranha – Silvânia, na última terça-feira (2/6). Considerado estratégico para ampliar o transporte de energia renovável das regiões Norte e Nordeste aos principais centros consumidores do país, o empreendimento, que passa pelos estados do Maranhão, Tocantins e Goiás, contribuirá para aumentar a segurança e a confiabilidade do Sistema Interligado Nacional (SIN). Com cerca de 1.500 km de extensão e tecnologia de corrente contínua em ultra alta tensão (± 800 kV), a linha de transmissão contribuirá para reduzir restrições no transporte de energia, aumentar a eficiência da operação do sistema elétrico e viabilizar a integração de novos empreendimentos de geração renovável à matriz energética brasileira. São estimados R$ 18 bilhões de investimentos para a execução da linha, subestações e compensadores síncronos. A implantação do empreendimento foi autorizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), que emitiu a Licença de Instalação (LI) nº 1563/2026 para a linha de transmissão e suas instalações associadas, permitindo o avanço da fase de construção do projeto. O empreendimento foi considerado essencial pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) para a segurança eletroenergética nacional e para o avanço da transição energética. A iniciativa fortalece a infraestrutura necessária para acompanhar o crescimento da demanda por energia e ampliar a participação de fontes limpas e renováveis na matriz elétrica brasileira. A linha de transmissão irá interligar a Subestação Graça Aranha, no Maranhão, à Subestação Silvânia, em Goiás. As obras nas duas subestações já estão em andamento e integram um conjunto de investimentos voltados à ampliação da capacidade de transmissão de energia entre as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. Assessoria Especial de Comunicação Social – MMETelefone: (61) 2032-5759 | E-mail: imprensa@mme.gov.br Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn Fonte: Ministério de Minas e Energia

MDS destaca papel da governança para a redução da fome em evento internacional

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) destacou, nesta segunda-feira (08.06), ações que levaram o Brasil à redução da fome e enfatizou as ações integradas envolvidas na segurança alimentar e nutricional.  As explanações foram feitas  pela secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome do MDS, Valéria Burity, durante o workshop “Governança para Segurança Alimentar e Nutricional (SAN): Desafios na América Latina e no Caribe”, organizado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). No Brasil, segundo a secretária, a integração das políticas públicas de SAN e a coordenação interfederativa foram consolidadas com a criação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), instituído pela Lei nº 11.346/2006, conhecida como Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan). O sistema, que completa 20 anos em 2026, articula governos federal, estaduais e municipais e a sociedade civil na formulação, implementação e monitoramento de políticas públicas voltadas à garantia do direito humano à alimentação adequada. No evento, Valéria Burity lembrou que, após um período de desestruturação da governança nacional da segurança alimentar e nutricional, o Governo do Brasil retomou, a partir de 2023, as principais instâncias do Sisan, com a recriação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), a reativação da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) e a realização das conferências nacionais. Esse processo fortaleceu a coordenação das políticas públicas voltadas ao combate à fome e à promoção do direito humano à alimentação adequada. Nesse contexto, foram elaborados o Plano Brasil Sem Fome, com o objetivo de retirar o país do Mapa da Fome, e o III Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Plansan), principal instrumento de planejamento, gestão e execução da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN). O plano parte do entendimento de que a superação da fome e a garantia do direito à alimentação exigem ações permanentes e articuladas, voltadas não apenas ao enfrentamento de seus efeitos imediatos, mas também de suas causas estruturais. Para isso, reconhece a insegurança alimentar e nutricional como um fenômeno complexo, resultante de múltiplos fatores socioeconômicos e ambientais, que demandam respostas integradas. “Com isso, reduzimos a fome. Saímos de 33 milhões de pessoas nessa situação e hoje são cerca de 6 milhões. Estamos falando de mais de 26 milhões de pessoas que deixaram a condição de fome. Também reduzimos a fome nos lares chefiados por mulheres, entre a população negra, no meio rural e entre crianças e adolescentes. Conseguimos resultados expressivos. Além disso, aumentamos o número de pessoas que hoje podem adquirir uma alimentação saudável. São resultados muito significativos para um período de apenas dois anos”, destacou. A secretária também ressaltou que a segurança alimentar e nutricional precisa permanecer no centro da agenda política do país, mesmo após a saída do Brasil do Mapa da Fome. Segundo ela, essa conquista não representa o fim dos desafios, mas reforça a necessidade de consolidar e aprofundar políticas públicas capazes de alcançar a população que ainda vive em situação de insegurança alimentar e nutricional. Nesse sentido, foi elaborado o Protocolo Brasil Sem Fome, uma estratégia voltada à identificação e ao atendimento direto das pessoas que permanecem em situação de fome, com foco nos territórios que concentram o maior número de domicílios nessa condição. O protocolo busca fortalecer a atuação integrada do Sistema Único de Saúde (SUS), do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), promovendo a identificação, o atendimento e o acompanhamento contínuo de famílias em risco de insegurança alimentar e nutricional. O evento O evento é organizado pela FAO para a América Latina e o Caribe e acontece concomitantemente ao Encontro da 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional +2. O objetivo do workshop é discutir como diferentes países da região estão estruturando sua governança em segurança alimentar e nutricional, além de promover o intercâmbio de experiências. Participaram do primeiro dia representantes do Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Paraguai, Peru e República Dominicana. Assessoria de Comunicação – MDS   Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

Vereadores conhecem projeto que cria Laboratórios Públicos de Inovação e fortalece gestão inteligente em Ponta Porã

Proposta institui ambiente de inovação, cria Data Lake Municipal e amplia cooperação transfronteiriça com foco em políticas públicas Os vereadores de Ponta Porã conheceram em detalhes, durante reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 08, no gabinete da presidência da Câmara Municipal, o Projeto de Lei nº 012/2026, que propõe a criação dos Laboratórios Públicos de Inovação e do Data Lake Municipal de Ponta Porã (DLM-PP). A apresentação foi conduzida pela secretária municipal de Governo, Paula Consalter Campos, que detalhou os principais pontos da iniciativa considerada estratégica para a modernização da administração pública municipal. Conforme informou o presidente da Câmara, vereador Jelson Bernabé, a proposta será apreciada pelos parlamentares durante a sessão ordinária desta terça-feira, dia 9, e representa um importante avanço na construção de políticas públicas baseadas em inovação, tecnologia, integração institucional e gestão de dados. O projeto está vinculado à Lei Municipal nº 4.708/2025 e estabelece mecanismos para o desenvolvimento de soluções inovadoras voltadas à melhoria dos serviços públicos, além de regulamentar a cooperação institucional, binacional e internacional para transferência de dados pessoais em contexto transfronteiriço. De acordo com a proposta, os Laboratórios Públicos de Inovação funcionarão como ambientes especializados na experimentação, prototipagem, testes, validação e implementação de novas soluções para desafios enfrentados pela gestão pública. A iniciativa permitirá que diferentes áreas da administração municipal desenvolvam projetos inovadores com foco na eficiência, transparência e melhoria da qualidade dos serviços prestados à população. Outro eixo central do projeto é a criação do Data Lake Municipal, uma plataforma destinada à integração e organização de dados estratégicos do município, permitindo análises mais precisas e subsidiando a tomada de decisões governamentais baseadas em evidências. A proposta também reconhece as características únicas de Ponta Porã como cidade de fronteira, estabelecendo instrumentos voltados ao fortalecimento das chamadas políticas públicas transfronteiriças. O texto prevê a ampliação da cooperação entre instituições brasileiras e paraguaias, especialmente com Pedro Juan Caballero e o Departamento de Amambay, promovendo ações conjuntas em áreas como saúde, educação, desenvolvimento social, mobilidade urbana e segurança. Entre os conceitos inovadores contemplados pelo projeto estão a mediação intercultural, que visa facilitar o acesso aos serviços públicos em um ambiente marcado pela diversidade linguística e cultural da fronteira; os itinerários terapêuticos binacionais, voltados ao planejamento integrado da saúde pública; e estratégias de apoio territorial na atenção primária à saúde para populações migrantes, indígenas e em situação de vulnerabilidade. A proposta ainda incorpora conceitos modernos relacionados à saúde transfronteiriça e à relação entre saúde pública e mudanças climáticas, alinhando o município às diretrizes nacionais de adaptação climática e proteção das populações mais vulneráveis. Durante a reunião, os vereadores puderam esclarecer dúvidas e conhecer os impactos práticos da iniciativa para o futuro da gestão pública municipal. Segundo a equipe técnica da Prefeitura, a criação dos Laboratórios Públicos de Inovação permitirá que Ponta Porã se consolide como referência nacional em governança inteligente, especialmente em regiões de fronteira. O presidente da Câmara destacou a importância do diálogo entre Executivo e Legislativo na construção de políticas públicas inovadoras, ressaltando que o projeto representa uma ferramenta moderna para impulsionar o desenvolvimento sustentável, a integração regional e a melhoria dos serviços oferecidos à população. Caso aprovado, o novo marco legal colocará Ponta Porã entre os municípios pioneiros do país na utilização estruturada de laboratórios de inovação governamental e sistemas integrados de inteligência de dados para planejamento e execução de políticas públicas.

Pesquisa para Governador: Veja os números de junho na disputa pelo comando de MS

A pesquisa está registrada sob os números MS-06874/2026 e BR-03768/2026. O Instituto Ranking Brasil Inteligência realizou, no período de 1º a 5 de junho deste ano, junto a 2.000 moradores com 16 anos ou mais de idade, em 30 municípios de Mato Grosso do Sul, com intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, a 5ª pesquisa sobre as intenções de votos para governador nas eleições gerais de 2026 no Estado. Espontânea Na pesquisa espontânea, quando é feita a pergunta aos entrevistados e não é dada nenhuma alternativa para resposta, o governador Eduardo Riedel (PP), lidera, com 24% das intenções de votos, seguido pelo ex-deputado federal Fábio Trad (PT), com 9%, e pelo deputado estadual João Henrique Catan (Novo), com 4%. Mais atrás aparecem o ex-senador Delcídio do Amaral (PRD), com 2%, Renato Gomes (DC), com 1%, Jefferson Bezerra (AGIR), com 0,6%, e Lucien Rezende (PSOL), com 0,4%, sendo que 1% citou outros nomes, 21% votariam em branco ou nulo e 37% não sabem ou não responderam. No levantamento anterior, realizado no mesmo período de maio, Riedel liderava, com 23,4%, seguido por Fábio Trad, com 9%, e por Catan, com 3,6%, enquanto mais atrás apareciam Delcídio, com 2%, Renato Gomes, com 1%, Jefferson Bezerra, com 0,8%, e Lucien Rezende, com 0,4%, sendo que 1% citou outros nomes, 22% votariam em branco ou nulo e 36,8% não sabiam ou não responderam. Estimulada Já na pesquisa estimulada, quando são apresentadas opções com os nomes aos eleitores, Riedel ainda lidera, com 46% das intenções de votos, seguido por Fábio Trad, com 20,4%, Catan, com 9%, Delcídio, com 4%, Renato Gomes, com 2,6%, Jefferson Bezerra, com 1%, e Lucien Rezende, com 1%, sendo que 7% vão votar em branco ou nulo e 9% não sabem ou não responderam. Nas pesquisas estimuladas anteriores, na primeira, Riedel liderava, com 42%, seguido por Fábio, com 19,4%, Catan, com 10%, Delcídio, com 6,2%, Renato Gomes, com 2,2%, Jefferson Bezerra, com 1,6%, e Lucien Rezende, com 0,6%, sendo que 8% iriam votar em branco ou nulo e 10% não sabiam ou não responderam. Na segunda, Riedel também liderava, com 44,2%, seguido por Fábio Trad, com 20%, Catan, com 9,6%, Delcídio, com 6,6%, Renato Gomes, com 3,8%, Jefferson Bezerra, com 1,6%, e Lucien Rezende, com 0,8%, sendo que 7% iriam votar em branco ou nulo e 6,4% não sabiam ou não responderam. Rejeição estimulada No quesito rejeição estimulada, Delcídio é o primeiro colocado, com 15%, seguido Lucien Rezende, com 13%, Fábio Trad, com 12%, Catan, com 8,8%, Riedel, com 7,6%, Renato Gomes, com 6%, e Jefferson Bezerra, com 5%, sendo que 14% dos entrevistados votariam em branco ou nulo e 18,6% não sabem ou não responderam. Nas pesquisas anteriores, na primeira, Delcídio foi o primeiro colocado, com 16,4%, seguido Lucien, com 14,6%, Fábio, com 12,8%, Catan, com 10%, Riedel, com 8%, Renato, com 6,2%, e Jefferson, com 4%, sendo que 13% dos entrevistados votariam em branco ou nulo e 17% não sabiam ou não responderam. Já na segunda, Delcídio também era o primeiro colocado, com 15,6%, seguido por Fábio, com 13,4%, Lucien Rezende, com 11,6%, Catan, com 9,2%, Riedel, com 8,6%, Jefferson Bezerra, com 6,4%, e Renato Gomes, com 5,2%, sendo que 14% dos entrevistados votariam em branco ou nulo e 16% não sabiam ou não responderam. Dados técnicos A pesquisa está registrada sob os números MS-06874/2026 e BR-03768/2026. Metodologia quantitativa, com a realização de entrevistas pessoais e pelo sistema CAT, utilizando questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado do Estado de Mato Grosso do Sul. Fonte: RANKING BRASIL INTELIGÊNCIA

Podcast sobre o Novo Acordo do Rio Doce lança segundo episódio e aborda a participação social na reparação

O Governo do Brasil, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), lançou o segundo episódio do podcast Horizontes do Rio Doce. A audiossérie detalha como funciona o novo acordo firmado no final de 2024 para reparar os danos decorrentes do rompimento da barragem de Fundão. O segundo dos oito episódios já pode ser acessado nas plataformas Spotify e Deezer. Ele explica como vem ocorrendo a participação social dentro da nova governança que foi instituída. Participam como convidados o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos; a gerente operacional do Fundo Rio Doce do BNDES, Shanna Lima; a agricultora familiar Conceição de Pádua e o garimpeiro tradicional Sérgio Papagaio. TRANSPARÊNCIAO podcast busca ampliar o conhecimento sobre os novos rumos do processo reparatório entre as populações dos territórios atingidos, bem como dar transparência à condução das ações e aos resultados obtidos. O conteúdo também contribui para disseminar informações entre formuladores de políticas públicas nos municípios envolvidos, profissionais da área socioambiental, pesquisadores de universidades, jornalistas etc. “Além de repassar os recursos para a execução das medidas previstas no Novo Acordo, o BNDES tem a responsabilidade de tornar públicas as informações sobre sua implementação. O podcast surge como um instrumento de transparência e prestação de contas, reunindo conteúdos qualificados sobre as liberações realizadas, sobre as ações em curso e sobre os desafios que ainda precisam ser enfrentados ao longo da reparação”, disse Maria Fernanda Coelho, diretora de Crédito Digital para MPMEs e Gestão do Fundo do Rio Doce. Petula Ponciano, secretária adjunta da Secretaria de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República, destaca a importância da disseminação de informações verificadas e contextualizadas sobre as iniciativas em andamento. “O processo de reparação envolve uma série de ações complexas, executadas por diferentes instituições. O podcast foi concebido para traduzir esse universo em uma linguagem compreensível, permitindo que o ouvinte entenda como os recursos são aplicados. A comunicação clara é um componente fundamental para a garantia da efetiva reparação”. NOVO ACORDO DO RIO DOCEO rompimento da barragem, que integrava um complexo da mineradora Samarco em Mariana (MG), aconteceu em novembro de 2015. Na ocasião, os rejeitos de mineração escoaram pela bacia do Rio Doce e alcançaram o mar, gerando uma série de danos em Minas Gerais e no Espírito Santo. Assinado em 2024, o Novo Acordo do Rio Doce foi desenhado para trazer soluções definitivas para as populações atingidas, superando as dificuldades enfrentadas no modelo de reparação anterior. Ele prevê um conjunto de projetos que englobam ações em 38 municípios mineiros e 11 capixabas. A Fundação Renova, organização de direito privado que havia sido criada para executar as ações reparatórias no modelo anterior, foi extinta. A nova governança deu maior protagonismo ao Poder Público e às comunidades atingidas. A Samarco e suas acionistas Vale e BHP Billiton deverão desembolsar R$ 100 bilhões ao longo de 20 anos. São recursos novos, dos quais R$ 49,1 bilhões envolvem ações que ficaram sob a responsabilidade da União e devem ser aportados no Fundo Rio Doce, que é gerido pelo BNDES. Conforme explica o segundo episódio do podcast, dos recursos aportados no Fundo Rio Doce, são reservados R$ 5 bilhões para Fundo de Participação Social. Esse montante se destina à gestão e ao custeio de projetos de deliberação direta das comunidades afetadas. A garantia desses recursos busca atender uma demanda antiga das populações atingidas, que sempre se queixaram da impossibilidade de participação em instâncias decisórias do processo de reparação. O novo acordo estabelece que os critérios para escolha desses projetos são definidos pelo Conselho Federal de Participação Social da Bacia do Rio Doce e Litoral Norte Capixaba, que é presidido pela Secretaria-Geral da Presidência da República e conta com 36 membros titulares. A composição é paritária: 50% dos membros correspondem à representação governamental; e 50% à sociedade civil. Até o momento, já foram lançadas uma chamada pública conduzida pelo BNDES e um edital operacionalizado pela Fundação Banco do Brasil, que juntos somam R$ 450 milhões. HORIZONTES DO RIO DOCEO podcast é apresentado por Macau, com roteiro de Brivia e produção de Loop Reclame. Os episódios buscam apresentar diferentes pontos de vista, ouvindo não apenas autoridades e gestores, mas também lideranças locais, atingidos e técnicos envolvidos na execução dos projetos. O primeiro deles, lançado no dia 22 de maio, buscou explicar os objetivos do Novo Acordo e sua governança, demarcando as diferenças em relação ao modelo anterior. Os outros seis que ainda serão lançados tratarão dos seguintes temas: Programa de Transferência de Renda (PTR), saúde e assistência às comunidades, assistência social, assessorias técnicas independentes (ATIs), a voz dos territórios, e transparência e monitoramento. Ouça o podcast Horizontes do Rio Doce (Spotify) Ouça o podcast Horizontes do Rio Doce (Deezer) Fonte: Casa Civil

Adriane Galisteu curte dia de sol em Positano e exibe boa forma: ‘Itália’

Adriane Galisteu, de 53 anos, compartilhou com os seguidores do Instagram, um momento de descanso durante sua passagem por Positano, na Itália. Nesta segunda-feira (8), a apresentadora publicou registros nos Stories aproveitando o clima ensolarado da região. Para o passeio, Galisteu escolheu um biquíni vermelho e apareceu renovando o bronzeado à beira da costa italiana. As imagens mostram a artista relaxando em uma espreguiçadeira enquanto curtia o dia de sol. Mariana Rios se declara ao filho e emociona ao falar sobre a maternidade: ‘Tanto amor’ Sempre estilosa, a apresentadora completou o visual com óculos escuros em formato de coração. Sorridente, ela chamou a atenção dos fãs ao exibir boa forma e aproveitar a paisagem paradisíaca de um dos destinos mais famosos da Itália. Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Adriane Galisteu (@galisteuoficial) Fonte: TOP FAMOSOS

Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional celebra 20 anos de combate à fome

O Fala MDS desta segunda-feira (8.06) é dedicado ao aniversário de 20 anos do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Neste período, o sistema estruturou políticas públicas integradas para assegurar o direito humano à alimentação adequada e foi fundamental para a saída do Brasil do Mapa da Fome da ONU pela segunda vez, em 2024. A primeira havia sido dez anos antes. As convidadas deste episódio são a secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome do MDS, Valéria Burity, e a presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Elisabetta Recine. Mas, há ainda a participação de outras autoridades no assunto. Elas analisaram a evolução histórica, o funcionamento e as metas futuras do Sisan. O Sisan conecta, atualmente, 24 ministérios do Governo do Brasil em um grupo técnico, a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan). Além disso, conta com os estados, municípios e a sociedade civil organizada. Valéria Burity ressaltou que essa organização institucional foi o motor que permitiu retirar 26,5 milhões de pessoas da situação de fome em 2023 e 2024. “O Sisan articulou as ações de outros sistemas que também foram fundamentais para a saída do Mapa da Fome, como o sistema de assistência, como o sistema de saúde, para que a gente conseguisse, de fato, garantir proteção social, garantir renda e garantir produção e consumo de alimentos”, recordou. À semelhança de outros sistemas, como o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o Sisan é feito pela adesão de estados e municípios. No início de 2023, eram apenas 536 municípios integrados, agora são mais de 2.220. “Muitos municípios já têm seus conselhos de segurança alimentar, tem suas câmaras, têm leis e tem ações concretas, seja um restaurante, uma cozinha comunitária que é do governo, ou uma cozinha solidária que é da sociedade civil, uma feira, ou apoia a agricultura familiar, têm um mercado público, compra da agricultura familiar para que a escola tenha uma alimentação melhor, os hospitais tenham uma alimentação melhor”, enumerou a secretária do MDS. Em nome da sociedade civil, a presidente do Consea, Elisabetta Recine, explicou que a fome é um fenômeno multidimensional e que não pode ser combatido com ações isoladas ou paliativas. Pelo Sisan, é possível articular objetivos, compromissos e orçamentos. “O sistema faz com que um problema complexo, como a fome, seja articulado de uma maneira complexa, o que não quer dizer que é complicada. É muito diferente. Complicado é quando a gente não sabe para onde ir. O sistema faz a gente saber para onde ir de uma maneira parceira”, defendeu. Na avaliação dela, para erradicar a fome é necessário mobilizar um conjunto de ações de diferentes setores. “O Brasil, nesse aspecto, ele é pioneiro e um exemplo. Os números conquistados do início de 2023 até agora, são números inéditos pela velocidade e pelo volume. Eles não são conquistados de qualquer maneira. Então, o mundo olha para esse resultado e olha para essa experiência de governança do Brasil”, destacou Recine. Também participaram deste episódio do Fala MDS a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lilian Rahal, que falou sobre a exigência da adesão formal ao Sisan como critério de elegibilidade para repasses e convênios estratégicos para os municípios. Além dela, a presidente da Caisan Municipal de São Cristóvão, em Sergipe, Lucianne Rocha, que relatou os impactos positivos da formalização e do funcionamento das instâncias de controle social no governo local. E a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Fernanda Pacobahyba, que falou sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), um dos sucessos que integram o Sisan. Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social · Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional celebra 20 anos de combate à fome Onde OuvirO Fala MDS tem episódios semanais, publicados às segundas-feiras, e está disponível nas plataformas  Spotify, Amazon, Deezer, Apple Podcasts e SoundCloud. O podcast também é distribuído às rádios de todo o país que queiram veiculá-lo. Assessoria de Comunicação – MDS Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

Patrícia Abravanel entra no clima da copa e promove clássico: ‘Copinha SBT, PSS X FFZ’

Patrícia Abravanel movimentou as redes sociais neste domingo (07), ao convocar os seguidores para acompanharem um dos momentos mais divertidos da Copinha SBT. Em publicação no Instagram, a apresentadora destacou o aguardado confronto entre os times PSS e FFZ e pediu palpites dos fãs. “Domingo é dia de clássico!!! A partida de futebol mais aguardada do ano: PSS X FFZ. Qual time vence a partida? Qual o placar? Comenta aí!”, escreveu Patrícia. A postagem rapidamente recebeu comentários de internautas que entraram na brincadeira e fizeram suas previsões para o duelo. Thais Carla exibe transformação após perder mais de 100 kg e recebe elogios A Copinha SBT é conhecida por reunir diversão e descontração no programa comandado pela apresentadora. Com a publicação, Patrícia aumentou a expectativa do público para mais uma edição da disputa, que já se tornou tradição entre os telespectadores. Confira bastidores abaixo: Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Patricia Abravanel (@patriciaabravanel) Fonte: TOP FAMOSOS

Torta nutritiva de mandioca: receita servida em escola estadual de MS vence concurso nacional de alimentação escolar

Carme Zorzanello, agente de merenda da REE de Iguatemi, venceu o Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, promovido pelo FNDE. A receita de torta nutritiva de mandioca sem glúten, tão apreciada pelos estudantes da Escola Estadual 08 de Maio, em Iguatemi, agora passará a fazer parte de um e-book nacional de boas práticas da alimentação escolar. A agente de merenda Carme Albertina Ferronatto Zorzanello participou da 3ª edição do Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, promovido pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), que divulgou o resultado popular, e Carme trouxe o primeiro lugar do concurso para Mato Grosso do Sul. O concurso nacional selecionou 55 receitas vencedoras, com duas receitas de cada Estado da Federação e uma representante da rede federal de ensino. Nos dias 15 a 30 de maio, por intermédio de votação popular, as 136 preparações finalistas, desenvolvidas por agentes de merenda de todo Brasil, foram escolhidas. A iniciativa integra o projeto Alimentação Escolar Nota 10 e tem como objetivo valorizar o trabalho agentes de merenda das escolas públicas brasileiras, além de incentivar a promoção de uma alimentação saudável, adequada e sustentável no ambiente escolar. Para a nutricionista do quadro técnico da COALE Andrielli Correa (CRE-8), a conquista é um reconhecimento à dedicação de Carme, na criatividade e compromisso com a alimentação dos estudantes. “O prêmio valoriza a importância dos profissionais que atuam na alimentação escolar, promovendo refeições saudáveis, nutritivas e saborosas, além de incentivar a valorização da alimentação escolar de qualidade”. Carme, a primeira da direita para a esquerda, ao lado das colegas de cozinha da escola 8 de Maio. As receitas participantes destacaram o uso de alimentos regionais, ingredientes da agricultura familiar e preparações alinhadas às diretrizes do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). De acordo com a coordenadora da Coale (Coordenadoria de Alimentação Escolar) e responsável técnica pelo PNAR na REE, Adriana Rossato, as iniciativas como esta são importantes para construção prioritária de hábitos alimentares saudáveis nas escolas brasileiras. “Assim, priorizando o desenvolvimento dos estudantes, nas condições de aprendizagem, bem como em sua saúde e qualidade de vida ao longo dos anos”, finaliza Rossato. Reconhecimento Carme Zorzanello, além do reconhecimento nacional, receberá R$ 5 mil em premiação e a EE 08 de Maio será contemplada com R$ 8 mil para aquisição de equipamentos ou melhorias na cozinha escolar. A receita de torta nutritiva de mandioca sem glúten fará parte de um e-book nacional de boas práticas da alimentação escolar. A cerimônia de premiação acontecerá em Brasília, durante o Prêmio PNAE 2026, no dia 23 de junho, no Centro Internacional de Convenções do Brasil. O Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar é promovido pelo FNDE, em parceria com Itaipu Binacional, Ifsuldeminas (Instituto Federal do Sul de Minas Gerais) e Fadema (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico). Adersino Junior, Comunicação SED Fotos: Arquivo CRE-8 Fonte: Governo MS