Com 56 mortes, ações policiais já alcançam 76,7% do total do ano passado

Levantamento mostra que o número registrado em pouco mais de 5 meses se aproxima do resultado do ano passado. Faltando quase sete meses para o fim de 2026, Mato Grosso do Sul já alcançou 76,7% de todas as mortes por intervenção legal de agente do Estado registradas ao longo do ano passado. Levantamento realizado pelo Campo Grande News aponta 56 vítimas em ocorrências envolvendo forças de segurança até este sábado (6), enquanto todo o ano de 2025 terminou com 73 mortes na mesma categoria. A diferença para igualar o total registrado nos 12 meses do ano passado é de apenas 17 casos. Os números oficiais disponíveis no painel estatístico da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) ainda são menores. Atualmente, a plataforma registra 49 mortes por intervenção legal de agente do Estado em 2026. A divergência ocorre porque parte das ocorrências mais recentes ainda não foi consolidada no sistema público consultado pela reportagem. A categoria reúne mortes registradas durante ações realizadas por policiais e outros agentes de segurança pública em serviço. Cada ocorrência é investigada individualmente para apurar as circunstâncias da intervenção. O levantamento do Campo Grande News considera casos registrados em boletins de ocorrência, informações divulgadas pelas corporações e acompanhamentos feitos pela reportagem ao longo do ano. Somente nos primeiros cinco meses de 2026, episódios desse tipo foram registrados em diferentes regiões do Estado, especialmente em Campo Grande, Dourados, Rochedo, Corumbá, Ponta Porã e municípios da fronteira. Em vários casos, as forças de segurança alegaram reação armada ou confronto durante abordagens e cumprimento de mandados. O caso mais recente ocorreu na madrugada deste sábado, no Jardim Tijuca, em Campo Grande. Segundo o Batalhão de Choque da Polícia Militar, um jovem de 19 anos morreu após ser baleado durante abordagem realizada por equipes da corporação. Conforme a versão apresentada pela Polícia Militar, o rapaz conduzia uma motocicleta com registro de roubo quando os policiais o abordaram. Durante a ação, ele teria desobedecido às ordens dos policiais, sacado uma arma e apontado em direção aos militares. Em seguida, os policiais efetuaram disparos, e o jovem morreu no local. Com ele, conforme a corporação, foi apreendida uma pistola. A motocicleta também possuía registro de roubo. O caso será investigado pela Polícia Civil e pela Corregedoria da Polícia Militar. Fonte: Campograndenews

Consultas por cuadros respiratorios continúan por encima de la curva epidémica promedio

Este viernes, el Ministerio de Salud informó que las consultas por afecciones respiratorias se mantienen con relación a la semana pasada, lo que indica que continúa por encima de la curva epidémica promedio. En el mismo periodo se registraron 388 hospitalizados por infecciones respiratorias agudas (IRAG). Según el reporte de Vigilancia de la Salud en la semana epidemiológica 21 se registraron 2.723 consultas por enfermedad tipo influenza (ETI) en los hospitales y regiones sanitarias se mantienen con cifra similar a la semana anterior. “La tendencia de consultas respiratorias continúa por encima de la curva epidémica promedio. El total de consultas por enfermedades tipo influenza reportadas en la última semana asciende a 47.611, evidenciando circulación sostenida de varios virus respiratorios”, apuntaron. En tanto que fueron hospitalizadas 388 personas por infecciones respiratorias agudas (IRAG), en los centros centinela. De este número el 16 % ingresó a la unidad de cuidados intensivos. “El mayor porcentaje de hospitalizados se mantiene en el grupo de adultos de 60 años y más equivalente al 24 %, seguido de la franja en edad pediátrica de 5 a 19 años representa el 23 % y la de niños menores de 2 años son el 21 %”, aclararon. En tanto que, los virus identificados en pacientes hospitalizados por infecciones respiratorias agudas son: influenza A (H3N2), rhinovirus, virus sincitial respiratorio, adenovirus, metapneumovirus, influenza no subtipificada y SARS-CoV2. Fonte: La Nacion

Choque apreende uma tonelada de maconha escondida em meio a cervejas

Ação aconteceu na saída de Campo Grande, próximo às Chácaras das Mansões, após informação de que um caminhão estaria transportando a droga até São Paulo. O Batalhão de Polícia Militar de Choque (BPMChoque) apreendeu, na manhã deste sábado (06) em Campo Grande, mais de uma tonelada de maconha, que estava escondida em meio a carga de cervejas em caminhão que estava a caminho do estado de São Paulo. De acordo com a nota enviada pela instituição, a ocorrência teve início após os militares receberem informações de que um caminhão estaria sendo utilizado para o transporte de drogas. Após a descrição do veículo, os policiais localizaram o veículo em um posto de combustíveis chamado Posto Savana, situado às margens da BR-163, na região da Chácara das Mansões. Durante a abordagem inicial, o motorista (identificado apenas como W.M.S., de 32 anos) apresentou informações contraditórias acerca da origem e do destino da viagem. Diante disso, foi realizada busca detalhada no compartimento de carga do caminhão. Confirmando a desconfiança de transporte de carga ilícita, os policiais localizaram diversos tabletes de maconha ocultos em meio a uma carga de cerveja. Ao todo, foram apreendidos 1.016 tabletes da droga, totalizando aproximadamente 1.003,6 quilos de maconha. Depois da droga ser localizada, os militares questionaram novamente o condutor do veículo, que disse que teria sido coagido por terceiros a realizar o transporte da carga ilícita, versão que será devidamente apurada pelas autoridades competentes, de acordo com o BPMChoque. Por conta do flagrante, o homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (DENAR), juntamente com a droga e os veículos envolvidos. Além da maconha, toda a carga de cerveja que foi usada para esconder o entorpecente também foi apreendido na ação. Mulas No mundo do tráfico, as “mulas” são pessoas que são recrutadas por organizações criminosas para transportar drogas, seja através de fronteiras ou entre estados. Muitas vezes, são aliciadas por meio de pagamento ou coação, carregando os entorpecentes em fundos falsos de bagagens, presos ao corpo ou engolindo cápsulas. Por Mato Grosso do Sul fazer divisa com o Paraguai e com a Bolívia, o tráfico de drogas é muito intenso e as mulas acabam sendo essenciais para que essas facções consigam levar o entorpecente ao destino final, que pode até chegar nas mãos de traficantes europeus. Esta semana, na quarta-feira (03), um motorista de uma Scania tipo “biçamba”, que possui placas do Paraná, afirmou que estaria em Mato Grosso do Sul vindo da cidade onde mora, Guaíra (PR), para carregar uma carga que afirmou ser lícita no município de Dourados.  Da segunda maior cidade do Estado, ele afirmou que iria transportar o tal carregamento, até então, lícito, até o município paranaense de Paranaguá, entretanto a história despertou suspeitas na equipe diante de uma série de divergências das informações repassadas.  Realizada uma inspeção no veículo, os agentes da Delegacia Especializada de Fronteira (Defron) da Polícia Rodoviária Federal (PRF) identificaram um fundo falso especialmente preparado para transporte de entorpecentes, o popular “mocó”, onde foram localizados diversos tabletes de cocaína.  Com apoio da Base da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) do Paraná, diante da descoberta das substâncias entorpecentes, o indivíduo preferiu assumir que recebeu a cocaína no município de Antônio João, que é fronteiriço com o Paraguai.  Em sua Scania carregada com 315 quilos de cocaína, ele estava transportando o carregamento de entorpecentes até o chamado Porto de Paranaguá, considerado o maior voltado para exportação de produtos agrícolas nacionais como o grão e o farelo de soja. Aos agentes policiais, Rogério André de Vargas assumiu que essa seria sua terceira vez como “mula”, transportando substâncias ilícitas a serviço do tráfico de drogas. O indivíduo foi preso e levado para a sede da Polícia Federal em Dourados. Fonte: Correio do Estado

CDE: Turista brasileño recupera más de 8.000 reales tras intervención municipal y policial

Un ciudadano brasileño logró recuperar la totalidad del dinero abonado por la compra de productos electrónicos luego de una intervención realizada por funcionarios de la Municipalidad de Ciudad del Este y agentes de la Policía Turística en un comercio del microcentro esteño. El procedimiento se llevó a cabo este sábado alrededor de las 11:50 en el local comercial JM Electrónicos, ubicado sobre la calle Carlos Antonio López, de Ciudad del Este, Departamento de Alto Paraná. La actuación se produjo a pedido del agente fiscal Gabriel Segovia, de la Unidad Penal 6, quien solicitó el acompañamiento policial para verificar una denuncia relacionada con una transacción comercial. La comitiva estuvo integrada por funcionarios de la Dirección de Defensa del Consumidor y Usuario de la Municipalidad de Ciudad del Este y efectivos del Departamento de Seguridad Turística, encabezados por el subcomisario Carlos Bordón, subjefe de la dependencia policial. En el lugar fueron recibidos por el propietario del establecimiento, José María Cantero Fernández, y por el funcionario municipal Antonio Dielma, quienes mantenían una conversación con el ciudadano brasileño Jesse Wilker da Silva Campos. Según la denuncia presentada, el turista manifestó haber adquirido productos electrónicos por un valor total de 8.300 reales, monto que fue abonado mediante transferencia electrónica PIX. Sin embargo, al momento de recibir la mercadería constató que los artículos entregados no coincidían con los que le habían sido ofrecidos durante la negociación. Ante la situación, los intervinientes promovieron un diálogo entre las partes con el objetivo de encontrar una solución al conflicto. Tras las conversaciones, se llegó a un acuerdo mediante el cual quedó sin efecto la operación comercial, procediéndose a la devolución íntegra del dinero al comprador. Una vez concretado el reembolso, el ciudadano brasileño se retiró del establecimiento conforme con la resolución adoptada y sin presentar objeciones. Desde la Policía Turística informaron que todo lo actuado será remitido al Ministerio Público para los fines correspondientes. Asimismo, se labró el acta de procedimiento y se documentó la intervención mediante registros fotográficos. Fonte: Ultima Hora

Bolsonaro apresenta soluços ‘acima da média’, mostra relatório médico

Em março deste ano, o ministro Alexandre de Moraes concedeu prisão domiciliar humanitária por 90 dias ao ex-presidente. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a apresentar soluços acima da média nesta semana, mostra boletim médico. Ele segue em prisão domiciliar por causa do quadro de saúde, com acompanhamento após realizar uma cirurgia no ombro direito há pouco mais de um mês. De acordo com o boletim enviado ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, no âmbito da ação sobre a trama golpista, Bolsonaro apresentou o quadro de soluços nos últimos sete dias. Uma pessoa que acompanha a rotina de Bolsonaro na prisão domiciliar afirmou, em reserva, que o ex-presidente tem sentido dores e descreveu o quadro como preocupante. O médico Brasil Ramos Caiado diz estar mantendo “doses elevadas” de medicações específicas, além de “rigorosa dieta com baixo teor de acidez”. De acordo com o médico, Bolsonaro apresenta estabilidade do ponto de vista cardiológico, mas se queixa “de cansaço leve e fadiga” ao fazer esforços médios. O ex-presidente também reclama de “desconforto aos movimentos de flexão e abdução do ombro direito”. A ausculta pulmonar, método de avaliação para ouvir a passagem do ar pelas vias aéreas, apontou que a alteração residual “na base do pulmão esquerdo” segue inalterada. Em março, Bolsonaro foi internado com um quadro de broncopneumonia bacteriana bilateral. O fisioterapeuta Kleber Antonio Caiado de Freitas também visitou Bolsonaro e enviou seu boletim a Moraes. No documento, ele descreve que o ex-presidente segue utilizando uma tipoia e relata desconforto ao tentar movimentar o braço, continuando com limitação de movimentação. “Diante desse quadro, a fisioterapia permanece direcionada à liberação da cicatriz cirúrgica, ao relaxamento muscular e à manutenção das condições teciduais da musculatura da cintura escapular e da região cervical”, descreve Freitas. O fisioterapeuta também relatou que, durante sessão na última quinta-feira (4), Bolsonaro “apresentava episódio de soluços persistentes”. Esse quadro “interferiu diretamente em sua condição física e no aproveitamento do atendimento fisioterapêutico”, afirmou o profissional. Freitas ainda relatou não ter sido possível a realização de exercícios ativos e passivos para o ombro “em razão do cansaço e da fadiga apresentados no momento da sessão”. O fisioterapeuta recomendou apenas a continuidade dos atendimentos. Bolsonaro foi condenado pelo STF, em setembro do ano passado, a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado, sob acusação de liderar uma trama para permanecer no poder. Ele foi preso em novembro ao tentar violar sua tornozeleira eletrônica. Em março deste ano, o ministro Alexandre de Moraes concedeu prisão domiciliar humanitária por 90 dias ao ex-presidente. Na ocasião, Bolsonaro estava internado com broncopneumonia. Ele enfrenta sequelas da facada recebida em 2018. Fonte: R7

INCAN alcanza 84 % de avance en obras de ampliación y modernización

Las obras de remodelación, refacción y ampliación del Instituto Nacional del Cáncer (INCAN) registran un avance general del 84 %, en el marco del fortalecimiento de la atención oncológica impulsado por el Gobierno. Tras más de 40 años de funcionamiento, el principal centro de referencia para la prevención, diagnóstico y tratamiento del cáncer atraviesa una transformación integral de su infraestructura, con el objetivo de mejorar la atención a pacientes y optimizar las condiciones de trabajo del personal de salud. Los trabajos se ejecutan en dos fases. La primera contempla la construcción de un nuevo Bloque Ambulatorio y Hospital Día, además de un Parque Sanitario y una Planta de Tratamiento de Efluentes. El proyecto prevé la habilitación de 20 consultorios y un área para quimioterapia con capacidad para 48 sillones, lo que permitirá ampliar significativamente la capacidad de atención. Esta etapa cuenta con una inversión de G. 29.286 millones financiada por la Fundación Parque Tecnológico Itaipú–Paraguay. La segunda fase incluye la renovación integral del bloque de internación y del servicio de hematología. La sala de internados de planta alta ya presenta un avance del 99 %, mientras que la planta baja y el área de hematología alcanzan el 73 %. Estas obras son financiadas por la Fundación Tesãi de la ITAIPU Binacional, con una inversión superior a G. 5.692 millones. Desde el Ministerio de Salud destacaron que las intervenciones permitirán contar con espacios más modernos y adecuados para brindar una atención de calidad a miles de pacientes oncológicos y sus familias. Fonte: Hoy

Seleção Feminina vence Estados Unidos em amistoso preparatório para o Mundial

Em uma noite de futebol intenso e superação, a Seleção Brasileira Feminina conquistou uma vitória importante sobre os Estados Unidos por 2 a 1, no primeiro de dois amistosos programados em solo nacional. O triunfo, construído ainda no primeiro tempo, reforça a preparação da equipe comandada por Arthur Elias para a Copa do Mundo de 2027, que terá o Brasil como sede. O jogo começou com um susto para a torcida brasileira. Logo no primeiro minuto, a atacante americana Wilson aproveitou uma roubada de bola de Rodman e finalizou de fora da área para abrir o placar. No entanto, a resposta brasileira foi rápida e eficiente, liderada pelo entrosamento do trio ofensivo formado por Bia Zaneratto, Tainá Maranhão e Dudinha. Reação e Virada Aos 10 minutos, o empate veio pelo alto. Tainá Maranhão, atacante do Palmeiras, aproveitou um cruzamento preciso de Isabela e cabeceou para o fundo das redes. Apenas três minutos depois, a virada se concretizou: Bia Zaneratto iniciou uma jogada individual desde o meio-campo e, após uma dividida de Dudinha com a defesa adversária, a bola sobrou limpa para a camisa 16 selar o 2 a 1. Igor Thiago se emociona ao falar da primeira Copa e destaca papel no ataque da Seleção Antes do intervalo, a goleira Lelê foi fundamental para manter a vantagem, realizando duas defesas espetaculares em lances cara a cara com a artilheira Wilson. Testes e Pressão Final Na etapa complementar, os Estados Unidos aumentaram a pressão e chegaram a carimbar o travessão em um chute de Hutton. O técnico Arthur Elias aproveitou o segundo tempo para promover diversas alterações, testando a rotatividade do elenco e dando ritmo a jogadoras que atuam na Europa, como Gio Garbelini, do Atlético de Madrid, que quase ampliou o placar nos minutos finais com uma tentativa de cobertura. As equipes voltam a se enfrentar na próxima terça-feira (9), às 21h30, na Arena Castelão, em Fortaleza. O confronto será mais uma oportunidade para a comissão técnica ajustar detalhes táticos e observar o desempenho das atletas diante de uma das maiores potências do futebol mundial. Fonte: Esportes

Endrick brilha e Brasil supera Egito em último teste antes do Mundial

A Seleção Brasileira encerrou seu ciclo de amistosos preparatórios com uma vitória por 2 a 1 sobre o Egito, na noite deste sábado, em Cleveland (EUA). O triunfo, que serviu como o ajuste final para o grupo comandado por Carlo Ancelotti, foi garantido pelo jovem Endrick, que saiu do banco de reservas para decidir o confronto. O placar foi inaugurado logo aos sete minutos, quando Bruno Guimarães aproveitou uma falha na saída de bola egípcia, avançou com liberdade e finalizou com precisão no canto. No entanto, a vantagem durou pouco: aos dez minutos, um erro de recuo de Marquinhos permitiu que Ziko empatasse para os africanos na saída de Alisson. O fator Endrick e a preocupação com Wesley Após um primeiro tempo de domínio brasileiro, mas com chances desperdiçadas por Vinícius Júnior e Igor Thiago, Ancelotti promoveu diversas mudanças no intervalo. A estratégia surtiu efeito imediato. Aos seis minutos da etapa final, Raphinha fez jogada individual pela esquerda e cruzou para Endrick, que completou de primeira para as redes, selando o 2 a 1. Ancelotti testa Rayan e Léo Pereira em último ensaio antes de amistoso contra o Egito Apesar da vitória, o clima não foi apenas de festa. O lateral-direito Wesley deixou o campo ainda no primeiro tempo com dores na virilha esquerda. O jogador não escondeu a frustração e chorou no banco de reservas, tornando-se uma dúvida preocupante para a comissão técnica às vésperas da competição. Foco total na estreia Com o fim dos testes, a delegação brasileira agora volta suas atenções exclusivamente para a estreia na Copa do Mundo. A Seleção terá uma semana de treinamentos intensos até o primeiro desafio oficial contra o Marrocos, válido pelo Grupo C. Agenda da Seleção: Adversário: Marrocos (1ª rodada do Grupo C) Data: Próximo sábado (13/06), às 19h (horário de Brasília) Local: MetLife Stadium, Nova Jersey (EUA) FICHA TÉCNICA Brasil 2 x 1 Egito Competição Amistoso Local Huntington Bank Field, Cleveland (EUA) Data e Horário 06/06/2026 às 19h (Brasília) Gols (Brasil) Bruno Guimarães (7′ 1ºT), Endrick (6′ 2ºT) Gols (Egito) Ziko (10′ 1ºT) Cartões Amarelos Marquinhos (BRA); Hany (EGI) Arbitragem Adonai Escobedo (Árbitro), Carlos Rivero (VAR) Escalação Brasil Alisson; Wesley, Marquinhos, Ibañez, Douglas Santos; Casemiro, Bruno Guimarães, Lucas Paquetá; Raphinha, Vinícius Júnior, Igor Thiago. (Técnico: Carlo Ancelotti) Escalação Egito Shobeir; Hany, Hamdi, Yasser, Fattouh; Marwan, Mohannad Lashin, Ziko, Trezeguet, Haitham; Marmoush. (Técnico: Hossam Hassan) Fonte: Esportes

Brasil bate o Egito antes da Copa, mas ganha preocupação na lateral

Wesley sente lesão no primeiro tempo e deixa o campo chorando. Vitória e preocupação foram o saldo do último amistoso da seleção brasileira antes da estreia na Copa do Mundo. Neste sábado (6), um Brasil que rodou 22 jogadores em pouco mais de 90 minutos derrotou o Egito por 2 a 1, em Cleveland, com gols de Bruno Guimarães e Endrick — Ziko descontou. Mas o time saiu de campo sem deixar o torcedor convencido, e com uma potencial baixa: Wesley, que sentiu lesão ainda no primeiro tempo e deixou o campo chorando. Como foi Brasil x Egito Primeiro tempo de vacilos e preocupação com Wesley A seleção brasileira começou o jogo impondo pressão alta. A dupla de zaga e os laterais partiam quase a partir do meio-campo, dificultando a saída de jogo egípcia e buscando o erro adversário. Foi através de um deles que Bruno Guimarães roubou a bola na linha da grande área e abriu o marcador em chute colocado na esquerda, aos 6. Mas a vitória parcial foi efêmera: quatro minutos depois, Marquinhos, que estava de costas para o gol, tentou passe para Alisson, mas Ziko interceptou e, livre, empatou o confronto. Para piorar, Wesley sentiria lesão minutos mais tarde e deixaria o campo chorando. Passa a ser dúvida para a Copa do Mundo. Ancelotti muda todo time no segundo tempo Assim como fizera no amistoso com o Panamá, Carlo Ancelotti mexeu em todo o time no segundo tempo. Raphinha foi o único que começou a partida a voltar a campo pelo Brasil; no Egito, o astro Mo Salah também alinhou. Os reservas mantiveram a pressão ofensiva nos primeiros minutos, mas aparentando mais fome de gol. Aos 6, Raphinha deu assistência e Endrick, de primeira, fez 2 a 1. A partir daí, o time brasileiro tratou de administrar o jogo e o calor, levando o resultado até o fim da partida. Lance capital Gol de Endrick nos primeiros minutos do segundo tempo deu ao Brasil a tranquilidade que precisava para conduzir o jogo; falha de Marquinhos e a lesão de Wesley tinham deixado o time de Ancelotti tenso na primeira parte. Deu aula Bruno Guimarães foi o diferencial da seleção brasileira. Bem no desarme, nos passes em profundidade e nos lançamentos. De quebra, marcou o gol que abriu a contagem. Ficou abaixo Capitão do Brasil, Marquinhos não teve uma boa jornada diante do Egito. O zagueiro entregou a bola para Ziko fazer o gol de empate e levou cartão amarelo por falta no meio-campo antes da metade do primeiro tempo. Ei, juiz! O árbitro mexicano Adonai Escobedo teve pelo menos um lance bastante reclamado pelo time brasileiro. Foi em Vini Jr., aos 47 do primeiro tempo, quando o atacante girou sobre o marcador e foi tocado no pé dentro da área. O Brasil pediu pênalti, mas o árbitro mandou o jogo seguir. Não vou ver isso sozinho Os dois primeiros gols do jogo saíram de erros. Primeiro, Lasheen deu bobeira na entrada da área e Bruno Guimarães roubou a bola para fazer 1 a 0. Quatro minutos depois, Marquinhos tentou passe para Alisson, mas, de costas, não viu que Ziko estava por perto. O egípcio aproveitou para empatar. Fonte: R7

União Europeia oficializa veto à carne brasileira a partir de setembro

A União Europeia (EU) oficializou sua decisão de proibir a importação de carnes, tripas, peixe e mel produzidos no Brasil. O veto deve entrar em vigor a partir do próximo dia 3 de setembro. Anunciada há quase um mês, poucos dias após a entrada em vigor provisória do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, a decisão de excluir o Brasil da lista de países autorizados a exportar esses produtos para os países do bloco europeu foi confirmada em um documento oficial  publicado no Diário Oficial da UE nesta sexta-feira (5). Segundo a Comissão Europeia, o Brasil não conseguiu comprovar que seus produtores atendem às algumas das exigências sanitárias europeias, especialmente que não utilizam, ao longo de toda a cadeia produtiva, medicamentos antimicrobianos para tratar e prevenir infecções em animais. Em abril deste ano, o governo brasileiro proibiu parte dos antimicrobianos comprovadamente usados para estimular o crescimento e aumentar a produtividade animal, mas a União Europeia avaliou que ainda faltam garantias adicionais. As regras sobre o uso de antimicrobianos fazem parte da política europeia de segurança alimentar e saúde pública conhecida como One Health, criada para combater o uso excessivo de antibióticos no mundo. Entre os produtos restritos pelos europeus estão substâncias como virginiamicina, avoparcina, tilosina, espiramicina, avilamicina e bacitracina. A União Europeia é um dos principais mercados para as proteínas animais brasileiras. No caso da carne bovina, o bloco europeu aparece entre os maiores destinos das exportações brasileiras em valor.  A cautela europeia não significa necessariamente que a carne brasileira esteja contaminada por medicamentos. O principal ponto da decisão europeia é regulatório e envolve rastreabilidade sanitária, certificação e comprovação documental sobre o uso dos medicamentos. Para voltar à lista dos países autorizados a vender os produtos vetados, o Brasil precisará comprovar que cumpre integralmente as regras europeias durante todo o ciclo de vida dos animais exportados. Para isso, o país pode ampliar ainda mais as restrições legais aos medicamentos ou criar mecanismos mais rígidos de rastreabilidade para provar que os produtos exportados não utilizam as substâncias proibidas na Europa. A segunda alternativa é considerada mais complexa porque exige monitoramento detalhado da cadeia produtiva, certificações sanitárias adicionais e custos maiores para produtores e frigoríficos. Abiec Consultada pela reportagem, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) manteve o posicionamento divulgado no mês passado, quando a Comissão Europeia anunciou a decisão de proibir a compra dos produtos brasileiros. Segundo a entidade, o Brasil conta com um “dos sistemas de inspeção e defesa agropecuária mais robustos do mundo” e a carne bovina brasileira atende aos requisitos sanitários e regulatórios de mais de 170 países, incluindo os principais mercados internacionais, cumprindo “rígidos controles oficiais, sistemas de rastreabilidade e protocolos reconhecidos globalmente”. Ainda de acordo com a associação, o setor privado vem trabalhando em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na elaboração de protocolos voltados ao atendimento das novas exigências europeias, além de manter diálogo técnico e colaboração com as autoridades competentes sobre o tema. Qualidade  A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informou que está acompanhando a formalização da decisão da União Europeia e confiante de que as autoridades brasileiras vão demonstrar, tecnicamente, que o país possui um dos mais robustos sistemas de controle sanitário mundial, capaz de garantir “elevados padrões de qualidade, rastreabilidade, biosseguridade e segurança dos alimentos”. Em nota, a ABPA enfatizou que o veto à importação dos produtos brasileiros “não decorre de qualquer questionamento sanitário, não conformidade ou problema identificado em relação ao uso de antimicrobianos na produção animal brasileira”, mas sim ao reconhecimento europeu dos “mecanismos oficiais de fiscalização e controle adotados pelo Brasil”. A entidade também reconheceu a legitimidade das iniciativas voltadas à proteção da saúde pública, da sanidade animal e da segurança dos alimentos, mas com ressalvas. Para a associação, é necessário que as normas sanitárias nacionais estejam “fundamentadas em critérios científicos, avaliações de risco reconhecidas internacionalmente, transparência regulatória e observância aos princípios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal, pelo Codex Alimentarius e pelos acordos multilaterais de comércio”. *texto ampliado às 14h27 para incluir posicionamento da ABPA Fonte: Agência Brasil