Mapa apresenta avanços regulatórios dos bioinsumos na GreenTech Amsterdam 2026
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apresentou, nesta terça-feira (9), os avanços do Brasil no marco regulatório dos bioinsumos durante a GreenTech Amsterdam 2026, na Holanda. A participação brasileira destacou as medidas adotadas para ampliar a oferta de tecnologias sustentáveis, estimular a inovação e fortalecer a competitividade da agropecuária nacional. Representando o Mapa, o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, participou da abertura oficial da feira e integrou o painel Bio Inputs and Sustainability in Brazilian Agriculture, dedicado à discussão sobre o papel dos bioinsumos na promoção de sistemas produtivos mais sustentáveis. Durante sua apresentação, Goulart destacou a evolução do marco regulatório brasileiro e a contribuição dos bioinsumos para a sustentabilidade, a resiliência e a competitividade da produção agropecuária. O secretário ressaltou ainda que o Brasil tem avançado na construção de um ambiente regulatório capaz de oferecer maior segurança jurídica ao setor e incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias.. A agenda contou ainda com a participação do coordenador de Cooperação Internacional do Departamento de Promoção do Agronegócio, da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI), Francisco Sadi Santos Pontes; da diretora do Departamento de Serviços Técnicos da SDA, Graciane Castro; e da diretora do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas, Edilene Cambraia. Além da participação no painel, a delegação brasileira realizou interlocuções com representantes de empresas, pesquisadores e integrantes do setor produtivo. As reuniões permitiram apresentar o potencial do mercado brasileiro de bioinsumos, discutir oportunidades de cooperação e intercâmbio tecnológico e ampliar a visibilidade das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento de soluções biológicas para a agricultura. A participação do Mapa na GreenTech reforça a presença do Brasil nos debates internacionais sobre inovação agrícola e sustentabilidade, além de ampliar o diálogo com parceiros estratégicos para o desenvolvimento do setor de bioinsumos. Realizada entre os dias 9 e 11 de junho, em Amsterdã, a GreenTech reúne profissionais, empresas, pesquisadores e representantes governamentais de diversos países para apresentar soluções inovadoras voltadas à produção vegetal, com foco em tecnologias limpas, uso inteligente de dados e práticas sustentáveis para a horticultura. Informações à imprensaimprensa@agro.gov.br Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária
Quase uma tonelada de maconha é apreendida em uma Ford/Ranger
Ao parar o veículo o motorista desceu e confessou que transportava drogas na caminhonete. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 858 quilos de maconha, nesta segunda-feira (8), em Maracaju (MS). Durante fiscalizações na BR-267 os policiais deram ordem de parada a uma Ford/Ranger. Ao parar o veículo o motorista desceu e confessou que transportava drogas na caminhonete. Após vistoria foram encontrados os tabletes do ilícito na carroceria do veículo. O condutor foi preso e encaminhado à Polícia Civil em Maracaju (MS), juntamente com a droga. Fonte: PRF MS
Polícia Civil inaugura em Fátima do Sul a 67ª Sala Lilás em Mato Grosso do Sul

A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, por meio da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), em parceria com a Prefeitura de Fátima do Sul, inaugurou nesta segunda-feira (8) a Sala Lilás do município. A unidade é a 67ª implantada no Estado e a décima entregue em 2026. A nova estrutura integra a política pública de enfrentamento à violência contra a mulher e amplia a rede de acolhimento e proteção disponível às vítimas em Mato Grosso do Sul. O espaço foi concebido para oferecer atendimento humanizado, garantindo privacidade, escuta qualificada e acolhimento adequado às mulheres em situação de violência. Com a inauguração da unidade em Fátima do Sul, o Estado avança na meta de implantar Salas Lilás nos 79 municípios sul-mato-grossenses, fortalecendo o acesso aos serviços de proteção e apoio em todas as regiões. As Salas Lilás funcionam como ambientes preparados para receber mulheres vítimas de violência, proporcionando um atendimento mais acolhedor e contribuindo para o encaminhamento das demandas à rede de proteção e aos órgãos competentes. A entrega da 67ª unidade reforça o compromisso do Governo do Estado, da Sejusp e da Polícia Civil com a ampliação das políticas públicas voltadas à proteção das mulheres e ao enfrentamento da violência de gênero. A Sala Lilás de Fátima do Sul passa a integrar a rede estadual de atendimento especializada, ampliando a oferta de acolhimento e fortalecendo as ações de prevenção e proteção às mulheres no município e região. Keila Flores, Comunicação Polícia Civil de MS Fotos: PCMS Fonte: Governo MS
MTE e DIEESE realizam 3º Encontro Nacional da Rede de Observatórios do Trabalho
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) realizarão, nos dias 15, 16 e 17 de junho, o 3º Encontro Nacional da Rede de Observatórios do Trabalho. O evento será realizado no auditório do MTE, em Brasília (DF), e terá transmissão ao vivo pelo canal do MTE no YouTube nos dias 15 e 16. O ministro do Trabalho e Emprego em exercício, Chico Macena, participará da abertura. O encontro reunirá representantes dos 35 observatórios do trabalho, distribuídos em 22 estados e 13 municípios com mais de 200 mil habitantes, além de gestores públicos, pesquisadores e especialistas da área. O objetivo é promover a troca de experiências e o compartilhamento de ações em curso relacionadas ao trabalho, emprego e renda. Durante o evento, serão lançados o novo site do Observatório Nacional do Mercado de Trabalho e a Revista Observatório do Trabalho Brasileiro nº 5, produzida pelo MTE e pelo DIEESE, que reúne artigos e estudos com análises atuais e estratégicas sobre o mercado de trabalho brasileiro. Os observatórios locais desempenham papel fundamental na elaboração de estudos e análises que apoiam o Sistema Nacional de Emprego (Sine) e as Comissões Estaduais e Municipais de Trabalho. A subsecretária de Estatísticas e Estudos do Trabalho do MTE, Paula Montagner, destaca que “esta é uma política permanente do Ministério. Os observatórios são essenciais para analisar os dados locais e produzir conhecimento capaz de subsidiar a formulação de políticas públicas”. O público do evento é formado por conselheiros de políticas públicas, técnicos e gestores de órgãos governamentais, além de pesquisadores de universidades e centros de estudos especializados no tema. As inscrições podem ser realizadas pelo formulário disponível no seguinte link: https://forms.gle/Aw1vpGVng9LD3tBp7 PROGRAMAÇÃO 15 de junho (segunda-feira) 9h – Abertura – Ministro do Trabalho e Emprego em exercício, Francisco Macena 10h – Tema 1: Análise do cenário conjuntural do emprego e reflexões sobre temas do debate público (jornada de trabalho e digitalização das empresas) 14h – Tema 2: Energia e empregos verdes (bioeconomia, energia limpa, economia solidária e emprego justo) 17h30 – Lançamento do novo site do Observatório Nacional do Mercado de Trabalho e da Revista Observatório do Trabalho Brasileiro nº 5 16 de junho (terça-feira) 9h – Tema 3: Potencialidades e desafios dos avanços digitais na saúde: caminhos para aproveitar investimentos com capilaridade territorial e geração de empregos 14h – Tema 4 – Parte 1: Produção de alimentos, mercado interno e soberania alimentar 16h – Tema 4 – Parte 2: Infraestrutura básica e desenvolvimento regional 18h – Encerramento 17 de junho (quarta-feira) 9h – Oficina sobre o Painel de Indicadores da Rede de Observatórios do Trabalho 11h – Oficina sobre captação de recursos para o bloco de assessoramento estatístico (emendas parlamentares) 13h – Encerramento Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego
Prefeitura de Ponta Porã discute regularização fundiária com moradores dos bairros Altos da Glória e Universitário
Encontro nesta quarta-feira apresentará detalhes do programa Avança Habitaçãoe orientará moradores sobre a obtenção da documentação definitiva dos imóveis A Secretaria Municipal de Habitação de Ponta Porã promove nesta quarta-feira, dia 10 de junho, uma reunião com moradores dos bairros Altos da Glória e Jardim Universitário para apresentar informações sobre o processo de regularização fundiária dos imóveis. O encontro será realizado às 18h30, no Ginásio Poliesportivo Rachid Saldanha Derzi, na região do Grande Marambaia. Durante a reunião, a equipe da Secretaria de Habitação vai orientar os moradores sobre as etapas do programa Avança Habitação, desenvolvido pela Prefeitura de Ponta Porã em parceria com o Lar Legal, iniciativa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul voltada à regularização de imóveis. A ação faz parte da política habitacional da administração do prefeito Eduardo Campos e tem como objetivo garantir segurança jurídica às famílias que aguardam há anos pela documentação definitiva de suas propriedades. Com a regularização, os moradores passam a ter o reconhecimento legal da posse do imóvel, assegurando direitos e valorizando o patrimônio familiar. Segundo a Secretaria Municipal de Habitação, a reunião será uma oportunidade para esclarecer dúvidas sobre o processo, apresentar os procedimentos necessários para participação no programa e reforçando a importância de apresentação da documentação básica para iniciar o processo. A secretária municipal de Habitação, Luciana Chaves, destaca que a regularização fundiária representa um importante avanço na garantia do direito à moradia. “Nosso compromisso é proporcionar mais segurança e dignidade às famílias, permitindo que elas tenham a propriedade de seus imóveis devidamente regularizada”, ressalta. O colaborador do processo de regularização fundiária, Dr. Reinaldo Carvalho, também participará do encontro, prestando orientações sobre os aspectos jurídicos envolvidos na iniciativa e esclarecendo dúvidas dos moradores. A expectativa é que centenas de famílias sejam beneficiadas nesta etapa do programa, fortalecendo a política pública de habitação e promovendo inclusão social por meio da regularização dos imóveis. Com a documentação definitiva, os proprietários passam a contar com maior segurança jurídica, além de terem facilitado o acesso a financiamentos e outros serviços que exigem a comprovação da propriedade. Fonte: Edilson José Alves
Agência Móvel da Sicredi Centro-Sul MS/BA estará presente na Tecnofam 2026
Cooperativa levará condições especiais a agricultores familiares durante feira de tecnologias e conhecimentos promovida pela Embrapa Agropecuária Oeste A Agência Móvel da Sicredi Centro-Sul MS/BA estará presente em mais uma importante feira voltada ao público agro. Desta vez, a Cooperativa participa da Tecnofam 2026, promovida pela Embrapa Agropecuária Oeste, de 9 a 11 de junho, em Dourados (MS). O evento é voltado aos agricultores familiares de Mato Grosso do Sul e reúne tecnologias, conhecimento e oportunidades para o fortalecimento do setor. Durante a feira, a Sicredi Centro-Sul MS/BA contará com uma equipe completa para atender associados e visitantes, oferecendo soluções financeiras alinhadas às necessidades do campo. Entre os destaques estão as condições especiais para crédito rural, como CPR e custeio, e crédito comercial nas linhas de financiamento para energia solar, aquisição de veículos, crédito pessoal, além de seguros, consórcios e investimentos. Em sua sexta edição, a Tecnofam – Tecnologias e Conhecimentos para Agricultura Familiar – consolidou-se como uma das principais vitrines da agricultura familiar sul- mato-grossense. O evento é resultado da articulação entre a Embrapa e diversas instituições parceiras, que buscam atender às demandas e potencialidades da produção regional. A feira tem como objetivo apresentar soluções tecnológicas voltadas à sustentabilidade da produção agropecuária, oferecendo alternativas para sistemas produtivos mais eficientes e rentáveis. Além disso, reúne inovações em maquinários, implementos e equipamentos desenvolvidos especialmente para a agricultura familiar. Outro diferencial da Tecnofam é a promoção de capacitações, intercâmbio de experiências e disseminação de conhecimentos por meio de diferentes dinâmicas de transferência de tecnologia, fortalecendo o desenvolvimento dos produtores rurais da região. Em 2026, a Sicredi Centro-Sul MS/BA já marcou presença em diversas feiras, exposições e dias de campo voltados ao agronegócio, incluindo importantes eventos como a Showtec, em Maracaju, a Expoagro, em Dourados, a Expocanas, em Nova Alvorada do Sul e a Exponatec, em Nova Andradina. Segundo o diretor executivo da Cooperativa, Giorgio Bonato, a participação nesses encontros reforça o compromisso da instituição com o desenvolvimento do setor agropecuário e com a proximidade junto aos produtores rurais. “Estar presente em eventos como a Tecnofam é uma forma de fortalecermos ainda mais nosso relacionamento com os agricultores familiares, compreendendo suas necessidades e oferecendo soluções que contribuam para o crescimento sustentável de suas atividades”, destaca Bonato. Fonte: Ana Beatriz Silva Cortonezi
MDS celebra 20 anos do Sisan após Brasil voltar a sair do Mapa da Fome
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) promove, nesta quarta-feira (10.06), às 14h, a cerimônia de celebração dos 20 anos do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), principal instrumento de articulação das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional do país e uma das bases da estratégia brasileira de combate à fome. O evento, que contará com a presença do titular da pasta do MDS, Wellington Dias, também receberá a primeira-dama Janja Lula, embaixadora da Alimentação Escolar e embaixadora da Boa Vontade contra a Fome da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO); a ministra do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Fernanda Machiaveli; e a ministra da Igualdade Racial, Rachel Barros. Além de autoridades, pesquisadores, gestores públicos, representantes de organismos internacionais e movimentos sociais O fortalecimento do Sisan e os 20 anos de existência do sistema estão entre as principais pautas do encontro. O sistema estruturou políticas públicas integradas para assegurar o direito humano à alimentação adequada e foi fundamental para a saída do Brasil do Mapa da Fome da ONU pela segunda vez, em 2024. Desde 2023, o Sisan ampliou significativamente sua presença nos municípios brasileiros. O número de cidades integradas ao sistema já ultrapassa 2 mil. Atualmente, a governança da política envolve 24 ministérios do Governo do Brasil por meio da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), além da atuação conjunta de estados, municípios e organizações da sociedade civil. SERVIÇO Celebração dos 20 anos do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) Data: 10 de junho de 2026 Horário: 14h Local: Instituto Serzedello Corrêa (ISC) – Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 3, Brasília (DF). Assessoria de Comunicação – MDS Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome
Capacitação discute gênero e raça nos Planos de Mobilidade Urbana
Para contribuir com a construção de políticas públicas mais inclusivas, o Projeto Transição Justa na Mobilidade Urbana no Brasil (TJMU) vai promover, no próximo dia 17 de junho, das 14h30 às 17h30, a capacitação “Mobilidade centrada nas pessoas: gênero e raça nos Planos de Mobilidade Urbana Locais”. Realizado de forma online, o encontro tem como objetivo de oferecer exemplos práticos para que o planejamento urbano priorize as necessidades de mulheres, pessoas negras e pessoas com deficiência, que são as maiores usuárias do sistema de transporte público no país. A proposta é apoiar equipes gestoras e técnicas municipais e estaduais na incorporação das perspectivas de gênero, raça e interseccionalidade na elaboração e implementação dos Planos de Mobilidade Urbana Locais. A capacitação contará com a presença dos municípios de Palmas (TO), Fortaleza (CE) e Belo Horizonte (MG), que apresentarão iniciativas e boas práticas relacionadas ao planejamento, à gestão e à operação dos sistemas de mobilidade urbana. A atividade é voltada principalmente para gestores públicos, técnicos das áreas de mobilidade e planejamento urbano, mas está aberta a todas as pessoas interessadas no tema. Esta é a quinta capacitação oferecida pela iniciativa de Apoio à Elaboração de Planos de Mobilidade Urbana Locais do Ministério das Cidades, já foram discutidos os seguintes temas: Metodologia Simplificada para elaboração dos planos; Planejamento da Mobilidade Urbana; Financiamento da Mobilidade Urbana e Dados; e indicadores para os planos. Todas essas capacitações estão disponíveis da biblioteca da iniciativa da ReDUS. (https://www.redus.org.br/apoio-a-elaboracao-de-planos-de-mobilidade-urbana-locais) , além dos materiais técnicos de apoio. Projeto Transição Justa na Mobilidade Urbana O Projeto Transição Justa na Mobilidade Urbana no Brasil é uma iniciativa da Cooperação Brasil–Alemanha, implementada pelo Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana (SEMOB), e pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, com recursos do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha (BMZ). Para participar, acesse o link do evento na Plataforma ReDUS. Aproveite e cadastre-se nas iniciativas de “Apoio à Elaboração de Planos de Mobilidade Urbana Locais” e na iniciativa “Transição Justa na Mobilidade Urbana no Brasil”, para receber atualizações, acessar materiais técnicos, gravações de capacitações anteriores e participar dos fóruns de debates. Acesse a Central de Conteúdos e as Redes Sociais do Ministério das Cidades Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das CidadesAtendimento à ImprensaTelefone: (61) 2034-4282E-mail: imprensa@cidades.gov.br Fonte: Ministério das Cidades
Polícia Civil inaugura em Fátima do Sul a 67ª Sala Lilás em MS
A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, por meio da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), em parceria com a Prefeitura de Fátima do Sul, inaugurou nesta segunda-feira (8) a Sala Lilás do município. A unidade é a 67ª implantada no Estado e a décima entregue em 2026. A nova estrutura integra a política pública de enfrentamento à violência contra a mulher e amplia a rede de acolhimento e proteção disponível às vítimas em Mato Grosso do Sul. O espaço foi concebido para oferecer atendimento humanizado, garantindo privacidade, escuta qualificada e acolhimento adequado às mulheres em situação de violência. Com a inauguração da unidade em Fátima do Sul, o Estado avança na meta de implantar Salas Lilás nos 79 municípios sul-mato-grossenses, fortalecendo o acesso aos serviços de proteção e apoio em todas as regiões. As Salas Lilás funcionam como ambientes preparados para receber mulheres vítimas de violência, proporcionando um atendimento mais acolhedor e contribuindo para o encaminhamento das demandas à rede de proteção e aos órgãos competentes. A entrega da 67ª unidade reforça o compromisso do Governo do Estado, da Sejusp e da Polícia Civil com a ampliação das políticas públicas voltadas à proteção das mulheres e ao enfrentamento da violência de gênero. A Sala Lilás de Fátima do Sul passa a integrar a rede estadual de atendimento especializada, ampliando a oferta de acolhimento e fortalecendo as ações de prevenção e proteção às mulheres no município e região. Keila Flores, Comunicação Polícia Civil de MS Fotos: PCMS Fonte: Governo MS
Especialistas e gestores se reunirem para debater mudanças climáticas e fortalecer políticas ambientais em MS

Bonito recebe nesta semana dois dos principais eventos da agenda ambiental de Mato Grosso do Sul: o IV Fórum Estadual de Mudanças Climáticas e o III Encontro de Secretarias Municipais de Meio Ambiente. Realizados no Centro de Convenções de Bonito, os encontros reúnem gestores públicos, pesquisadores, especialistas e representantes da sociedade civil para discutir os impactos das mudanças climáticas, estratégias de adaptação e a construção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável. A abertura contou com a presença do secretário-adjunto da Semadesc, Alex Melotto; da secretária-executiva de Meio Ambiente da Semadesc, Ana Cristina Trevelin; da vice-prefeita de Bonito, Juliana Salvatore; do secretário municipal de Meio Ambiente, Tiago Sabino; e do vice-presidente do Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB), Lucas Alves. Segundo a secretária-executiva de Meio Ambiente da Semadesc, Ana Cristina Trevelin, o objetivo do fórum é aproximar a produção científica, as ferramentas de gestão pública e as experiências vivenciadas pelos municípios. “Quando reunimos pessoas que estudam, pesquisam e atuam diretamente nos territórios, criamos um ambiente muito rico para a troca de experiências. O propósito é trazer grandes discussões para a realidade do nosso Estado, entendendo os desafios que enfrentamos e construindo soluções conjuntas. Vamos debater temas como a revisão da Política Estadual de Pesca, o enfrentamento aos impactos causados pelo javali e os desafios das mudanças climáticas sob a ótica dos municípios”, destacou. O Fórum Estadual de Mudanças Climáticas chega à sua quarta edição consolidado como um espaço estratégico para o debate de ações voltadas à mitigação e adaptação aos efeitos do aquecimento global. Entre seus objetivos estão contribuir para que Mato Grosso do Sul alcance a meta de Estado Carbono Neutro até 2030, promover a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEEs) e fortalecer iniciativas de conservação ambiental. Durante a abertura, o secretário-adjunto da Semadesc, Alex Melotto, destacou Bonito como exemplo nacional de desenvolvimento sustentável. “É um privilégio discutir esses temas em Bonito. O município demonstra que é possível conciliar atividades econômicas, conservação ambiental e qualidade de vida. Ao longo dos anos, acompanhamos o crescimento do turismo, a evolução da agricultura e da pecuária e a valorização dos ativos ambientais da região. Bonito mostra ao Brasil que, com diálogo e maturidade, é possível construir um modelo de desenvolvimento sustentável”, afirmou. Integração e inovação para enfrentar os desafios climáticos Entre as iniciativas apresentadas durante o evento está o projeto CEP Rural, desenvolvido pelo Governo do Estado para ampliar a integração entre as comunidades rurais e os serviços públicos. A ferramenta permitirá que propriedades rurais tenham um endereço oficial e padronizado, facilitando a comunicação e o acesso a serviços essenciais, especialmente em situações de emergência e eventos climáticos extremos. “A propriedade rural passará a ter um endereço semelhante ao que temos nas áreas urbanas. Isso permitirá que informações importantes cheguem com mais rapidez aos produtores e às autoridades responsáveis. São ações que fortalecem a integração e melhoram a entrega dos serviços públicos ao cidadão”, explicou Melotto. O secretário-adjunto ressaltou ainda que Mato Grosso do Sul apresenta realidades ambientais bastante distintas, exigindo políticas públicas adaptadas às características de cada região. “Os impactos das mudanças climáticas são sentidos de maneiras diferentes pelas comunidades. Uma estiagem pode beneficiar determinados setores, como o turismo em Bonito, mas representar prejuízos para a agropecuária. O grande desafio deste fórum é justamente construir propostas que considerem essa diversidade e permitam respostas eficientes para cada realidade”, acrescentou. Ciência, gestão pública e experiências municipais Um dos diferenciais da programação é a conexão entre conhecimento técnico e aplicação prática. A agenda foi estruturada para aproximar pesquisadores, gestores públicos e representantes municipais, fortalecendo a tomada de decisão em áreas como clima, saneamento, fiscalização, regulação e licenciamento ambiental. A proposta integra três dimensões fundamentais da política ambiental: a ciência, representada por universidades e instituições de pesquisa; a gestão pública, voltada ao planejamento e execução das políticas; e as experiências municipais, que trazem soluções concretas para os desafios enfrentados no dia a dia das cidades. Entre os destaques da programação estão as apresentações dos trabalhos da Câmara Técnica da Política Estadual de Pesca, conduzida pelo pesquisador da Embrapa Pantanal, Agostinho Carlos Catella, e da Câmara Técnica de Enfrentamento ao Javali, apresentada pelo médico-veterinário Walfrido Moraes Tomas, também da Embrapa Pantanal. Com uma agenda integrada, o IV Fórum Estadual de Mudanças Climáticas e o III Encontro de Secretarias Municipais de Meio Ambiente reforçam o compromisso de Mato Grosso do Sul com a sustentabilidade, a adaptação às mudanças climáticas e o fortalecimento da gestão ambiental nos municípios, aproximando o conhecimento técnico da formulação de políticas públicas e promovendo soluções cada vez mais eficazes para a proteção dos recursos naturais e a qualidade de vida da população. Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc Fonte: Governo MS