‘Meu vice será uma pessoa preparada e, de preferência, mulher’, diz Flávio Bolsonaro
Em evento em SP, pré-candidato também admite falhas de comunicação na gestão do pai e defende a privatização de estatais. Ao participar na tarde desta segunda-feira (8) do evento “Brasil de Ideias Mulher – Especial Eleição”, organizado pelo Grupo Voto em São Paulo, o pré-candidato à Presidência da República pelo PL (Partido Liberal), Flávio Bolsonaro, disse que tem até 14 de agosto para anunciar o candidato a vice na sua chapa, mas acenou para as mulheres — maioria na plateia — ao indicar que o posto será ocupado por uma mulher. “O prazo é até 14 de agosto. O que posso falar é que o perfil é de alguém que complemente a nossa chapa, uma pessoa preparada e de bem, interessada, uma mulher”, declarou o pré-candidato. Flávio começou sua fala fazendo uma defesa de seu pai, mais uma vez acenando ao público feminino, e destacou que o ex-presidente Jair Bolsonaro nunca foi contra as mulheres. Segundo o senador, o pai era alvo de uma narrativa injusta. Contudo, na sessão de perguntas e respostas, ele foi confrontado por uma participante do evento, que afirmou que, se o governo Bolsonaro fez alguma coisa em favor das mulheres, não soube se comunicar. De acordo com a interlocutora, a comunicação nunca foi uma virtude da gestão anterior. O senador concordou e acrescentou que o governo de seu pai não soube se comunicar não só com as mulheres, mas de modo geral. “Meu pai é de uma outra geração, é mais rústico”, afirmou Flávio. Ele acrescentou que pertence a uma outra geração, citou o fato de ter duas filhas — garantindo fazer o necessário para protegê-las — e se declarou aberto ao diálogo e à interlocução com jornalistas. Agenda econômica Flávio evitou dar pistas sobre o perfil de seu eventual ministro da Fazenda. Disse que fará o anúncio na hora certa e lembrou que seu pai, quando candidato à Presidência em 2018, teve de antecipar a divulgação do economista Paulo Guedes como titular da Economia devido à elevada incerteza sobre a condução da área. O pré-candidato do PL passou a maior parte de sua participação no evento defendendo a gestão do pai ou criticando o governo Lula. No que tange à economia, abordou temas como as privatizações de estatais que, de acordo com ele, não têm condições de se sustentar por conta própria. Neste caso, citou os Correios que, mesmo mantendo o monopólio postal, têm apresentado prejuízos recorrentes. Negou, no entanto, que pretenda privatizar o SUS (Sistema Único de Saúde) e atribuiu a uma “falsa narrativa” a informação de que planeja passar o sistema para a iniciativa privada. “Não pretendemos privatizar o SUS. O sistema tem uma grande capilaridade e é copiado por vários países”, concluiu. Fonte: R7
‘Meu vice será uma pessoa preparada e, de preferência, mulher’, diz Flávio Bolsonaro
Em evento em SP, pré-candidato também admite falhas de comunicação na gestão do pai e defende a privatização de estatais. Ao participar na tarde desta segunda-feira (8) do evento “Brasil de Ideias Mulher – Especial Eleição”, organizado pelo Grupo Voto em São Paulo, o pré-candidato à Presidência da República pelo PL (Partido Liberal), Flávio Bolsonaro, disse que tem até 14 de agosto para anunciar o candidato a vice na sua chapa, mas acenou para as mulheres — maioria na plateia — ao indicar que o posto será ocupado por uma mulher. “O prazo é até 14 de agosto. O que posso falar é que o perfil é de alguém que complemente a nossa chapa, uma pessoa preparada e de bem, interessada, uma mulher”, declarou o pré-candidato. Flávio começou sua fala fazendo uma defesa de seu pai, mais uma vez acenando ao público feminino, e destacou que o ex-presidente Jair Bolsonaro nunca foi contra as mulheres. Segundo o senador, o pai era alvo de uma narrativa injusta. Contudo, na sessão de perguntas e respostas, ele foi confrontado por uma participante do evento, que afirmou que, se o governo Bolsonaro fez alguma coisa em favor das mulheres, não soube se comunicar. De acordo com a interlocutora, a comunicação nunca foi uma virtude da gestão anterior. O senador concordou e acrescentou que o governo de seu pai não soube se comunicar não só com as mulheres, mas de modo geral. “Meu pai é de uma outra geração, é mais rústico”, afirmou Flávio. Ele acrescentou que pertence a uma outra geração, citou o fato de ter duas filhas — garantindo fazer o necessário para protegê-las — e se declarou aberto ao diálogo e à interlocução com jornalistas. Agenda econômica Flávio evitou dar pistas sobre o perfil de seu eventual ministro da Fazenda. Disse que fará o anúncio na hora certa e lembrou que seu pai, quando candidato à Presidência em 2018, teve de antecipar a divulgação do economista Paulo Guedes como titular da Economia devido à elevada incerteza sobre a condução da área. O pré-candidato do PL passou a maior parte de sua participação no evento defendendo a gestão do pai ou criticando o governo Lula. No que tange à economia, abordou temas como as privatizações de estatais que, de acordo com ele, não têm condições de se sustentar por conta própria. Neste caso, citou os Correios que, mesmo mantendo o monopólio postal, têm apresentado prejuízos recorrentes. Negou, no entanto, que pretenda privatizar o SUS (Sistema Único de Saúde) e atribuiu a uma “falsa narrativa” a informação de que planeja passar o sistema para a iniciativa privada. “Não pretendemos privatizar o SUS. O sistema tem uma grande capilaridade e é copiado por vários países”, concluiu. Fonte: R7
Comunidad indígena advierte con cierre de la ruta PY12 ante demora estatal para adquirir tierras
La comunidad indígena Tooshe Qaltaq, perteneciente al pueblo Qom y asentada desde hace más de cuatro décadas en la franja de dominio del Ministerio de Obras Públicas y Comunicaciones (MOPC), a la altura del kilómetro 122 de la ruta PY12, expresó su creciente preocupación por la falta de respuestas concretas del Estado respecto a la adquisición de tierras para su reubicación. Los pobladores advirtieron que podrían iniciar movilizaciones e incluso cerrar la ruta si las autoridades continúan postergando una solución definitiva a su situación. La amenaza surge debido a que el tramo donde se encuentra la comunidad forma parte de las obras de pavimentación asfáltica financiadas por el Banco Interamericano de Desarrollo (BID). Según los líderes comunitarios, las familias viven en condiciones extremadamente precarias, sin acceso adecuado a servicios básicos y con limitadas oportunidades para desarrollar una vida digna. La construcción de la carretera incrementa la urgencia de encontrar un lugar seguro y permanente donde puedan establecerse. Tras una reciente reunión mantenida con representantes del Instituto Paraguayo del Indígena (INDI), el líder Eustaquio Ávalos reiteró el reclamo histórico de la comunidad y exigió que el compromiso de compra de tierras se traduzca en acciones concretas. “Ya no queremos que nos mientan”, manifestó Ávalos al referirse a las numerosas promesas realizadas a lo largo de los años sin resultados efectivos para las familias indígenas. El conflicto refleja una problemática recurrente en el Chaco paraguayo, donde varias comunidades indígenas continúan esperando la regularización de sus territorios y el acceso a condiciones básicas de desarrollo. Mientras avanzan las obras viales consideradas estratégicas para la región, los habitantes de Tooshe Qaltaq sostienen que el progreso no puede darse a costa de los derechos de quienes han vivido históricamente en el lugar. De no existir avances en las próximas semanas, los dirigentes comunitarios aseguran que evaluarán medidas de fuerza para visibilizar su situación y presionar por una respuesta definitiva de las instituciones responsables. Fonte: Ultima Hora
Veja os aniversariantes desta terça, dia 09/06/26

Você que tem um familiar, namorado ou um amigo aniversariando, pode enviar a foto com nome dessa pessoa para o E-mail: pontaporainforma@gmail.com ou no whatsapp 067 9 9933 3498 que estaremos postando no dia do aniversário. Aproveite e curta nossa fanpage e inscreva-se no nosso canal do youtube https://www.youtube.com/channel/UCa-6u_sK3ekK1mGy3NlD7rw e nossos instagrans https://www.instagram.com/dora.m.nunes/?hl=pt-br e https://www.instagram.com/pontaporainforma/?hl=pt-br. Alexandre Yamada da Silva Anderson Santana André Messias Manosso Carolina Santos Kattia Fabiola Cordone Gesiel De Sousa Costa Celia Zalazar Eli Escobar Deidamia Amarilha Godoy Ivone Da Silva Maidana Larcylaine Larson Meyre Mendonça Laura Perius Fabio Junior Marley Ogawa Ryan Eduardo Maia de Miranda Taiane Guerini Valderice F. Aleixo Polliana Celminha Tatiane Carpes Tereza Sengewald
Governo do Brasil regulamenta subvenção ao diesel e estabelece regras para desconto de R$ 1,12 por litro comercializado
Em meio ao cenário de instabilidade internacional e às pressões sobre os preços da energia decorrentes dos conflitos no Oriente Médio, o Governo do Brasil publicou nesta terça-feira (9), no Diário Oficial da União, o Decreto 12.995 que regulamenta a concessão de subvenção econômica aos produtores e importadores de óleo diesel de uso rodoviário no país, no valor de R$ 1,12 por litro comercializado, conforme previsto na Medida Provisória nº 1.363/2026. A medida estabelece as regras para operacionalização do benefício, voltado às refinarias nacionais e aos importadores habilitados, com o objetivo de garantir previsibilidade no abastecimento de diesel no país e contribuir para mitigar os impactos da volatilidade internacional dos preços do combustível sobre o mercado interno. Para ter acesso à subvenção, produtores e importadores deverão aderir formalmente ao programa junto à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), por meio de termo de adesão, e comprovar que o valor correspondente ao benefício foi integralmente descontado no preço de venda do diesel rodoviário. O desconto deverá constar de forma expressa na Nota Fiscal Eletrônica, no campo de informações complementares. O decreto também estabelece que a subvenção será apurada em períodos quinzenais, entre 1º de junho e 31 de dezembro de 2026, com envio obrigatório à ANP de informações sobre preços e volumes comercializados até cinco dias úteis após o encerramento de cada período de apuração. Caberá à Agência verificar a conformidade das operações, solicitar eventuais correções e efetuar o pagamento aos beneficiários habilitados. O pagamento da subvenção deverá ocorrer em até 30 dias após o recebimento da declaração, podendo haver atualização pela taxa Selic em caso de atraso. O decreto também prevê mecanismos de controle e fiscalização, incluindo a obrigatoriedade de manutenção dos registros financeiros e fiscais por cinco anos e a possibilidade de restituição de valores pagos indevidamente. Além disso, enquanto não houver regulamentação conjunta da Receita Federal e da ANP sobre a verificação de adimplência tributária, o recebimento da subvenção ficará condicionado à apresentação de certidões de regularidade fiscal e do FGTS. No último dia 29 de maio, o governo brasileiro publicou novas medidas para renovar as ações de contenção da alta dos preços dos combustíveis. As ações substituem as medidas emergenciais adotas pelo governo diante da volatilidade do mercado mundial de petróleo, já que a primeira fase dessas iniciativas tinha vigência prevista até 31 de maio. Fonte: Casa Civil
Dourados: Sanesul investe mais R$ 27,1 milhões para ampliar sistema de esgoto
Estação de Tratamento de Esgoto no município de Dourados, em foto de arquivo. A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) investirá mais R$ 27,17 milhões na ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Dourados, reforçando o compromisso do Governo de Mato Grosso do Sul com a expansão da infraestrutura de saneamento e a melhoria da qualidade de vida da população. A ordem de serviço para execução das obras foi assinada pelo diretor-presidente da empresa, Renato Marcílio, e prevê obras em diferentes regiões do município, com prazo de execução de 24 meses. O contrato inclui a implantação de rede coletora de esgoto e ligações domiciliares nos bairros Exposição e Monte Carlo, além da construção da Estação Elevatória de Esgoto Bruto (EEEB Exposição), dos interceptores Laranja Doce e Paragem, bem como a ampliação da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE Ipê). Os recursos são próprios da Sanesul. Segundo Renato Marcílio, os investimentos reforçam o planejamento estratégico da empresa para ampliar o acesso ao saneamento básico, contribuindo diretamente para a saúde pública, a preservação ambiental e o desenvolvimento dos municípios. “Cada nova obra de esgotamento sanitário representa mais qualidade de vida para a população, valorização urbana e proteção dos recursos naturais. Estamos ampliando a infraestrutura de saneamento de forma planejada e sustentável, levando benefícios permanentes para as cidades atendidas pela Sanesul”, destaca o dirigente. A ampliação do sistema de esgotamento sanitário em Dourados faz parte da política de investimentos adotada pelo Governo do Estado, que tem como meta antecipar o cumprimento da universalização do esgoto estabelecida pelo Novo Marco Legal do Saneamento, cuja previsão nacional é 2033. Atualmente, a cobertura de esgotamento sanitário nos municípios atendidos pela Sanesul já alcança cerca de 76%, índice considerado um dos mais elevados do país entre companhias estaduais de saneamento. A sanesul opera em 68 municípios sul-mato-grossenses e mantém um amplo programa de investimentos para ampliar a coleta e o tratamento de esgoto. Renato Marcílio ressalta que o avanço da cobertura sanitária gera impactos positivos que vão além da infraestrutura. “O saneamento é um dos principais instrumentos de promoção da saúde, redução de doenças e preservação ambiental. Por isso, seguimos investindo de forma contínua para que Mato Grosso do Sul alcance a universalização antes do prazo previsto, beneficiando milhares de famílias em todas as regiões do Estado”, afirma. Com a nova obra, Dourados recebe mais um importante aporte voltado à modernização do sistema de saneamento, fortalecendo a capacidade de coleta e tratamento de esgoto e contribuindo para o crescimento sustentável da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul. Comunicação Sanesul Foto: Bruno Rezende/Secom/Arquivo Fonte: Governo MS
Sejusp recebe lideranças indígenas e discute melhorias para aldeias de Dourados

Com o objetivo de fortalecer as ações de segurança pública nas comunidades indígenas de Dourados, lideranças das aldeias Bororó e Jaguapiru se reuniram, na tarde de segunda-feira (8), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Campo Grande, com representantes da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Durante o encontro, foram apresentadas demandas relacionadas à segurança, fiscalização de trânsito, cidadania e ampliação de serviços públicos nas aldeias. Entre as principais reivindicações apresentadas pelas lideranças estão o reforço do policiamento ostensivo, a intensificação das ações de combate à criminalidade, especialmente ao tráfico de drogas e à violência contra a mulher, além de melhorias na sinalização viária e o fortalecimento da fiscalização de trânsito na rodovia MS-156. O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, destacou que grande parte das demandas já está contemplada no planejamento estratégico da pasta e será implementada gradativamente. “Todo crime que acontece em Mato Grosso do Sul é responsabilidade de todos nós. Independentemente da competência formal de cada órgão, precisamos atuar de forma integrada para proteger vidas e o patrimônio da população”, afirmou. Entre os encaminhamentos anunciados está a implantação de um posto de identificação e de uma unidade de atendimento do Detran dentro da aldeia, ampliando o acesso da população indígena a serviços públicos essenciais. Também foram discutidas ações voltadas à ampliação dos Conselhos Comunitários de Segurança, à capacitação de conselheiros e à realização de palestras e orientações sobre violência doméstica, direitos e cidadania. Para o cacique da Aldeia Bororó, Reinaldo Areva, a reunião representou um importante avanço no diálogo entre as comunidades indígenas e o poder público. “Essa reunião foi muito produtiva. Agradeço a todos os órgãos que nos receberam muito bem. Saímos daqui satisfeitos e confiantes de que haverá resultados para nossa aldeia. Vamos continuar somando esforços para promover melhorias para a nossa comunidade”, afirmou. O cacique da Aldeia Jaguapiru, Vilmar Martins Machado da Silva, destacou a necessidade de ampliar a presença das forças de segurança na região. “Viemos conversar diretamente com o secretário para buscar melhorias no atendimento à comunidade, com policiamento 24 horas e reforço do policiamento ostensivo. Atualmente contamos com apenas dois agentes da polícia comunitária para atender as duas aldeias. Estamos saindo daqui confiantes, após recebermos uma resposta positiva por parte da Secretaria”, disse. Além das lideranças indígenas das aldeias Bororó e Jaguapiru, participaram da reunião o comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), coronel Renato dos Anjos Garnes; o delegado-geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul (PCMS), Lupérsio Degerone Lucio; o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade Júnior; o secretário-executivo da Sejusp, Wagner Ferreira da Silva; e o coordenador-adjunto de Polícia Comunitária, coronel Thonny Audry Lima Zerlotti. Joilson Francelino, Comunicação Sejusp Fonte: Governo MS
Procon/MS e Decon apreendem mais de 4,3 mil tênis falsificados em Campo Grande

Equipes do Procon Mato Grosso do Sul e da Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo) apreenderam, na segunda-feira (8), mais de 4,3 mil pares de tênis com indícios de falsificação em duas lojas de Campo Grande. Na região central, uma empresa varejista teve 2.648 pares de tênis apreendidos. Os produtos imitavam características de marcas consolidadas no mercado e não apresentavam dados obrigatórios, como numeração e identificação do fabricante. O local já havia sido alvo de outras operações. Já no Jardim Bálsamo, outro estabelecimento teve 1.678 pares de calçados recolhidos, além de 347 peças de vestuário (incluindo camisas de times, bermudas, camisetas e roupas íntimas), 39 copos e canecas térmicas, além de perfumes nacionais e importados que não possuíam as caixas originais ou informações em português sobre a composição. Ambos os locais foram denunciados por meio dos canais de atendimento ao consumidor do Procon Mato Grosso do Sul, como o site www.procon.ms.gov.br e o Disque Denúncia 151. Todos os itens foram apreendidos após representação das marcas e serão encaminhados à Receita Federal. A ação também contou com a participação de agentes da Polícia Científica. Kleber Clajus, Comunicação Procon/MSFotos: Kleber Clajus/Procon/MS Fonte: Governo MS
Anuncian refacción integral de la Catedral de Asunción con financiamiento de Itaipú
El presidente de la República, Santiago Peña anunció la puesta en valor de la Catedral Metropolitana de Asunción, una de las principales obras de restauración del patrimonio religioso que será financiada con recursos de Itaipú Binacional. El anuncio se realizó durante el acto de inicio de la construcción de un monumento a la Virgen Nuestra Señora de la Asunción en la Costanera Norte. El presidente de la República, Santiago Peña, confirmó este lunes la ejecución del proyecto de refacción y puesta en valor de la Catedral Metropolitana de Asunción, que será financiado por ITAIPU Binacional. El anuncio fue realizado durante el acto de bendición y palada inicial para la construcción del monumento a la Virgen Nuestra Señora de la Asunción, actividad que contó con la participación del director general paraguayo de Itaipú, Justo Zacarías Irún; el cardenal Adalberto Martínez; la primera dama, Leticia Ocampos; y el nuncio apostólico Vincenzo Turturro. Durante su discurso, Peña destacó el trabajo conjunto entre el Gobierno y la Iglesia Católica, señalando que la iniciativa forma parte de una política orientada a la preservación del patrimonio histórico y religioso del país. El mandatario explicó que, además de la restauración integral de la Catedral San Blas de Ciudad del Este, también se impulsará la recuperación de la Catedral Metropolitana de Asunción. Indicó que el proyecto ejecutivo fue elaborado por la Universidad Católica Nuestra Señora de la Asunción y cuenta con la aprobación de la Secretaría Nacional de Cultura. Peña sostuvo que estas intervenciones trascienden el ámbito de la infraestructura y representan una apuesta por la preservación de espacios que forman parte de la identidad nacional. Asimismo, recordó que mediante el programa Tekorendá se avanza en la restauración de otros sitios emblemáticos, entre ellos el histórico templo San Buenaventura de Yaguarón, cuya recuperación registra importantes avances. También mencionó el santuario Ñandejára Guasu de Piribebuy, cuyas obras serán retomadas con financiamiento ya garantizado por la Binacional. Monumento a la Virgen en la Costanera Tras el acto protocolar, el presidente Peña, el cardenal Martínez y el intendente de Asunción, Luis Bello, oficializaron el inicio de la construcción del monumento dedicado a Nuestra Señora de la Asunción. La estructura será instalada en el paseo central de la avenida José Asunción Flores, en la Costanera Norte, frente a la Bahía de Asunción y en las inmediaciones del Palacio de Gobierno y del antiguo puerto capitalino. La obra estará a cargo de la artista paraguaya Ingrid Seall y será elaborada en bronce. Tendrá una altura de 3,60 metros y estará ubicada sobre un pedestal de seis metros. El proyecto cuenta con autorización municipal y será financiado mediante aportes de empresas y particulares. Fonte: Hoy
Relacionamento abusivo: Menos notada, violência também atinge relações entre adolescentes

Realizada às vésperas do Dia dos Namorados, campanha promove reflexão sobre sinais de abuso. Controle excessivo, ofensas, apelidos humilhantes e exposição nas redes sociais. Essas são algumas situações observadas no cotidiano escolar pela professora Stefânia dos Santos Feliciano, que atualmente trabalha como coordenadora pedagógica em uma escola pública de Campo Grande. Os problemas identificados pela professora revelam diferentes formas de relacionamentos abusivos entre adolescentes, frequentemente normalizados como práticas comuns de amizades e namoros. O assunto recebe atenção especial às vésperas do Dia dos Namorados, devido à campanha aprovada há seis anos pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS): a Semana de Conscientização e Combate ao Relacionamento Abusivo, instituída pela Lei Estadual 5.579/2020. Realizada anualmente na semana que antecede o 12 de Junho, a iniciativa integra o calendário oficial do Estado e tem como objetivo promover a reflexão, o debate e ações educativas sobre os impactos dos relacionamentos abusivos aos envolvidos, suas famílias e toda a sociedade. No debate público sobre relacionamentos abusivos, situações que ocorrem entre adolescentes têm, em geral, menos visibilidade. No entanto, características próprias dessa fase da vida, como intensidade emocional e construção da identidade, tornam a discussão sobre relações nocivas na adolescência importante e necessária. E há um componente que, no cenário atual, intensifica o problema — a internet. O que diz a Psicologia Ana: “É na relação com os pais que se aprende o que é amor”(Foto: Arquivo pessoal) Além da bagagem teórica e da experiência profissional, há um aspecto no currículo da psicóloga e assistente social Ana Renata Scucuglia que enriquece sua reflexão sobre o tema — ela é mãe de dois adolescentes. Como psicóloga e mãe, Ana Renata ressalta a importância dos vínculos com os pais antes de tratar sobre relacionamento abusivo. “É na relação com as figuras parentais que o adolescente aprende o que é amor, o que é cuidado, o que pode esperar do outro e o que ele merece”, explica a psicóloga. “Quando esse vínculo é marcado por ausência emocional, crítica excessiva ou falta de espaço para a vulnerabilidade, ele chega à vida afetiva com esquemas que o tornam mais suscetível a aceitar o que não deveria”, alerta. Por estar em uma fase caracterizada por descobertas e novas experiências, o adolescente pode não perceber que está vivendo uma relação abusiva. “Entre os jovens, o abuso frequentemente aparece disfarçado de ciúme excessivo, controle das amizades, monitoramento pelo celular e humilhações normalizadas como ‘brincadeira’”, nota Ana Renata. “E como têm menos repertório afetivo para comparação e, muitas vezes, não têm em casa um espaço seguro para reconhecer, falar, expressar o que estão vivendo, acabam não identificando o abuso”, acrescenta. Adriano: “A adolescência é uma fase marcada pela intensidade” (Foto: Arquivo pessoal) O psicólogo Adriano Luiz Pardo, que também é formado em Filosofia, aponta uma característica da adolescência que pode aumentar a vulnerabilidade a relacionamentos abusivos: a intensidade com que experiências e emoções são vividas. “A adolescência é uma fase marcada principalmente pela intensidade. Tudo é vivido com grande intensidade emocional. Também as relações sofrem desta intensidade tanto para o positivo quanto para o negativo”, observa. Essa característica se soma a outro aspecto da adolescência: o processo de construção da identidade. “Sendo esta fase também de construção de identidade, acaba muitas vezes sendo um período movediço. As relações tanto amorosas como de amizades são um terreno fértil para novas descobertas e estão sujeitas a influências e inseguranças”, explica. Pardo chama à atenção a seis sinais de alerta para relacionamentos abusivos na adolescência: controle excessivo, confundido com “cuidado”; autoestima afetada por críticas constantes; sensação contínua de culpa; medo frequente da reação e opinião dos outros; confusão mental e falta de opiniões próprias; e isolamento social. Os perigos das redes Os dois especialistas frisam que a internet pode amplificar e facilitar dinâmicas de abuso e controle. “As redes sociais aumentaram o alcance do controle e da própria violência”, nota Ana Renata. “O que antes ficava dentro de casa, hoje pode acontecer 24 horas por dia, através de monitoramento, cobranças por tempo de resposta, humilhações públicas em comentários ou grupos, e o chamado abuso virtual, que inclui exposição de imagens íntimas e perseguição digital”, alerta. Arte: Osvaldo Júnior; Foto: Luciana Nassar As redes sociais também podem suscitar ou agravar comportamentos abusivos nos jovens. Há ambientes virtuais que fomentam o ódio e a violência, influenciando o pensamento e as ações dos jovens, segundo observa Adriano Luiz Pardo. “Grupos como Red Pill fazem uma pregação extensiva e maciça de relações abusivas centradas no poder, no controle e principalmente na objetificação das mulheres”, exemplifica. “As conquistas femininas acabaram por colocar em xeque aquilo que era privilégio dos homens. Muitos infelizmente, estão incomodados com esta mudança gerando uma reação de ódio e desprezo”, completa. Confira as entrevistas na íntegra, clicando aqui (psicóloga Ana Renata Scucuglia) e aqui (psicólogo Adriano Luiz Pardo) Sinais de abuso no cotidiano escolar As análises dos psicólogos se materializam em um dos principais espaços de convivência entre adolescentes: a escola. Há 11 anos na Educação e há dois anos e meio na coordenação pedagógica, a professora Stefânia conhece bem a realidade de relações de abuso no cotidiano dos adolescentes. Segundo ela, tentativas de dominação e controle se apresentam, inicialmente, nas falas, como “brincadeiras”, que são, na verdade, ofensas. “Surgem, por exemplo, apelidos devido à aparência física ou porque o estudante tem uma família mais pobre que a do outro”, pontua. Stefânia: Às vezes não percebemos a opressão que os jovens sofrem”(Foto: Arquivo pessoal) Os relacionamentos amorosos também exigem atenção. Stefânia conta que já acompanhou casos em que um dos parceiros tentava controlar as amizades do outro, influenciando suas escolhas e seu convívio dentro da escola. “Já observei casos de casais em que um pressionava o estudante para que não saísse, não se envolvesse com colegas e se afastasse na sala de aula”, afirma. Ela ressalta que o isolamento gradual dos amigos e a necessidade de prestar contas constantemente são sinais que precisam ser observados por educadores e familiares. Além dos conflitos entre colegas e namorados, a coordenadora relata