Brasília, 06/02/2026 — Maria Rosa Guimarães Loula é a nova secretária Nacional de Justiça (Senajus) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Com sólida formação acadêmica e ampla experiência no serviço público federal, a gestora chega ao cargo com histórico de atuação em áreas estratégicas da administração pública, especialmente em cooperação jurídica internacional, recuperação de ativos e formulação de políticas públicas.

Ex-secretária especial adjunta na Secretaria Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República, Maria Rosa é graduada em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), instituição na qual também concluiu o mestrado e o doutorado. Procuradora Federal da Advocacia-Geral da União (AGU) desde 2002, construiu carreira marcada pela ocupação de cargos de liderança e gestão no Poder Executivo e no Poder Judiciário.

Em 2025, O Governo brasileiro lançou a candidatura da Doutora Maria Rosa Loula para o cargo de Diretora Executiva do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

No âmbito do MJSP, já esteve à frente do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) e do Fundo Nacional Antidrogas (Funad), áreas centrais para o enfrentamento ao crime organizado e para o fortalecimento da cooperação entre Estados. Atuou ainda como conselheira do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), além de exercer funções como procuradora na Agência Nacional do Petróleo (ANP) e no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). No Ministério da Educação, ocupou o cargo de diretora de Regulação da Educação Superior (Direg/SERES).

No Poder Judiciário, foi assessora e chefe de gabinete do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Paralelamente à atuação institucional, desenvolve carreira acadêmica como professora de Direito Internacional e Cooperação Jurídica Internacional na graduação e na pós-graduação, com passagens pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e pela Universidade Católica de Brasília (UCB). É autora de livros e artigos sobre o tema e é fluente em inglês, francês e espanhol.

A chegada de Maria Rosa Guimarães Loula à Senajus reforça a condução técnica e especializada das políticas públicas da área de justiça, com foco no aprimoramento institucional, na cooperação jurídica e no fortalecimento do Estado brasileiro.

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública